quinta-feira, abril 25, 2024
Home Destaques Autossabotagem: você pratica essa modalidade?

Autossabotagem: você pratica essa modalidade?

*Por Auxiliadora Paiva

Ficou assustado ou curioso para conhecer, o significado e a ação desse processo em nossas vidas? Por isso é que antes de adentrarmos no tema AUTOSSABOTAGEM, vamos primeiramente, definir o que é uma SABOTAGEM. Ela é uma palavra de origem francesa (Sabotage), que no seu sentido etimológico, tem como significado: ato ou ação de provocar danos, objetivando impedir o funcionamento natural das coisas. Essa palavra em francês, foi inclusive o codinome adotado por um rapper brasileiro, considerado na época, como um ícone da modalidade Rap. Ele inclusive, foi assassinado em 2003, aos 30 anos, de uma forma ainda não devidamente esclarecida, pela Justiça.
E a AUTOSSABOTAGEM o que é? A AUTOSSABOTAGEM ou AUTO BOICOTE, é um processo inconsciente que tem como significado, a grande sequência de comportamentos e atitudes, nos quais criamos grandes barreiras e dificuldades, que irão nos impedir de atingirmos um determinado objetivo. Ou seja, ela é qualificada como, o ato de agirmos contra nós mesmo, atrapalhando assim a conclusão das nossas tarefas, que executamos no dia a dia.
E quais são os sinais que podem identificar uma AUTOSSABOTAGEM?
OLHAR O LADO NEGATIVO DAS COISAS > essa situação nos impede de observarmos as conquistas e os progressos que alcançamos. Por isso é muito importante, que saibamos valorizar as pequenas conquistas, as pequenas batalhas, rompendo dessa forma, com o CIRCULO DO SOFRIMENTO.
O MEDO DE ERRAR > o Medo é um franco sabotador, por essência. As vezes ele nos impede de seguir em frente na busca dos sonhos e objetivos. Ele pode até ser providencial em algumas situações, pois evita que nós possamos nos expor ao perigo desnecessariamente. Porém o Medo excessivo de errar, impede por muitas vezes que o indivíduo, possa assumir novas tarefas, por achar-se incompetente para assumí-las.
ADIAMENTO DE TAREFAS > é a famosa PROCRASTINAÇÃO, que consiste em dar início a uma atividade e não concluí-la, ou então deixar tudo para a última hora, gerando um estresse em alto grau. Ela é talvez o sinal mais evidente da AUTOSSABOTAGEM.
QUERER SER AUTOSSUFICIENTE > ou seja, querer dar conta de tudo sozinho. Não delegar funções, concentrando todas as tarefas sobre si mesmo. Esse fato vai culminar mais adiante em uma grande frustração, por não ter alcançado o resultado pretendido. Essa é uma estrutura muito comum entre os AUTOSSABOTADORES.
ESTABELECER COMPARAÇÃO DEMASIADA COM OS OUTROS > é o tal ditado: a vida alheia é sempre melhor que a nossa. Esse pensamento é criado pela nossa Mente. E nesse processo iremos acreditar numa inferioridade que temos em relação aos outros. E esse sentimento de inferioridade, vai atrapalhar o nosso crescimento seja ele pessoal ou profissional.
Há um livro denominado “O ciclo da Autossabotagem”, que foi escrito a quatro mãos, por Stanley Rosner e Patrícia Hermes, em 2009, e hoje é considerado como um grande best-seller, dentro da área abordada. Esse livro pelo fato de ser muito recomendado, pelos profissionais da área da Psicologia, já se encontra na 19° edição. Ele é um grande aliado, sendo muito adotado pelos psicólogos e demais Terapeutas Comportamentais. Ele é uma verdadeira bússola diretiva nesse contexto. Isso por que ele vai oferecer, àqueles que convivem e sofrem com essa dificuldade. As principais ferramentas que irão proporcionar uma mudança profunda, na vida das pessoas que padecem desse fenômeno, ainda pouco explorado, estão contidas nas páginas desse Manual do Comportamento. E tudo isso, sob uma ótica mais positiva e coerente, que será primordial ao tratamento dos envolvidos nesse contexto.
E como se dá o processo de Cura da AUTOSSABOTAGEM? Sem dúvida alguma, as Terapias Comportamentais, serão verdadeiras aliadas de suma importância, na desconstrução desse padrão psicoemocional. O trabalho e a intervenção de um Terapeuta, devidamente capacitado para esse desiderato, será fundamental para auxiliar às pessoas, a superarem e a vencerem a AUTOSSABOTAGEM. É necessário que se busque essa ajuda, esse acompanhamento tão precioso para a repaginação da vida, daqueles que são acometidos, por essa dificuldade operacional. Pense nisso carinhosamente.
Namastê.

Referências:
Texto: www.psicologo.com.br
blog.psicologiaviva.com.br
Imagem:www.viverderendapassiva.com.br

*Auxiliadora Paiva atua como Terapeuta Holística em Salvador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

CPM 22 era só CPM: vocês sabiam?

Por Teo Gelson  Você sabia que, Badauí no passado já foi entregador de panetone Wally escreveu a música "Garota da TV" para uma ex-namorada que havia...

Campeonatos Continentais neste meio de semana

Por Fernando Francisco  Nesse meio de semana é de campeonatos continentais ou seja de Sul Americana e Libertadores. Pela Sul Americana tivemos na terça dia 23/04...

Conversa com a Plus: Jéssica Aparecida de Lucas

Por Paula Furtado  Hoje o Portal conversou com a linda e atuante Jéssica, estudante de psicologia, que trouxe ideias sensíveis para que todas nós possamos...

Miss Marple: dos livros de Agatha Christie para os filmes

Por Nelsinho Toledo    Na literatura policial há um predomínio de detetives homens. Mesmo em menor número, as detetives mulheres também brilham nos livros ,...