Por Dôra Paiva
Fevereiro chegou e com ele, a energia carnavalesca se apresenta em todos os setores da nossa economia. Isso por que, a estrutura do Carnaval, está intimamente ligada à vários segmentos da sociedade. Destacamos: o Turismo; a ocupação hoteleira; a elaboração dos camarotes; a mobilização do comércio, seja ele formal ou informal; a segurança nas ruas; os meios de locomoção dos foliões e a movimentação nos diversos circuitos.
Essa Macro Estrutura, que em Salvador, praticamente dura uma semana, vai requerer dos seus participantes, uma observação mais criteriosa e sensata, durante esse período. Por essa razão, a Coluna Positividade, resolveu mostrar ao público, seja ele folião ou não, aquelas normas diretivas, as quais chamamos de PILARES CARNAVALESCO. São muitos esses PILARES, mas escolhemos 5 deles, para apresentar a todos vocês. Vamos lá!
1° Pilar – ORGANIZAÇÃO: em Salvador, o Carnaval terá início na quarta feira,15 de fevereiro e se encerra na quarta-feira 22, com o tradicional Arrastão da Barra à Ondina. Porém, a sua estruturação veio sendo pensada ao longo de todo 2022. Mas uma outra organização, também precisa ser realizada pelos participantes da folia. Principalmente no que diz respeito ao desempenho nas atividades laborais. É muito comum durante esse período e até aqueles que antecedem ao Carnaval. Não podemos comprometer o nosso serviço, por conta de festividades. Por isso é tão necessário, ter uma organização pessoal, que vise preservar a atividade profissional. Evitando assim transtornos futuros.
2° Pilar – REPOUSO: a maioria dos foliões, dormem muito tarde e acordam cedo sob o pretexto de aproveitarem o dia. Estabeleça um período para descansar, visando repousar a estrutura física. Respeite os limites do corpo. Oferte para ele uma oportunidade de reposição das energias desgastadas. O repouso é fundamental para a manutenção da organização física.
3° Pilar – PREPARAÇÃO: procure neste período carnavalesco, estabelecer um padrão de equilíbrio através de algumas atividades físicas, de baixo impacto. Esse procedimento visa dar ao físico, uma amenizada nos índices de adrenalina, que estará em alta. Esse período é uma verdadeira maratona para quem, não abdica de estar nos circuitos da folia.
4° Pilar- ALIMENTAÇÃO: é de suma importância que se estabeleça uma programação alimentar correta e bastante balanceada. Essa nutrição, prepara o indivíduo para aguentar o ritmo frenético desse período. Faça um excelente desjejum. Faça uso de frutas, cereais, pão, café, iogurte e etc, objetivando revigorar e amenizar o desgaste físico. Beba bastante líquido, de preferência ao H2O. Não confundir beber líquidos, com o consumo exagerado do líquido oriundo da cevada. Evite as feijoadas, esse é o maior engodo alimentício, nesta época.
5° Pilar- BEBER COM MODERAÇÃO: esse item é muito importante ser observado, isto por que muitos extrapolam na quantidade e excedem os limites. Chegam até em algumas vezes, comprometerem a sua imagem pessoal, perante os outros. A sua má postura, poderá trazer efeitos danosos ao seu perfil. Beba com educação. Respeite os limites. Saiba parar quando não estiver mais raciocinando corretamente. Nada de ficar bêbado e às quedas, lembre-se que o **** do bêbado não tem dono.
Pois é, esses são alguns PILARES CARNAVALESCOS, que precisamos seguir e nos orientarmos em nome do equilíbrio e da harmonia. O Carnaval, so acontece uma vez no ano, porem a sua visibilidade é o seu cartão de visitas. Brinque. Divirta-se. Cante. Dance. Seja feliz. Afinal, a folia de Momo, foi idealizada para que todos pudessem colocar a sua alegria, para fora das quatro linhas do seu reduto familiar. Pense nisso carinhosamente. Namastê!
Referências
Texto: Autoral
Imagem:www.pinterest.com.br



