quarta-feira, abril 24, 2024
Home Destaques Brasilia: a cidade dos sonhos que se tornou um pesadelo para o...

Brasilia: a cidade dos sonhos que se tornou um pesadelo para o Brasileiro

Por Thiago Matos

Nos tempos do Brasil Colônia já existia a ideia de se ter a capital do País na região central, para que não acontecessem ataques pelo mar. Porém, a possível iniciativa começa a ter reconhecimento no Império. No ano de 1823, José Bonifácio de Andrada e Silva, que era chamado de “Patriarca da Independência”, que corroborou a proposta de levar a sede das decisões brasileiras para o centro do território, eis ai que surgi o nome “Brasília” pela primeira vez.
Foi no ano de 1883 que o sacerdote católico Italiano Dom Bosco sonhou que visitava a América do Sul e em seu depoimento publicado no livro “Memórias Biográficas de São João Bosco”, relatou o que viu: Entre os graus 15 e 20 havia uma enseada bastante longa e bastante larga, que partia de um ponto onde se formava um lago. Disse, então, uma voz repetidamente – Quando se vierem a escavar as minas escondidas no meio destes montes, aparecerá aqui a terra prometida, de onde jorrará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível. Sua visão foi interpretada sendo uma premonição de onde haveria de ser construída a nova capital do Brasil.
O Sonho em se ter “Brasília” começou a ser realizado só em 1891, quando a destinação de sua área foi finalizada na primeira Constituição da República brasileira.
Foi no ano subsequente, que um grupo de cientistas foi enviado para fazer reconhecimento do terreno onde seria construído o Planalto Central, e assim poder demarcar a área.
A equipe responsável pela análise do terreno era chefiada por Louis Ferdinand Cruls, a expedição ficou conhecida como “Missão Cruls”. Médicos geólogos e botânicos faziam parte da equipe que levantou dados sobre topografia, o clima a geologia, a flora, a fauna e os recursos matérias da região.
Um objeto que tem um papel fundamental na construção de Brasília é a “pedra fundamental”. O objeto simbolizava o novo centro do poder brasileiro, sendo lançada em 1922 no centenário da independência, próximo a região de Planaltina, atual região administrativa do DF.
No ano de 1956 com a nova demarcação da futura capital, deu-se início a construção de Brasília, o então presidente na época era Juscelino Kubitschek, o projeto que perdurou durante alguns séculos.
Para início da construção de “Brasília” dezenas de proposta foram enviadas através de projetos, a vencedora foi a do arquiteto e urbanista Lúcio Gosta, sendo escolhida justamente pela simplicidade e ideia, entregue em uma folha branca e desenhada a lápis.
A Cidade foi desenhada por diversas linhas, e uma dessas linhas o eixo rodoviário tinha o traçado levemente inclinado que dava a impressão de forma de um avião. Ela seria a via que leva às áreas residenciais – hoje conhecidas como Asa Sul e Asa Norte. A outra linha conhecida por Eixo monumental, abrigaria os prédios públicos e o Palácio do Governo no lado leste, Rodoviária e a torre de TV no centro, e os prédios do governo local no lado oeste.
Para criação do Projeto Urbanístico depois de aprovado, Juscelino escolheu nada mais que Oscar Niemeyer, um dos arquitetos mais reconhecidos pelo seu excelente trabalho no Brasil e no mundo. O arquiteto foi responsável pela construção dos monumentos e autos das principais estruturas da cidade: o Congresso Nacional, os Palácios da alvorada e Planalto, o Supremo Tribunal Federal e a catedral de Brasília.
Brasília nasceu no dia 21 de Abril de 1960, como uma cidade inovadora como nunca se tinha visto antes. O dia 21 de Abril não foi uma data coincidente, era uma data que marcava o dia da morte de Tiradentes, líder mineiro que defendia a independência do Brasil no século XVIII.
Essa ligação fortaleceu Brasília como um ideal de liberdade de um povo e a coragem de uma nação.
Após esses 61 anos, não se tem muito a comemorar para o povo brasileiro.
Durante anos, Brasília se tornou um antro de prostituição política, com escândalos de corrupção governo após governo.
O que tornaria o povo livre e feliz, transformou-se num povo sofrido e refém da maldade política.

Fonte da imagem:
casavogue.globo.com/MostrasExpos/Fotografia/noticia/2015/10/fotos-ineditas-retratam-construcao-de-brasilia.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Campeonatos Continentais neste meio de semana

Por Fernando Francisco  Nesse meio de semana é de campeonatos continentais ou seja de Sul Americana e Libertadores. Pela Sul Americana tivemos na terça dia 23/04...

Conversa com a Plus: Jéssica Aparecida de Lucas

Por Paula Furtado  Hoje o Portal conversou com a linda e atuante Jéssica, estudante de psicologia, que trouxe ideias sensíveis para que todas nós possamos...

Miss Marple: dos livros de Agatha Christie para os filmes

Por Nelsinho Toledo    Na literatura policial há um predomínio de detetives homens. Mesmo em menor número, as detetives mulheres também brilham nos livros ,...

A Cultura Indígena no Brasil e sua importância existencial

Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) Os povos indígenas têm habitado o território brasileiro por milênios, desenvolvendo sociedades complexas, línguas, tradições e sistemas de conhecimento. A...