quinta-feira, abril 25, 2024
Home Geral Cresce o número de pacientes nos consultórios estéticos com queixa do aparecimento...

Cresce o número de pacientes nos consultórios estéticos com queixa do aparecimento de acne

Segundo estudo publicado na “American Academy of Dermatology”, 83% dos profissionais de saúde em Hubei relataram o aparecimento de acnes

Por: Vinicius Said

O uso de máscaras para evitar o contágio pelo novo coronavírus (SARS-COV-2) tornou-se uma necessidade em escala global. No Brasil, uma pesquisa do Instituto Datafolha revela que nove em cada dez entrevistados afirmam utilizar o Equipamento de Proteção Individual (EPI) quando estão fora de casa. Embora o uso das máscaras seja imprescindível para a segurança individual e coletiva, relatos sobre o aumento de acnes na pele dispararam.

Esse é o caso do baiano Talison de Melo (22). Instalador de placas solares, Talison explica que além de usar capacete e face shield durante o trabalho, a pandemia trouxe o adendo das máscaras, contribuindo para o aumento de oleosidade na pele. O resultado, segundo o instalador, é a ampliação no número de cravos (acne) na região nasal. “O número de cravos no meu nariz aumentou bastante durante a pandemia, chegando até a arder quando passo o dedo”, relata.

Um episódio semelhante aconteceu com profissionais da saúde que atuaram em Hubei, na China, segundo levantamento publicado na “American Academy of Dermatology”. Conforme o estudo, 83% dos entrevistados relataram o aparecimento de acnes no rosto. O fenômeno dermatológico, intituladomascne” (máscara + acne), vem ganhando espaço por explicar a inflamação da pele devido ao uso do equipamento.

“Um dos problemas que vem sendo bastante enfatizado nessa época de pandemia é o aparecimento de acnes e outras doenças inflamatórias de pele, como a rosácea; ambas devido ao uso da máscara. Esse tipo de doença tem surgido em função do abafamento da região e pelo mal uso do equipamento, gerando certos tipos de irritação na pele, além do aumento da oleosidade da região. Esse fenômeno pode ser amenizado com hábitos corretos e cuidados na hora de higienizar as máscaras”, explica o especialista em Biomedicina Estética e palestrante internacional, Vinicius Said.

Formado pela “Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública”, o biomédico destaca que as áreas de nariz e boca já são contaminadas por bactérias que colonizam a região, embora não se enquadrem na categoria de ‘patogênicas’. “Uma das bactérias mais frequentes é a ‘staphylococcus epidermidis’; e às vezes, em alguns casos, a ‘staphylococcus aureus aparece na região”, elucida.

Segundo Vinicius, é a má higienização da região, atrelada ao uso inadequado das máscaras, que configura o processo inflamatório da pele, gerando as irritações que se manifestam através de cravos e espinhas. Destacando dicas sobre como amenizar o processo inflamatório da pele que vem acometendo a população, o revisor da “Revista de Estética Brasileira” separou 4 instruções de higienização para evitar a proliferação da acne no rosto.

Confira abaixo: 

USE SABONETE ESPECÍFICO PARA O TIPO DE PELE

“Antes de tudo, identifique o tipo da pele para adquirir o sabonete ideal. Se a pele for oleosa, sabonetes a base de ácido glicólico ou salicílico são algumas das alternativas oferecidas pelo mercado, contudo, sempre analise a concentração para não irritar ou manchar a pele. Outra dica, caso não tenha um sabonete prescrito por um profissional, é lavar o rosto com sabonete neutro”, explica.

ÁGUA TERMAL E HIDRATANTES

“Além de fazer a higienização com o sabonete específico, faça o uso de água termal e hidratantes na região da face para minimizar a irritabilidade. Existe casos também de pacientes que desenvolveram rosácea, condição que a pele fica ‘rosadinha’, portanto, cremes à base de ‘Rosa Mosqueta’ ou mais calmantes, como ‘Baume’, ajudam a melhorar o aspecto da face”.

TROQUE A MÁSCARA CORRETAMENTE

“Se for feito o uso das máscaras descartáveis, é preciso lembrar da troca do equipamento. Infelizmente tem pessoas que usam esse tipo de máscara o dia todo. É importante trocar em um período máximo de 3 a 4h. Para pacientes que usam máscara de pano, esses equipamentos devem ser lavados e substituídos para evitar a contaminação”. 

USE FILTRO SOLAR 

“Indispensável, o filtro solar cria um biofilme na pele, ajudando a proteger tanto dos raios ultravioleta (UV), como auxiliam a hidratação da região, em virtude dos ativos presentes em sua composição. Quanto mais hidratada a pele estiver, menos irritada e suscetível a inflamações ela vai ficar”, conclui.

Para mais informações sobre a Clínica Dr. Vinicius Said, entre em contato através do telefone 71 3035–1085 e 71 991908415, ou acesse o perfil do Instagram @viniciusaid.

 

Imagens: khautrangytegomask.com/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Seleção de Elenco para série “Iceberg”

Por Redação  Inscrições para “Iceberg” são voltadas para pessoas com ou sem experiência em dramatização. A produtora baiana Têm Dendê recebe até o dia 15 de...

CPM 22 era só CPM: vocês sabiam?

Por Teo Gelson  Você sabia que, Badauí no passado já foi entregador de panetone Wally escreveu a música "Garota da TV" para uma ex-namorada que havia...

Campeonatos Continentais neste meio de semana

Por Fernando Francisco  Nesse meio de semana é de campeonatos continentais ou seja de Sul Americana e Libertadores. Pela Sul Americana tivemos na terça dia 23/04...

Conversa com a Plus: Jéssica Aparecida de Lucas

Por Paula Furtado  Hoje o Portal conversou com a linda e atuante Jéssica, estudante de psicologia, que trouxe ideias sensíveis para que todas nós possamos...