Por Amando Neto
O mundo do Futebol é amplo e inovador, ao longo dos anos clubes tem tomado maiores proporções em todos os sentidos partindo dentro dos gramados para funções distintas como medicina, marketing, administração, comunicação, logística, engenharia e outros que englobam hoje o mundo da bola.
Diante desse crescimento administrativo histórico com receitas cada vez mais lucrativas os clubes se colocam a mercê de acertos e erros nesta complexidade. Projetos que podem ser sustentáveis ou desastrosas: Clubes como Flamengo, Palmeiras e Atlhetico-PR demonstrou nos últimos anos uma solidez administrativa impecável o que faz do próprio clube, ter uma independência sem necessitar de investidores comprando a marca do escudo para dar um upgrade. ‘’sozinhos’’ estão se virando muito bem.
A nova era do futebol poderá ser emblemática com o surgimento desse novo formato Clube-Empresa, a competitividade terá um grau de dificuldade elevado, isso porque com empresas investindo pesado em clubes pequenos ou clubes gigantes que estejam em crise financeira pode dar condições de igualar ao nível técnico dos considerados clubes consolidados hoje no futebol brasileiro.
Red Bull Bragantino e Cuiabá já são exemplos de Clube-Empresa que tem dado certo e este formato irá crescer no futebol. Gigantes como Cruzeiro e Botafogo já entraram neste caminho e a perspectiva é uma virada de chave para sair de uma crise financeira para um novo ciclo de sucesso no futebol que tem tudo para incluir outros clubes neste caminho.