Autodepreciação. Você sabe o que é?
Por Dôra Paiva
A Autodepreciação, é uma avaliação muito complicada, que algumas pessoas fazem de si mesmo, menosprezando os seus feitos, os seus méritos e as suas atitudes. Ela proporciona uma desvalorização das qualidades e das capacidades, dessas pessoas. Durante esse processo, os que estão nessa sintonia, só conseguem ver coisas negativas em si. Por esse motivo, surgem alguns efeitos que sem sombra de dúvida, irão repercutir grandemente, em toda a sua vida cotidiana.
Diferentemente da Autocrítica, que é uma conduta mais estruturada, desde que saibamos dosá-la coerentemente. Isto porque com ela, podemos avaliar criteriosamente as nossas ações, buscando dessa forma a melhoria da nossa conduta nos próximos atos ou eventos. A Autocrítica, serve como um termômetro, que visa o aprimoramento da nossa participação, nas atividades que porventura venhamos a desenvolver. Já na Autodepreciação, as pessoas perdem a noção do equilíbrio em sua conduta e agem de forma altamente agressiva, sobre si mesma. Ou seja, o feedback delas sempre será com negatividade, em função das características prementes, nesse contexto.
QUEM SE AUTODEPRECIA?
São aquelas pessoas que realizam uma autocobrança, querendo chegar na maioria das vezes ao perfeccionismo exagerado. Essa conduta também está estritamente ligada à obsessão de agradar a alguém. Ao notar esses sintomas em dose exagerada, acende-se o sinal de alerta, pois se não houver uma pronta e imediata intervenção, de um profissional capacitado para esse desiderato, periga esse quadro evoluir para uma outra situação, que atende pela denominação de Síndrome do Impostor. Porém em algumas das vezes, uma pessoa se Autodeprecia, ou seja, ela coloca defeito nas coisas que faz e que produz, apenas com um objetivo: o de receber elogios, das pessoas com quem partilha ou partilhou em algum ato ou evento. Nesses casos, sempre há uma necessidade premente de autoafirmação e uma carência de afeto muito expressiva.
A Autodepreciação não é tão somente, o fato de falar mal de si mesmo e de não valorizar os seus próprios méritos. Ela é também aquela condição muito particular, onde a pessoa sempre se coloca abaixo do outro. E essa situação é muito visualizada nos atos, nas palavras e condutas em relação a outrem. Essas pessoas se punem, pelo fato de não enxergarem em si mesmo, o seu lado positivo.
COMO SUPERAR A AUTODEPRECIAÇAO?
Por ser uma estrutura que está direcionada e inteiramente ligada à conduta e ao comportamento, a Autodepreciação para ser combatida, se faz necessário que as pessoas que convivem sob esse perfil, faça uma autoanálise de si mesmo. Que elas se percebam em sua essência e verifique que existem pontos em si, que são extremamente positivos e memoráveis. Vejam abaixo as condições que são apresentadas, para o começo da superação do processo Autodepreciador:
1.Começar a acreditar em sua capacidade de produzir coisas positivas, na sua vida. Seja ela pessoal e ou profissional.
2.Aprender a valorizar os seus trabalhos, as suas produções. Acredite firmemente no seu potencial e invista nele. Saiba que o ser Autodepreciativo, não é um doente e sim alguém que precisa trabalhar a Autoconfiança.
3.Trabalhar em si a carência de afetividade. Você não precisa chamar atenção para si, desvalorizando- se. A afetividade é uma conquista natural. Ela surge após às ações que praticamos rotineiramente.
4. Buscar ajuda de um profissional capacitado, para esse serviço de apoio. Ele será seu grande parceiro e aliado, nesta caminhada renovadora.
5. Abrir um espaço interno, que venha a favorecer o seu fortalecimento afetivo. De nada adiantará buscar a ajuda, se internamente você não está disposto a fazer a virada da chave.
Pois é amigos e seguidores, eis aí em poucas linhas a estrutura da Autodepreciação. Ela é uma conduta que pode ser trabalhada com muita tranquilidade e harmonia. Desde que haja um investimento, no seu contexto interior e uma disponibilidade para a mudança. É muito importante para aqueles que apresentam tendências Autodepreciativa, descubramos seus méritos e valores pessoais. Pense nisso carinhosamente. Namastê!
Referências:
Texto: www.minhavida.com.br
Imagem: www.pinterest.com.br




Todo o corpo do texto traz uma excelente reflexão. Muitas vezes eu me vejo dentro deste casulo. Aprendi que cuidar mais da minha mente é necessário. Hoje estou muito melhor em relação a autodepreciação.