sexta-feira, maio 10, 2024
Home Destaques Como fazer a harmonização do seu ambiente no mês de Natal?

Como fazer a harmonização do seu ambiente no mês de Natal?

Por Auxiliadora Paiva

Dezembro é o último mês do ano, historicamente ele fecha um ciclo de energias, que reinaram no decorrer dos meses. Com a chegada dele, encerramos a Estação das Flores, a Primavera, que entrega o seu reinado, ao iluminado e efervescente Verão, a estação das férias, das festas e dos prazeres, no Hemisfério Sul. Mas em Dezembro também se comemora o Natal, data em que as famílias se reúnem para realizarem as suas confraternizações entre seus membros e amigos.
O Natal é uma grande festa, onde se evidência o caráter religioso e filosófico, mas também tem o seu cunho comercial e propagandista. É nesse período que as pessoas partem em uma busca desenfreada para comprar presentes, para realizar uma ceia farta e maravilhosa, comprar roupas novas e acessórios para os festejos. Outros além dessa estrutura, ainda se preocupam em renovar a casa através de uma pintura, da compra de móveis novos, assim como também realizar a decoração com muitas luzes e brilhos, que em alguns casos, destroem a harmonia ambiental.
A festa natalina, chama atenção pelos brilhos, pela iluminação e pelas cores vibrantes. Porém é preciso ter muito equilíbrio para criar um ambiente harmônico e aconchegante, pois essa decoração pode ser simples e ter muita criatividade. Esses elementos são necessários e fundamentais, mas é preciso utilizar um padrão que não apresente muita informação e que traga uma poluição visual através de muitos elementos. Com o passar dos anos, o mundo evoluiu e as coisas foram sendo repaginadas, por exemplo as árvores de Natal tradicionalmente verdes, não são mais unanimidade. Ganharam destaques nos últimos anos, as árvores brancas, que permitiam a utilização de enfeites prateados e dourados, deixando para traz os enfeites vermelhos, tão frequentes nos antigos “pinheiros verdes”.
Recentemente nesta coluna,falamos sobre uma técnica milenar chamada Feng Shui, muito utilizada para obtenção do equilíbrio e da harmonia para os ambientes. Através dela podemos obter saúde, prosperidade e equilíbrio dentre outras coisas. Pois bem, podemos associar essa técnica, na estruturação da Natal. Ele poderá ser organizado dentro dos critérios do Feng Shui, com a finalidade de trazer a renovação do ambiente ou a continuidade do padrão. Como é do conhecimento, o Feng Shui,trabalha com os famosos “Cinco Elementos Chineses”. Esses elementos aplicados aos ambientes, proporcionam uma ambiência mais saudável e equilibrada, sejam na área comercial ou doméstica. Será possível trazer esses “ Cinco Elementos Chineses” para a decoração do Natal?
Claro que sim, Os “ Cinco Elementos Chineses” estão representados pela Madeira, pelo Fogo, pela Terra, pela Água e pelo Metal. O elemento Madeira, está presente nas plantas que decoram um ambiente, assim como também na famosa Árvore de Natal,que sempre deverá ter um formato cilíndrico piramidal. Esse formato representa a busca do sucesso, a prosperidade e a meta a ser alcançada. Pode ser verde, branca, azul claro.
O Fogo estará representado pelas lâmpadas e velas acessas, que poderão estar na Árvore, na mesa ou nos arranjos. As cores indicadas são: as vermelhas, as laranjas, as púrpuras, simbolizando o calor do fogo.
A Terra vai representada pelos vasos de cerâmica, argila, cimento e por pedras decorativas, que se espalharão pelo ambiente. Utilize as cores terracota, marrom, amarelo e bege. O Metal deve se apresentar em forma de arcos, círculos e objetos que tenham aço inox. Sempre nas cores dourada, preteada ou cinza. A Água é personificada pelos líquidos, assim como também nas fitas e festões colocados nas árvores e na decoração das guirlandas e arranjos.
Na Árvore de Natal, encontramos todos os “Cinco Elementos Chineses” personificados através dos seus acessórios e componentes. O elemento Madeira, por causa da sua forma de árvore; o elemento Fogo através das luzes dos pisca- pisca; o elemento Metal através das bolas e nos enfeites; o elemento Terra representado pelos presentes colocados ao redor da Árvore, como se fossem raízes. Predominando as cores amarela, marrom, ouro; o elemento Água pode se apresentar por uma toalha ou tapete colocado sob a Árvore. É aquela famosa saia que colocamos, porém com um detalhe, em tons de azul, principalmente o azul marinho.
Assim esperamos que o seu ambiente seja decorado, com base nas informações trazidas pelo texto. Muito mais que realizar uma decoração rica e esfusiante, pense em uma decoração que traga harmonia e muita energia positiva. Pois necessitamos muito viver em total equilíbrio com o Universo, que encontrando as condições favoráveis, estará sempre conspirando a nosso favor.
Namastê

Fonte de pesquisa:www.personare.com.br
Fonte da imagem:www.vivadecora.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

MÃE: de Eva à Mulher Maravilha

Por Dôra Paiva “Ser Mãe é assumir de Deus, o dom da criação, da doação e do Amor incondicional. Ser Mãe é encarnar a divindade...

Os desafios do homem sertanejo no “A Mesma Água”

Por Redação  “A Mesma Água”: Novo livro do escritor Eliecim Fidelis retrata os desafios do homem sertanejo Livro de contos será lançado no dia 24 de...

As Panteras

Por Teo Gelson  Ficaram notórias durante todo o período de filmagens as brigas e discussões ocorridas entre integrantes do elenco. A mais grave foi uma...

Sulamericana e Libertadores a todo vapor

Por Fernando Francisco  Neste meio de semana o destaque do futebol é a Sul Americana e Libertadores e já começou nessa terça dia 07/05 na...