Por Dôra Paiva
Carência Afetiva é uma condição particular que tem como característica, a dependência acima do normal, de outra pessoa. O ser humano carente, necessita de ter sempre alguém ao seu lado, para se sentir feliz e amado. Dessa forma, em muita das vezes, ele aceita conviver com determinadas situações ou tipos de tratamentos, por medo de ficar só. A submissão, é um elo presente nesse procedimento.
A Carência Afetiva, apresenta alguns sintomas que são característicos da sua essência. Entre eles citamos:1. Submissão às pessoas; 2. Crença de que a felicidade está atrelada a outra pessoa; 3. Ciúme em excesso; 4. Medo da solidão; 5. Não ter planos para a própria vida.
QUAIS SÃO AS CAUSAS DA CARÊNCIA AFETIVA?
O processo de Carência Afetiva, está estritamente ligado à ausência de cuidados e atenção para com uma criança. Pois o suporte emocional e a afetividade dados por uma família, será fator primordial para evitar a instalação desse quadro. O fato de uma criança não receber uma devida atenção ou então passar por episódios de rejeição e abandono, vai influenciar a sua vida na fase adulta. Nesses casos, haverá grande possibilidade que a mesma, desenvolva a Carência Afetiva. Mas também, é oportuno lembrar que o excesso de zelo e de proteção, poderá gerar uma dependência em diversos e diferentes níveis.
COMO EVITAR A CARÊNCIA AFETIVA? Aqui vão alguns pontos assertivos:
1.Aprender a aproveitar momentos sozinhos: a Carência Afetiva, traz uma grande resistência do ser humano, para vivenciar momentos sozinhos. Isso ocorre devido ao fato, dele acreditar que só poderá ser feliz, tendo alguém ao seu lado.
2.Aprender a amar- se: é fundamental para o ser humano, descobrir os seus valores e as suas qualidades. Essa forma de autoconhecimento, possibilitará a sua descoberta de que ele pode ser feliz sem depender do Amor e atenção de outrem.
3. Buscar ajuda: ao perceber a ação da Carência Afetiva, imediatamente busque a ajuda de um profissional habilitado para esse serviço. O psicólogo ou o psicoterapeuta será o grande aliado para a harmonização desse contexto. Ele é o elemento chave, para essa virada de chave.
4. Praticar exercícios: dê preferência aos exercícios ao ar livre. A prática de um esporte, ajudará na concentração e dispersão dos pensamentos negativos. Além do que, os exercícios auxiliam a liberação dos hormônios do bem estar.
5. Valorize-se: essa valorização é fator importante para que sofre com a Carência Afetiva. Deixe de ser submisso. Não se humilhe para outra pessoa. Seja altivo. Se você se acha um lixo, como poderá ser feliz sem sentir orgulho de si?

Pois é amigos, o quadro já está na moldura da vida. Para que ele seja visto e admirado por muitos, algumas medidas necessitam serem acionadas. Entre elas citamos: 1)Reconhecer e ter consciência do seu problema, esse é o primeiro passo para a superação do caso. 2)Enfrentar o problema sem sentimento de culpa. Todos nós enfrentamos ao longo da vida, problemas e desafios. 3) Concentrar os esforços para se transformar. Viva livre e confiante. Viva com independência de ações e atitudes. Pense nisso carinhosamente. Namastê!
Referências
Texto:www.psicologiaviva.com.br
Imagem 01: www.pinterest.com.br
Imagem 02: www.mundodasmensagens.com.br



