sábado, abril 20, 2024
Home Destaques Autofeedback: você sabe o que é?

Autofeedback: você sabe o que é?

Por Auxiliadora Paiva

FEEDBACK, é uma expressão originária da Inglaterra, que é muito utilizada em nosso país, principalmente nas áreas da Psicologia e da Administração de Empresas. A sua tradução tem como significado: REALIMENTAR, ou DAR RESPOSTA, a um determinado fato ou acontecimento.
O FEEDBACK é sempre uma estrutura usada quando nos referimos, a uma opinião trazida por outra pessoa, sobre diversos assuntos que se referem a nós e a nossa vida. Ele é o termômetro que definirá o nosso trabalho ou a nossa ação. Ou seja, através dele estaremos sendo submetidos ao crivo da opinião do outro.
Já o AUTOFEEDBACK, é uma ferramenta diferente, pois ele nos proporciona a realização de uma análise intensa e verdadeira do nosso EU e das coisas que dizem respeito, ao desempenho das nossas atividades e do nosso modo de agir.
Diferente do FEEDBACK, onde buscamos a opinião de terceiros, o AUTOFEEDBACK é uma busca individual. É uma análise pessoal, onde colocamos em prática a máxima socrática, do “Conhece-te a ti mesmo”. No AUTOFEEDBACK, trabalharemos com a estrutura das questões que não gostamos de analisar e que também não estamos acostumados a refletir sobre elas. Nas Santas Escrituras encontramos uma afirmação muito empregada pelas pessoas, em todo o planeta, que é “ Vemos o cisco no olho dos outros, mas não enxergamos a trave que está no nosso”. Isso significa dizer que, entre as maiores dificuldades que enfrentamos, está o ORGULHO e o EGOÍSMO. Isto por que acreditamos que sempre temos razão nas nossas ações e atividades. Através do AUTOFEEDBACK, estaremos buscando o significado da vida. Estaremos procurando as respostas para o nosso papel no contexto. Descobrindo a nossa capacidade de enfrentamento perante as adversidades.
No FEEDBACK, precisamos exercitar a prática do ESCUTAR sem DISCUTIR. Do registrar aquilo que será útil para a nossa melhora, na condução da vida. Enquanto que no AUTOFEEDBACK, precisaremos exercitar a nossa capacidade de ANOTAR, de elaborar um CHECK-LIST com as propostas de mudanças. E esse exercício será um grande desafio, pois não fomos treinados para detectar as nossas limitações, assim como também visualizar as fraquezas e dificuldades.
Por meio do AUTOFEEDBACK, qualquer pessoa pode analisar as suas próprias capacidades. Pode até parecer uma estrutura difícil, executar essa tarefa. Isso por que, ela envolve as situações que podem promover o nosso crescimento e o amadurecimento consequentemente. Com isso, vamos nos tornando capazes, felizes e plenos.
O AUTOFEEDBACK, não tem o objetivo de identificar problemas e sim a tarefa de buscar meios e oportunidades para solucionar as nossas adversidades. O AUTOCONHECIMENTO é uma ferramenta extraordinária para capacitação do indivíduo, em busca do desenvolvimento da CONFIANÇA EM SI MESMO. Evitando com isso que esse ser, se torne dependente da percepção dos outros.
Para realizar o AUTOFEEDBACK, é fundamental que possamos responder de forma precisa e realista, algumas perguntas de suma importância para a configuração desse processo. Aí vão elas:
1. Qual a frase que mais identifica você?
2. Qual a sensação que as pessoas sentem ao te verem pela primeira vez?
3. Quais são os seus pontos mais fortes?
4. Quais são os seus limites?
O AUTOFEEDBACK é a nossa capacidade de AUTOAVALIAÇÃO e de INTERPRETAÇÃO da realidade como ela é. Ele é muito útil para aquelas pessoas que ocupam uma posição de LIDERANÇA. Pois antes de liderar uma determinada instituição, um setor ou grupo, existe também a responsabilidade de sermos líderes de nós mesmos.
Agora me responde sinceramente:
O que você precisa parar de fazer, por que está lhe prejudicando?
Qual é o comportamento que está te atrapalhando?
Quais são as atitudes que você está adotando para se transformar?
São essas algumas das configurações que precisamos trabalhar nós. São essas as situações que necessitamos aprender, para melhorar a nossa condição de vida. “O SUCESSO EXIGE UMA AÇÃO”. É preciso compreender o quanto é importante para alguém, assumir o comando, as rédeas da vida, sem a necessidade de estar se comparando com os outros.
Vamos buscar agir de forma coerente e estruturada, para sermos hoje, muito melhor do que éramos ontem. Desenvolvendo a DISCIPLINA, favorecendo a AUTOCONFIANÇA, estimulando as pessoas a se tornarem mais fortalecidas, aumentando a sua capacidade de SUPERAÇÃO, de AUTODESCOBERTA e EMPODERAMENTO. Pense nisso.
Namastê.

Referências:
Texto: www.rhportal.com.br
www.cispintercambio.com
Imagem: www.lifeandbusinesscoachfrankhonjo.wordpress.com

1 COMENTÁRIO

  1. Entendo que a autoavaliação não deixa de ser uma autocrítica dos valores morais, psicológicos e vivencias. A minha pessoa tem que ter critérios para se analisar sem cair no exagero.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Previsão que se tornou Precisão

Por Cigana Érica Dias Sensitiva  @ciganaericadiassensitiva Muitas pessoas são avisadas através de previsões e não acreditam de imediato e só percebem que o que um dia...

Will Sampaio, Ruanda Santos e Kantares se apresentam em Salvador

Por Redação  Fim de semana na capital de baiana com apresentação com muita música e dança ao som das atrações: Will Sampaio, Ruanda Santos e...

Comunicação: você sabe como trabalhar?

Por Dôra Paiva A priori a COMUNICAÇÃO é uma troca de informações entre as pessoas. É uma capacidade que possuímos para receber e passar informações...

Axé pra sempre na Micareta de Feira

Por Gilberto Romano  Sexta-feira a micareta de feira traz diversas atrações pra animar o público: Araketu, Alinne Rosa, Psirico, Olodum, dentre outras. O destaque deste dia...