Por Dôra Paiva
A Gestão do Tempo, é um processo que para alguns, se apresenta como uma grande dificuldade no desempenho. O Gerenciamento do Tempo, é o planejamento da divisão do Tempo, nas diversas atividades, que são desenvolvidas por nós. Esse contexto, tem por objetivo maior, organizar a realização de tarefas, com maior produtividade e eficiência. Ou seja, tarefas desenvolvidas sem o estresse, sem as correrias e sem a desorganização.
Como executar de maneira eficaz, essa Gestão do Tempo? Existem algumas regras que podem ser observadas e utilizadas, como ferramentas facilitadora desse processo. Entre essas regras, poderemos listar algumas, a exemplo de:
Criar metas 》Dar prioridade ao conteúdo mais urgente 》Elaborar um calendário das atividades 》Realizar uma tarefa por vez 》Organizar o local de trabalho 》Fazer pausas entre um trabalho e outro 》Evitar as distrações durante o trabalho 》Saber dizer não no momento certo 》Listar as tarefas diárias 》Evitar a procrastinação.
Para aquelas pessoas que são resistentes e apresentam dificuldades imensas, para produzirem e cumprirem as sua tarefas, existe uma grande solução, que é muito utilizada, em algumas instituições. Trata-se da Técnica Pomodoro.
O QUE É A TÉCNICA POMODORO?
Pode até parecer engraçado, pois a palavra Pomodoro, significa tomate, em português. Ela foi criada pelo italiano Francesco Cirillo. Tem esse nome, por ele ter usado um marcador de tempo, em formato de um tomate. Ela consiste em dividir-se a jornada de trabalho, em partes de 25 a 30 minutos e fazer um intervalo de 5 minutos, para descanso. Com essa estrutura adotada, é possível desenvolver as tarefas de forma eficaz e produtiva, é ainda ter um período para descanso. Olha a Ergonomia agindo, de forma precisa nas tarefas.
Gestionar o tempo, é uma tarefa muito impactante para as pessoas, principalmente para aquelas que possuem o traço do TDAH. Os portadores desse traço psicológico, possuem como características dois polos importantes, que são : 1. Eles possuem uma grande dificuldade em finalizar as suas tarefas do dia a dia. 2.Ele também querem realizar, várias tarefas ao mesmo tempo. Para essa turma, a aplicação da Técnica Pomodoro, será uma grande aliada, para o desempenho deles, nas atividades laborais.
Cristian Barbosa, é considerado hoje, como o maior especialista em Gestão do Tempo, no Brasil. Também conhecido como “Senhor do Tempo . Ele lançou um livro intitulado “A Tríade do Tempo”, onde ficou definido, que precisamos para sermos mais eficazes e produtivos, dividir o Tempo com 3 tipos de atividades. São elas: as importantes; as urgentes e as circunstanciais. As importantes, estão vinculadas a objetivos e metas, possuem planejamento. As urgentes, são atividades cujo prazo está findando e devem ser feitas imediatamente. As circunstanciais, são aquelas que não agregam valores e são feitas sob a pressão de alguém e sem a nossa vontade pessoal.
Se você faz parte do grupo de pessoas, que afirmam que as 24 horas do dia, é pouco tem para desenvolver as suas tarefas, então chegou o seu momento de aprender a gestionar o seu Tempo. A rotina das tarefas, não foi elaborada para que entrassemos em rota de colisão com o desgaste físico- emocional e consequentemente atrapalhar a sua produtividade.
Siga as orientações dadas e crie o seu próprio cronograma das atividades. Aprenda que gerenciando o Tempo, nos livramos do estresse e da fadiga. Assim como também, teremos mais Tempo livre para aproveitar o que de melhor a vida, pode nos ofertar. Pense nisso carinhosamente. Namastê
Referências
Texto:www.blog.hotmart.com
www.cpdec.com.br
Imagem: www.iebschool.com
www.iebschool.com