terça-feira, maio 14, 2024
Home Cultura Como nossa cultura interfere no nosso cotidiano

Como nossa cultura interfere no nosso cotidiano

Por Tony Lean

Como Nossa Cultura interfere em todo processo de combate à pandemia do Novo Corona vírus. A cultura está entranhada em todas nossas ações que forma o nosso complexo organismo social, nossos costumes, nossas crenças, nos remete as varias manifestações culturais dentro do mesmo país.
A cultura é o resultado da própria criação humana, por esse fato as culturas são diversas, ricas e sempre defendidas com “unhas e dentes”.
O que poderíamos esperar de um país com dimensões continentais, com regiões de clima diferentes, que durante os seus prematuros 520 anos acolheu povos de todo o mundo, aonde cada povo buscou sua região mais aconchegante e ali estabeleceu a sua cultura, que foi sofrendo metamorfoses e uma continua transmutação, que continua a todo vapor e a todo tempo da nossa historia?
Sem duvida nossa cultura influencia na nossa politica, na nossa forma de ver o mundo, na nossa forma de interpretar o mundo e acima de tudo na dificuldade de entendermos a nós como sociedade.
A cultura não está relacionada ao conhecimento individual e sim a riqueza de costumes que independente da classe social, monetariamente e intelectualmente falado, se caracteriza por hábitos similares dentro de grupos e que vão fazer parte do nosso cardápio, seja na casinha da favela ou na mansão dos bairros nobres.
Alguém acha que no Rio Grande do Sul só uma classe social degusta um bom churrasco, ou que na Bahia apenas uma Classe saboreia um Acarajé, Não! As nossas heranças culturais nós fazem iguais, mesmo que pela ignorância humana achamos que somos diferentes.
Durante anos estamos construindo uma diversidade de cultura que nos dar um “angu” de comportamentos e em fração de segundos nos deparamos com um Vírus que muda todo comportamento mundial e o mundo necessita de um comportamento unificado para não deixar que esse vírus se propague. Aí começa o grande problema do nosso Continental Brasil, com sua diversidade cultural.
O Brasil está sofrendo um impacto acachapante em toda sua estrutura econômica, politica e social, essa pandemia vais deixar rastros de modificação comportamental que influenciará na nossa cultura, mas porque não conseguimos ter êxito no enfretamento ao novo corona vírus e em que a cultura influencia?
O continente asiático mesmo com milhões de dezenas de habitantes vêm conduzindo de forma positiva o enfretamento ao Novo Corona vírus sabe-se que os países que compõem a Ásia tem uma rica cultura e essas culturas de certa forma são similares em seus comportamentos, sabemos também que a doutrina é marca registrada dos nossos irmãos asiáticos. A Ásia é o berço de grandes religiões do mundo, principalmente as monoteístas — cristianismo, islamismo e judaísmo. Mas foi lá que surgiram religiões de caráter ético, como o budismo, o confucionismo, taoísmo, xintoísmo e hinduísmo.
Essa característica de um povo aonde suas religiões têm um cárter ético e as doutrinas construídas através de uma educação que impõe as suas raízes culturais o fazem um continente aonde o comportamento é de certa forma unificado, fica muito mais fácil implantar um isolamento social em comportamentos homogêneos, a questão histórica também reflete em sua cultura e as experiências de enfretamentos as guerras e os acidentes naturais de grande escala, que de forma dura lapidou esse povo a apreender se condicionar as regras para sobreviver.
Já o Brasil varonil tem culturas totalmente diferentes, costumes diferentes, divisões politicas por regiões, uma educação fragilizada durante anos que não valorizou as nossas culturas, vivemos copiando as culturas de outros países, somos de certa forma “anarquista”, não cumprimos as leis constituídas, nossos políticos é o resultado de toda essa “sopa” de desconstrução de uma nação.
Nossa cultura influencia de forma direta no insucesso do enfretamento a essa pandemia, esperamos que as lições que vai ficar do sofrimento na pele que estamos passando, que os exemplos de outros países, de uma convicção em nossos lideres, façam com que, daqui para frente possamos valorizar, mas as nossas culturas, a nossa educação e nossa historia.
Fontes. Noticia. R7.com
Aguste Comte Sociólogo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Solidariedade

SOLIDARIEDADE: “Uma palavra pequena, mas um gesto que representa um grande sentido para a humanidade” Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) Em um mundo onde as preocupações individuais...

Dia Nacional do Chef de Cozinha

Por Redação  Dia Nacional do Chef de Cozinha: saiba onde estão as vagas oferecidas em São Paulo Secretaria de Desenvolvimento Econômico já ofereceu mais de mil...

Conhecendo as Leis do Desapego!

Por Dôra Paiva Quando falamos em DESAPEGO ou DESAPEGAR, algumas pessoas prontamente entendem como uma forma de desamor, de frieza e falta de sentimentos. Porém...

Os impactos na saúde mental das pessoas em situação de desastres naturais: como intervir?

Por Dr. Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Nos últimos dias temos acompanhado a tragédia das enchentes que acometeram a população do Rio Grande do Sul. As...