quinta-feira, abril 25, 2024
Home Bastidores Banda Os Ninfetos lança EP e clipe mesclando conteúdo escolar com a...

Banda Os Ninfetos lança EP e clipe mesclando conteúdo escolar com a musicalidade do pagode

Por Gilberto Romano

“Aula Extra” é o título do primeiro EP da banda Os Ninfetos que acaba de ser lançado, nessa reta final antes do ENEM. O trabalho conta com seis faixas autorais e um interlúdio. Como o trabalho é temático e traz toda a referência da escola, as músicas foram divididas em dois blocos, “humanas” e “exatas”. E o EP de estreia da banda chega também com o primeiro clipe, que já está no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=aMzXhz-ZNKc). “Estamos muito felizes com esse momento. Tivemos muitos meses de pandemia para amadurecer as ideias, gravar com todo o cuidado e preparar cada detalhe para esse momento tão importante e especial para a gente”, conta o vocalista, Lucas Pizane, ou Piza, como é conhecido pelos amigos e colegas.

As músicas do primeiro EP fazem referência direta a assuntos estudados em sala de aula. Bloqueio Continental (história), Monossílabo Tônico (gramática), Capitu e Bentinho (literatura), Trigonometria (matemática) e um Pout Pourri batizado de Miguel e Bartilotti, em homenagem aos professores. Fecha o setlist, a canção Química Orgânica (química), que foi a escolhida para se transformar em primeiro clipe da banda. O audiovisual mostra os jovens em sala de aula e a relação divertida com o professor (virtualmente, devido à pandemia) e com a disciplina. Na sequência, eles falam sobre as nomenclaturas e fórmulas químicas com muita irreverência. O resultado estará no canal do grupo no YouTube também nesta sexta.

Além do clipe, o EP traz um destaque também para a música Capitu e Bentinho, que começa com um texto declamado, em homenagem ao cantor Tony Salles, ícone do pagode, que inovou em sua canção A Revolta, na época. “Admiramos muito o trabalho de Tony. Ele consegue imprimir sua cara às músicas e a gente se inspira muito nele”, explica.

Com um pagode cheio de groove, dançante e irreverente, os meninos levam sua leveza para a cena musical da cidade e prometem que novidades não faltarão daqui para frente. “Esse projeto, do Aula Extra, é um divisor de águas para a gente, que recentemente saiu da escola e começou na faculdade. Vamos seguir criando canções com nossa linguagem, com muito humor e para fazer as pessoas se divertirem (e aprenderem)”, diz Piza.

História

Eles se conheceram na escola e de uma brincadeira na sala de aula, surgiu a ideia de criar um grupo. Jovens, cheios de ideias, admiradores de música, dança e antenados nas novidades que o ambiente digital trouxe. Foi assim que Piza, Magal, Ruan e Jota se uniram e começaram, em 2019, a compor e cantar de forma despretensiosa antes das aulas, agitando os colegas. A resenha tomou conta não apenas da turma, mas correu pelo “rádio corredor” e se espalhou muito rapidamente até para outros colégios de Salvador. Os vídeos feitos em sala chegaram a 2 milhões de reproduções no TikTok e Instagram.

Com a popularidade em alta, apoio dos professores – que sempre incentivaram que os meninos desenvolvessem seus talentos – e muitos planos, nasceu a banda Os Ninfetos. O nome vem de uma brincadeira a partir de uma das matérias ensinadas pelo professor Miguel, de História. “Estávamos numa aula sobre mitologia grega e falávamos sobre ninfetas, que eram divindades associadas à fertilidade. Dessa resenha da aula foi que batizamos o grupo”, conta o vocalista.

Da criação até aqui, Os Ninfetos se desenvolveram como banda. Ganharam reforço de músicos profissionais que os ajudaram a se organizar e chegaram até a realizar um show, em 2019, no bar Amsterdã, no Rio Vermelho, em Salvador. Mas com a chegada da pandemia, tiveram que ajustar os rumos, investir em lives e também na produção de conteúdo digital.

Agora, com a melhoria dos números da pandemia e o retorno das aulas presenciais, a ideia é que em breve a banda possa voltar às escolas, mas dessa vez para participar de eventos culturais e gincanas. “Além de mostrar como é mais divertido aprender de forma lúdica, queremos incentivar os nossos colegas a também apostarem naquilo que gostam. Muita gente nas escolas admira a música, gostaria de enveredar na cultura, mas fica com medo. Vamos tentar levar essa mensagem, para que todos possam viver os seus sonhos”, explica.

Nesse intervalo entre a pandemia e o lançamento do primeiro EP, o grupo lançou três singles: 5 Rounds, Meteflix e Brinquedo. Com eles, já passaram a ocupar playlists importantes das plataformas de música e agradar o grande público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

CPM 22 era só CPM: vocês sabiam?

Por Teo Gelson  Você sabia que, Badauí no passado já foi entregador de panetone Wally escreveu a música "Garota da TV" para uma ex-namorada que havia...

Campeonatos Continentais neste meio de semana

Por Fernando Francisco  Nesse meio de semana é de campeonatos continentais ou seja de Sul Americana e Libertadores. Pela Sul Americana tivemos na terça dia 23/04...

Conversa com a Plus: Jéssica Aparecida de Lucas

Por Paula Furtado  Hoje o Portal conversou com a linda e atuante Jéssica, estudante de psicologia, que trouxe ideias sensíveis para que todas nós possamos...

Miss Marple: dos livros de Agatha Christie para os filmes

Por Nelsinho Toledo    Na literatura policial há um predomínio de detetives homens. Mesmo em menor número, as detetives mulheres também brilham nos livros ,...