terça-feira, maio 14, 2024
Home Destaques Ano Novo! Vida Nova?

Ano Novo! Vida Nova?

Por Dôra Paiva

 Com a chegada do novo Ano, sempre nos deparamos com os mesmos questionamentos, com as mesmas perguntas e com os mesmos planos e objetivos de todos os anos. O contexto sempre é o mesmo e nada muda, exceto os algarismos que formam a numeração do Ano Novo vigente. Aquelas ideias de mudar o estilo de vida e a forma de viver, para a grande maioria das pessoas, não vai passar de uma simples empolgação de final e de início de ano. Querer, todos querem, porém poucos realmente alcançam esse patamar. Não basta querer, vai ser preciso trabalhar e investir pesadamente, na construção de um novo modelo de vida.

Porque no Ano Novo, temos que ter uma Vida Nova? Na virada do ano, no calor das emoções e da alegria pelo novo ciclo que se inicia, fazemos várias afirmações, elaboramos vários projetos a exemplo: esse novo ano vou cuidar mais da minha saúde! Neste ano vou trabalhar a minha conduta mental. Durante esse novo ano, vou procurar ter uma vida mais saudável. No ano que se inicia, vai ser muito proveitoso para a minha vida, tanto na esfera pessoal, como na profissional. Tudo isso é lindo, é maravilhoso e muito louvável. Porém, se faz necessário salientar, que essa mudança que estamos veiculando por conta da passagem do Ano, é um grande desafio para todos. É um desafio por que essa mudança, esse novo Padrão Comportamental em pauta, não vai ser implantado, do exterior para o nosso interior. Esse desafio é uma tomada de consciência, que vem do nosso interior mais profundo, passando pelas diversas e diferentes camadas energéticas, até chegar à nossa superfície, ao nosso exterior. Nenhuma mudança se processa de fora para dentro.

Um Novo Ano, nos impulsiona para avivarmos o Autoconhecimento, através daquela tão famosa expressão socrática: “CONHECE-TE A TE MESMO”. Na realidade, estaremos realizando as famosas buscas afetivas, tão estimuladas pela mídia e pelas demais pessoas. É justamente nesse período em que as pessoas, que durante o ano inteiro que passou, nem sequer disse um OI, para algumas pessoas. Mas na passagem do Ano, se reúnem para as confraternizações, amigos ocultos e outras “coisitas” mais.

É justamente nesse momento, nessa época, que precisamos realizar o nosso balancete pessoal, analisando a nossa postura, o nosso comportamento perante a vida e às pessoas. Esse é aquele instante de REPENSAR CRITERIOSAMENTE, o nosso Modus Operandis. Tarefa difícil, trabalho exaustivo, pois não fomos socialmente, preparados para nos olharmos nos espelhos da vida e contactar conosco mesmo. Fazer essa ponte é para a grande maioria das pessoas, um trabalho hercúleo.

Algumas perguntas impactantes precisam serem lançadas, nos espelhos da nossa vida. Entre elas listamos: 1) O que eu já conquistei na minha vida? 2) Como eu realizei as minhas conquistas? Caso nada tenha se conquistado, o que fiz de errado? 3) Como poderei realizar a minha mudança? Qual será o primeiro patamar? Eis aí o começo de uma trajetória de Autoconhecimento e Autodescoberta. Esse é um grande investimento pessoal e ele sendo aplicado com maestria, com equilíbrio e coerência, estaremos sim dando um PASSO GIGANTESCO, para uma mudança, para uma transformação, para comemorarmos ANO NOVO. VIDA NOVA.

De uma coisa temos a certeza absoluta: O ANO NOVO, NÃO MUDA A VIDA DE NINGUÉM. Exceto se entrarmos no contexto da avaliação e da Ressignificação da nossa vida. Para que algo aconteça na nossa vida é preciso:: TOMAR UMA DECISÃO E AGIR!

Aí está a receitinha do ANO NOVO. VIDA NOVA. Todo o procedimento está contido em nosso interior. Ele está adormecido no nosso Ser. Desperte esse gigante que está adormecido, que está hibernando. Traga mais luminosidade, empatia, solidariedade e mais amor para sua vida. Pense nisso carinhosamente. Namastê !

Referências

Texto autoral escrito às 10:23 , do dia 23 de dezembro de 2023,

Imagem:www.pinterest.com.br

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

A Fantástica atriz Ellen Burstyn

Por Nelsinho Toledo    Na coluna desta semana presto uma homenagem à fantástica atriz norte-americana Ellen Burstyn , hoje com 91 anos de idade ....

Solidariedade

SOLIDARIEDADE: “Uma palavra pequena, mas um gesto que representa um grande sentido para a humanidade” Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) Em um mundo onde as preocupações individuais...

Dia Nacional do Chef de Cozinha

Por Redação  Dia Nacional do Chef de Cozinha: saiba onde estão as vagas oferecidas em São Paulo Secretaria de Desenvolvimento Econômico já ofereceu mais de mil...

Conhecendo as Leis do Desapego!

Por Dôra Paiva Quando falamos em DESAPEGO ou DESAPEGAR, algumas pessoas prontamente entendem como uma forma de desamor, de frieza e falta de sentimentos. Porém...