sexta-feira, abril 26, 2024
Home Destaques Como evitar os excessos alimentares na Semana Santa?

Como evitar os excessos alimentares na Semana Santa?

Por Ana Lúcia Reis.

Chegando Semana Santa… peixes, vinhos, chocolates, são os típicos alimentos consumidos, mas você sabia que esses alimentos podem ser bons aliados nutricionais durante todo o ano? Sim, podemos evitar os excessos e aproveitar os benefícios desses à nossa saúde, porém deve ser na medida certa!
Por exemplo os pescados são ricos em proteína, têm pouca gordura e ainda fornecem ômega 3, porém é interessante evitar o excesso de azeites e outros ingredientes muito calóricos ou gordurosos, os peixes são os mais consumidos durante a semana Santa. Para quem optar pelo bacalhau, muita atenção para sempre dessalgar bem e dá preferências de preparações menos calóricas, com a utilização de mais legumes e vegetais´, o importante é consumir com moderação e com o preparo adequado para melhores resultados benéficos a sua saúde.
Para os peixes, a dica é: observar a aparência, o armazenamento e o odor do peixe, além da higiene do local onde será adquirido.
Hummm um vinho para acompanhar… apesar de ser alcoólico, apreciar sem excessos pode trazer benefícios para a saúde, por se tratar de uma bebida rica em substâncias como polifenóis, resveratrol e flavonóides, que apresentam efeitos protetores contra as doenças cardiovasculares e o envelhecimento. Porém para aproveitar esses efeitos benéficos, a dose recomendada é uma taça pequena por dia (algo em torno de 200 ml) associada sempre a uma dieta equilibrada e saudável, pois, o álcool em excesso eleva o peso corporal, e pode desenvolver várias doenças, como problemas hepáticos e cardiovasculares, e ainda afetar o funcionamento do sistema imunológico.
O favorito da Páscoa! O chocolate, mas não esqueça, muito equilíbrio no consumo, pois é um alimento calórico, rico em açúcar e gordura. O branco, por exemplo, tem uma quantidade ainda maior de gordura e seu consumo deve ser feito com mais atenção, assim também como as preparações à base de chocolate. Uma boa alternativa é escolher o chocolate na versão amarga, de preferência a 70% cacau, esta opção possui menos açúcar e maior quantidade de antioxidantes e nutrientes benéficos como flavonóides, polifenóis, magnésio e potássio, mesmo assim muito cuidado, a doçura precisa ser moderada, pois o consumo diário de chocolate deve ser entre 30g e 40g por dia, equivalente a uma barra pequena.
Desejo ter contribuído nas melhores escolhas para o seu bem-estar diário, queridos leitores tenham uma abençoada e próspera Semana Santa e Feliz Páscoa!

Site da pesquisa:
www.al.unit.br/blog/noticias/pascoa-e-nutricao-como-evitar-excessos-alimentares/
Site da Imagem da pesquisa:
www.luzagoalimentos.com.br/2021/03/26/pascoa-um-tempo-de-renovacao-e-sabores/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Seleção de Elenco para série “Iceberg”

Por Redação  Inscrições para “Iceberg” são voltadas para pessoas com ou sem experiência em dramatização. A produtora baiana Têm Dendê recebe até o dia 15 de...

CPM 22 era só CPM: vocês sabiam?

Por Teo Gelson  Você sabia que, Badauí no passado já foi entregador de panetone Wally escreveu a música "Garota da TV" para uma ex-namorada que havia...

Campeonatos Continentais neste meio de semana

Por Fernando Francisco  Nesse meio de semana é de campeonatos continentais ou seja de Sul Americana e Libertadores. Pela Sul Americana tivemos na terça dia 23/04...

Conversa com a Plus: Jéssica Aparecida de Lucas

Por Paula Furtado  Hoje o Portal conversou com a linda e atuante Jéssica, estudante de psicologia, que trouxe ideias sensíveis para que todas nós possamos...