quinta-feira, abril 18, 2024
Home Destaques Comece seu planejamento de marketing musical com a pesquisa!

Comece seu planejamento de marketing musical com a pesquisa!

Por: Thiara Meneses

 

Todos os dias milhões de músicas são lançadas na internet, seja na plataforma de streaming, seja nos sites de vídeo, e como se diferenciar nesse cenário? Como não ser mais um e ter sua música “flopada”? Como dito em nossa primeira matéria no Portal do Som, a PESQUISA é o primeiro passo a ser dado na construção do nosso público, ou fanbase como também podemos chamar.

A pesquisa nos norteará nas decisões de estratégia, de entendimento de público e assim teremos mais assertividade em nossas ações.

Quando estudamos o mercado podemos nos aprofundar em dados importantes que nos ajuda a entender em qual nicho a música pode penetrar, em quais ambientes encontramos o público que vai consumi-la, o comportamento de consumo desse público e com isso ser pontual na construção de um planejamento de promoção, distribuição e divulgação.

Para melhor entendimento vamos usar como exemplo um projeto de turnê, para criar uma, a pesquisa ajudará na construção do nome da turnê, a depender de como o álbum foi recebido pelo público, ou se algum single se destacou mais a ponto de puxar o nome da turnê, a decisão pela escolha das cidades, quais locais consumiram e pagaram mais pela música, a escolha dos locais para o show, o formato, o tempo de duração, tudo isso a produção consegue respostas por meio de análise de dados.

Outro fator importantíssimo na etapa de pesquisa é o estudo das tendências, na música a depender do estilo que o artista segue, existe um comportamento muito comum de surgirem música em massa naquele estilo, por exemplo hoje, podemos ver fortemente a presença do pisero, estilo tipicamente recifense que invadiu diversos outros estilos e vários feats de artistas nacionais com artistas do pisero. Com os dados é possível saber se aquela tendência se encaixa com a sua proposta e isso facilita na tomada de decisão.

Os formatos de pesquisa são diversos, por meio de enquetes, formulários, entrevistas, avaliações e observações. Para iniciar é importante definir o método e delimitar o público, depois disso, é hora de se debruçar sobre os dados e analisa-lo, é importante também nesta etapa, estudar os concorrentes e depois de tudo isso em mãos, é hora de apresentar os resultados.

Agora que você já sabe a importância da pesquisa, vamos nos encontrar na próxima matéria para falar sobre o que é a Persona e o papel desta etapa na criação do planejamento.

Até logo!

Se você leu minhas matérias e gostaria de conversar comigo, tirar uma dúvida, chamar para um job, fala comigo no [email protected].

Grande beijo!

Foto: www.rawpixel.com/image/384340/vlogging-singer-songwriter

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Axé pra sempre na Micareta de Feira

Por Gilberto Romano  Sexta-feira a micareta de feira traz diversas atrações pra animar o público: Araketu, Alinne Rosa, Psirico, Olodum, dentre outras. O destaque deste dia...

Zé Honório comanda Micareta de Feira no sábado

Por Redação  Neste final de semana acontece uma das tradicionais micaretas do Brasil, a de Feira de Santana. O Carnaval da "Princesinha do Sertão" promete...

Cidade de Deus: vamos recordar?

Por Teo Gelson  Lá se vão 20 anos desde que "Cidade de Deus" foi lançado nas salas de cinema, pontuando um período áureo da produção...

Aonde seu time joga no Brasileirão 2024 neste meio de semana?

Por Fernando Francisco  Neste meio de semana começou a segunda rodada do campeonato de futebol mais disputado do mundo, nessa terça dia 16/04 tivemos Bahia...