domingo, maio 5, 2024
Home Arte e Literatura As "Detetives de Saias" da Literatura e dos Filmes que estão...

As “Detetives de Saias” da Literatura e dos Filmes que estão esquecidas

Por Nelsinho Toledo

   Hoje vou fazer uma reflexão com vocês. Todos falam que nos dias de hoje vivemos na era da informação , onde tudo está disponível na internet com facilidade. Me   perdoem, mas concordo muito pouco com essa informação. Nos dias atuais, grande  parte das pessoas perdem tempo precioso “lendo” ou “vendo” bobagens na internet. 

   Sou muito fã de literatura policial , mas os romances policiais não se resumem apenas a Agatha Christie , de quem sou muito fã . Por ser mundialmente famosa, seus livros são encontrados para venda com facilidade em livrarias físicas e em lojas virtuais. 

   Agatha Christie criou a genial detetive amadora Miss Marple e quase todas as obras sobre essa simpática e idosa senhora que adora resolver casos de assassinato já foram adaptadas para o cinema e para  a televisão . Um dos filmes de Miss Marple,  com Margaret Rutherford no papel da detetive,  recebeu no Brasil o título “Sherlock de Saias” (1963)  ; esse título inspirou o título de minha matéria de hoje.  

   O que muita gente não sabe é que a literatura policial criou várias outras  detetives mulheres . Tenho certeza que quase ninguém conhece essas  detetives, o que é uma pena.

   Vou comentar hoje  sobre apenas  uma delas , a professora Hildegarde Withers . Ela foi criada pelo escritor de livros policiais americano Stuart Palmer , que também escreveu vários roteiros de filmes para o cinema. Atualmente , nesta “era da informação”, somente um único livro de Stuart Palmer sobre Hildegarde pode ser encontrado para venda aqui em nosso país  . Ainda assim , é uma edição antiga de 1981 do livro “O Enigma da Bandarilha” , que somente é encontrada em sebos (felizmente, alguns  sebos vendem livros pela internet). Hildegarde Whiters é uma professora excêntrica e engraçada ,  que possui uma extravagante coleção de chapéus e ela sempre ajuda o inspetor de Polícia de New York Oscar Piper a resolver casos de assassinato.

   Estranhamente, apenas na década de 1930 o cinema realizou filmes sobre essa personagem marcante. Sua mais famosa intérprete foi a comediante Edna May Oliver , em três filmes .

   A Warner , apenas nos Estados Unidos,  lançou um box de DVDs da Coleção Warner Archive,  contendo os seis filmes que Hollywood realizou sobre Hildegarde Whiters (filmes com som original em inglês , sem legendas em português).

   Atualmente, o cinema está realizando várias refilmagens desnecessárias  . Seria muito legal a realização de novos filmes ,  para o cinema ou para a televisão, com essa adorável personagem.

   Meus amigos, peço que vocês acompanhem pela  Rede SDP TV os novos programas que estou gravando do “Falando de Cinema” , todas as sextas-feiras às 23h,  horário do Brasil. Conheçam também meu canal no YouTube : www.youtube.com/nelsontoledofilho . Um abração a todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

O sinal do Mais em nossas vidas

                           Por Ramon Henrique                O símbolo...

Brasileirão tem mais uma rodada e jogos dos gaúchos adiados

Por Fernando Francisco  Nesse final de semana tem a quinta rodada do Brasileirão 2024 e com adiamento dos jogos das equipes gaúchas em virtude das...

A Revolução Digital: Como os Negócios se adaptam ao Mundo Online

Por Redação  A era digital trouxe uma revolução sem precedentes no mundo dos negócios. Com a influência crescente da internet e a evolução constante da...

O que é a Liberdade de Imprensa?

Por Dôra Paiva  Hoje, 03 de Maio de 2024, é celebrado em todo o planeta, O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Essa data foi...