terça-feira, abril 30, 2024
Home Destaques As Síndromes Psicológicas: Ação e Atuação

As Síndromes Psicológicas: Ação e Atuação

Por Dôra Paiva 

Os núcleos sociais em todo o planeta, estão  no momento  atual passando por intensas  e profundas transformações. Todo esse movimento vem repercutindo de uma  forma grandiosa e incisiva, na vida das pessoas. Isso por que, nem sempre essas transformações  estão revestidas de harmonia, de equilíbrio  e de  respeito aos diversos valores. Esses valores são básicos e fundamentais  para a manutenção e estruturação  da Saúde Mental de todos.

O Dr. Dioclécio Campos Júnior, um mineiro de Uberaba, professor emérito da Universidade de Brasília, doutor em Pediatria, publicou em 2019, pela Chiado Editora, um livro intitulado Desconstrução da Humanidade. Nesta obra, ele relata importantes reflexões  sobre o Mundo Atual e os seus impactos  sobre a humanidade.  Muito embora essa análise  seja bastante complicada, porém não é  impossível ou inviável, a mesma ser analisada. A princesa  Diana, a eterna Lady Di, um certo dia assim falou: “O maior problema do mundo atual é a intolerância. Todos são tão intolerantes uns com os outros”. Grande reflexão  traz esse pensamento, daquela que foi a mais emblemática representante da nobreza britânica, precocemente arrebatada da vida. 

É justamente esse contexto mundial, que aos poucos vai permitindo a humanidade vivenciar, todos esses processos tão presentes na atualidade. Caso eles não sejam identificados  e desconstruídos habilidosamente, certamente irão se transformar nas Síndromes Psicológicas, terríveis e apavorantes.

O QUE SÃO AS SÍNDROMES PSICOLÓGICAS? Elas são definidas como um conjunto  de sintomas,  que podem se manifestar nos  indivíduos, devido aos seus envolvimentos psicológicos e emocionais, em algumas situações. Elas são determinadas, por conta de um conjunto de sintomas que são frequentes e habituais.

As SÍNDROMES PSICOLÓGICAS, estão distribuídas em grupos distintos.  São classificadas como: Ansiosas- Depressivas- Compulsivas- Neuróticas e Maníacas. De acordo com as estatísticas  86% dos brasileiros sofrem com algum tipo de Síndrome  ou Transtorno Psicológico. A exemplo da Ansiedade; Depressão; Síndrome do Pânico; Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), dentre outros. A Organização Mundial de Saúde (OMS) informa, que o Brasil lidera o ranking  mundial, no índice  do Transtorno da Ansiedade  e que 9,3% da população está sofrendo dessa patologia

 As Causas das Síndromes Psicológicas: por serem muito abrangentes, essas causas e por estarem ligadas às emoções, traumas, valores culturais e muito mais, elas carecem de um olhar mais atento e diferenciado. Por se constituírem como um conjunto  de sintomas e sinais, que não possuem uma relação, com uma causa definida. Isso significa dizer que esses sintomas, não  são a única  causa detectável. Isso acontece  devido aos seus sintomas, poderem adquirir  semelhança a  várias doenças. Por conta desse traço, em alguns casos pode requerer um tratamento Multidisciplinar.  

QUAIS SÃO AS SÍNDROMES PSICOLÓGICAS  MAIS COMUNS, NA SOCIEDADE?

1.Ansiedade > tem várias conotações que podem ser, uma aflição ou angústia por alguma situação a ser vivenciada. Pode ser emocional ou patológica. Requer atenção imediata aos seus primeiros sintomas e sinais. 

2.Depressão  > se caracteriza pela perda de interesse pelas atividades. Apresenta fatores como tristeza profunda, desânimo, baixa autoestima, perda do sentido da Vida. É considerada como “O Mal do Século”.

3.Transtorno Bipolar > ocasiona mudanças incomuns na área do humor, nas atividades diárias e  na energia pessoal. Esses episódios de troca de humor, são extremos e  preocupantes, pois eles podem se apresentar  como episódio nível Maníaco (agitação), ou como episódio nível Depressivo ( apatia).

4.Transtorno da Ansiedade Generalizada -TAG > é  caracterizada pela preocupação excessiva  ou por uma expectativa apreensiva em relação aos eventos da vida cotidiana. Uma visão  irreal dos problemas é a marca da TAG. A sua causa exata ainda não é totalmente  conhecida. 

5.Síndrome do Pânico > apresenta crises repentinas, acompanhadas de forte sensação  de medo e terror. Sempre está acompanhada de sintomas físicos. É hoje considerada como a sintomatologia mais comum no mundo inteiro. Principalmente por conta do período da Pandemia, chegando ao alto grau da violência urbana.

Pois bem caros amigos, essa é uma pequena amostra das SÍNDROMES PSICOLÓGICAS.  Muitas outras espécies  existem e como o nosso objetivo principal é  dar conhecimento e provocar em todos a curiosidade  em conhecer e entender, como esses Transtornos  acontecem e como agem na estrutura  bio-fisio-psíquica  das pessoas.  Poderemos em outra oportunidade, trazer outras Síndromes, para ampliar o conhecimento  sobre esse processo altamente  preocupante para todos nós. Pense nisso carinhosamente.  Namastê! 

 

Referências 

Texto:www.gruporecanto.com.br

             www.saude.gov.br

Imagem: www.clinicarecanto.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Silvanno Salles é indicado à Troféu

Por Redação  Silvanno Salles é indicado ao "Troféu Oscar Marques Folia", prêmio oficial da Micareta de Feira, reconhecido por lei municipal. "O Cantor Apaixonado" , Silvanno...

Salto Quântico: entenda o que é

Por Dôra Paiva Nos dias atuais, muito se tem falado sobre a Física Quântica e os seus avanços na área da tecnologia. Em paralelo a...

Bahia ganha trilhas turísticas na Chapada e sul do Estado

Por Redação  A Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado.  Além das paisagens naturais que despertam a atenção...

Não consigo cair nos braços de Morfeu: saiba como dormir bem

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Segundo a mitologia grega, Morfeu era considerado o filho do deus do sono, chamado Hypnos – palavra que, no...