Por Teo Gelson
Batman
O Sucesso do Morcego
Este é o 7º filme com atores em que o personagem Batman é visto. Os demais foram Batman, o Homem-Morcego (1966), Batman (1989), Batman – O Retorno (1992), Batman Eternamente (1995), Batman & Robin (1997) e Batman Begins (2005).
Este é o 1º filme do Batman que não tem o nome do personagem em seu título original.
O diretor Christopher Nolan e os co-roteiristas David S. Goyer e Jonathan Nolan decidiram não explorar no filme a origem do Coringa. O motivo era mostrar o personagem como sendo absoluto.
Robin Williams, Lachy Hulme, Paul Bettany e Adrien Brody estiveram interessados em interpretar o Coringa.
Hugh Jackman, Ryan Phillippe, Liev Schreiber e Josh Lucas estiveram interessados no personagem Harvey Dent.
Katie Holmes recebeu uma proposta para reprisar a personagem Rachel Dawes, mas a recusou alegando conflitos de agenda. Em seu lugar foi contratada Maggie Gyllenhaal.
Antes de Maggie Gyllenhaal ser contratada para interpretar Rachel Dawes as atrizes Rachel McAdams e Emily Blunt estiveram cotadas para o papel.
Dwight Yoakam recusou dois papéis no filme. Inicialmente ele interpretaria um policial, depois um banqueiro que negocia com o Coringa. Yoakam recusou ambos os personagens por estar atarefado com o álbum de tributo a Buck Owens.
Este é o 3º filme em que o diretor Christopher Nolan e o ator Christian Bale trabalham juntos. Os anteriores foram Batman Begins (2005) e O Grande Truque (2006).
Este é o 3º de quatro filmes em que o diretor Christopher Nolan e o ator Michael Caine trabalham juntos. Os demais foram Batman Begins (2005), O Grande Truque (2006) e A Origem (2010).
Este é o 2º de três filmes em que o diretor Christopher Nolan e o ator Cillian Murphy trabalham juntos. Os demais foram Batman Begins (2005) e A Origem (2010).
Para se preparar para o Coringa, Heath Ledger viveu sozinho em um hotel por um mês, desenvolvendo o lado psicológico, a postura e a voz do personagem. Ledger iniciou um diário, onde escrevia os pensamentos do Coringa e os sentimentos que o guiavam durante sua performance. O ator faleceu em 22 de janeiro de 2008, antes da estreia do filme.
No dia em que foi anunciado o falecimento de Heath Ledger a Warner Bros., produtora do filme, declarou que todas as cenas com o ator estariam presentes na versão final de Batman – O Cavaleiro das Trevas.
O diretor Christopher Nolan declarou que sua maior influência para este filme foi o longa Fogo Contra Fogo (1995).
Jerry Robinson, um dos criadores do Coringa nos quadrinhos, foi contratado como consultor do filme.
As filmagens ocorreram entre 18 de abril e 11 de novembro de 2007.
Parte das filmagens foram feitas no formato IMAX, um antigo sonho do diretor Christopher Nolan.
Figurino Prático
A roupa do Batman usada por Christian Bale dava mais conforto ao ator, permitindo também que fosse mais ágil.
A maquiagem do Coringa era formada por três pedaços de silicone, que levavam uma hora para serem aplicados em Heath Ledger.
Para a cena de abertura foi criada uma bola de fogo de 60 m de altura, em Battersea Powers Station, na cidade de Londres. Vários moradores locais entraram em pânico devido a isto, por acreditar que se tratava de um ataque terrorista.
Fonte: adorocinema.com.br