quarta-feira, maio 1, 2024
Home Destaques Falhas: onde estarão as minhas?

Falhas: onde estarão as minhas?

Por Dôra Paiva

O conceito mais utilizado para a definição das FALHAS, é que a mesma reside, em um estado anormal de um produto, de um serviço, de um sistema ou até de um relacionamento pessoal. As FALHAS acontecem nos equipamentos, nos terrenos geológicos, nos sistemas operacionais, mas também podem ocorrer entre os homens. Essas são denominadas FALHAS HUMANAS. E esse será o tema do nosso bate papo da semana.

As FALHAS, são deslizes, são ações que não se processaram, da forma como foram planejadas. Essas FALHAS ou deslizes na esfera humana, podem ser traduzidas como Erros e Transgressões. Os Erros são os deslizes e os enganos. Enquanto que as Transgressões são intencionais ou não intencionais. É sempre importante salientar, que as FALHAS vão resultar em consequências negativas ou indesejadas.

E quais são as FALHAS mais comuns entre os humanos? Existem diferentes tipos de FALHAS HUMANAS, cada uma vem trazendo as suas características específicas. Entre elas encontramos:

FALHAS DE PERCEPÇÃO – nesta o indivíduo não consegue compreender ou interpretar corretamente as informações contidas no processo, seja por conta sua distração, estresse ou da falta de atenção, para com as coisas e com as pessoas.

FALHAS DE MEMÓRIA – acontecem quando os indivíduos não se lembram de uma data, de uma tarefa ou até de um fato muito importante em sua vida. Essas falhas, levam as pessoas a terem os erros de interpretação e em razão disso, tomarem definições e decisões equivocadas.

FALHAS DE COMUNICAÇÃO – são as mais comuns e também são muito complexas. Isso porque, a falha na transmissão ou na recepção de informações, pode levar o indivíduo ao mau entendimento, ou aos conflitos que vão gerar consequências indesejadas.

FALHAS DE JULGAMENTO -acontecem quando os indivíduos tomam decisões, com base em informações inadequadas, preconceituosas ou maliciosas. Elas podem acarretar uma tomada de decisão precipitada, sem que haja a devida observação dos fatores relevantes, que envolvem a questão.

As FALHAS são sempre influenciadas por Fatores individuais, organizacionais e externos. As correções das FALHAS HUMANAS, requerem uma avaliação, um monitoramento e uma supervisão, com o intuito de identificar e corrigir o Deslize, o Erro e as Transgressões. Ela é um sistema complexo e multifacetado, pois poderá ocorrer em diversos segmentos. Porém para nós, o mais importante é realizar o monitoramento das ações e reavaliar as nossas atitudes. Tudo isso, sem o olhar crítico ou preconceituoso.

Aceitar os ERROS e as FALHAS, é uma tarefa individualizada, mas que poderá em algumas situações, contar com uma ajuda terapêutica. É preciso fazer essa análise e corrigí-las. A propósito: Você já identificou qual ou quais são as suas FALHAS? Pense nisso carinhosamente. Namastê!

 

 

 

Referências

Texto:www.infrafm.com.br

Imagem: www.pinterest.com.br

 

A colunista Dôra Paiva, de Positividade, integrante do Portal Som de Papo, atua em Salvador como Terapeuta Holística, com ênfase em Cromoterapia, Reiki, Alinhamento de Chakra, dentre outras técnicas.

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Dia do Auditor Fiscal no Estado da Bahia agora é oficial

Por Redação Agora é lei: Governo da Bahia sanciona Dia do Auditor Fiscal no estado O Diário Oficial da Bahia publicou, na sexta-feira (26), a lei...

Dia do Trabalhador: tem futebol? Sim, senhor

Copa do Brasil é o destaque do futebol    Nesse meio de semana o destaque é a terceira fase da Copa do Brasil, que em virtude...

Mariska Hargitay: há 25 anos numa mesma série

Por Nelsinho Toledo    O destaque de hoje é a atriz Mariska Hargitay , há 25 anos estrelando a prestigiada série de TV LEI &...

A importância dos Três Poderes na Constituição Democrática do Brasil

Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) O Brasil é uma democracia representativa, onde os Três Poderes do Estado desempenham papéis fundamentais na governança e no funcionamento...