Por Marcus Peralva
Que o cigarro causa danos a nossa saúde todo mundo sabe, mas que malefícios são estes? e ser um fumante passivo (aquele que não fuma diretamente o cigarro, mas aspira a fumaça provindo dele, o qual outra pessoa esta fumando) causa malefícios para a gente?
Em decorrência do dia nacional de combate ao fumo celebrado na última quinta feira, dia 29 de agosto, decidi escrever sobre este tema. Provavelmente vocês já devem ter visto em filmes que se passam no século passado, como o cigarro era visto como um elemento de nobreza, isto devido ao fato dele normalmente ser associado a pessoas ricas, que nos filmes e inclusive até mesmo nas novelas empunham seu poder e força sempre com um cigarro na boca.
Hoje, as pessoas já não possuem a cultura de ostentar ser fumante, como já ocorreu no passado, e na atualidade, graças aos estudos de pesquisadores das mais variadas áreas sabemos que o tabagismo além de responder por mais de 80% das mortes por doenças pulmonares obstrutivas crônicas (enfisema), ele agrava os quadros de diabetes e hipertensão.
A substância química contida no cigarro, a qual recebe o nome de nicotina, faz com que o seu usuário acabe se tornando um dependente químico, situação que se assemelha aos dependentes de droga.
Uma informação que quase ninguém sabe, é que o tabagismo passivo, segundo dados de 2007 era a terceira causa de morte evitável no mundo e o maior responsável pela poluição de ambientes fechados, aumentando em 30% as chances do indivíduo desenvolver câncer de pulmão. Em 2016, incrivelmente ele já havia se tornado a principal causa deste tipo de morte. Dentre seus efeitos fisiológicos, dentro do nosso corpo, podemos citar o aumento da pressão arterial, dos batimentos cardíacos, da frequência respiratória e diminuição do calibre dos vasos sanguíneos, efeito este denominado de vasoconstricção. Ou seja, são só efeitos maléficos ao seu usuário e ao fumante passivo que o rodeia.
Como sugestão de leitura sobre o tema indico o livro “Tabagismo: um grave problema de saúde pública” publicado em 2007 pelo INCA e o qual vocês podem encontrar facilmente em PDF numa busca rápida no Google. O livro tem menos de 30 páginas, contando-se capa, contracapa…. então dá para ler o seu conteúdo de forma rápida e eficaz, sem se cansar. Seu texto é direto, sem arrodeio.
Para este domingo ficamos por aqui e espero que possa indicar esta coluna para aquela pessoa que você sabe que sofre com o tabagismo e que você tenha vontade de ajudá-la.
Relembro como de costume para que vocês não deixem de registrar aqui novas sugestões, dúvidas e críticas sobre esta e as demais colunas do nosso Portal, além de nos seguir em nossas redes sociais @canalfolia (Instagram) e @canalfoliabr (Facebook).
Abraços cordiais a todos e até a próxima semana!
FONTE DA IMAGEM: www.medium.com