Por Dora Paiva
Atualmente, o que mais escutamos das pessoas, em rodas de bate papo, são as seguintes palavras: Violência– Medo- Ansiedade e Estresse. Elas são expressões fortes e de grande impacto em nossa vida. Porém, todas que citamos acima, funcionam como um trampolim, um verdadeiro salto para que se instale um episódio de grave extensão psico- emocional, que é conhecido como CRISE DE PÂNICO.
O que na realidade são essas CRISES DE PANICO? Em geral, elas estão associadas aos elevados níveis de angústia, de ansiedade e de medo. Elas surgem sempre acompanhadas por alguns sintomas físicos, tais como: tremores; palpitações; sudorese intensa; perda da consciência (desmaio); taquicardia. Esses sintomas, na maior parte das vezes, são confundidos como um prenúncio de Infarto. E por essa dedução errônea, o tratamento desse processo, pode ser retardado em sua realização. Devido aos sinais, as pessoas vão em busca de um cardiologista e não de um psiquiatra, psicólogo ou terapeuta. Por quê desconhecem a sintomatologia desses eventos.
Como lidar com as pessoas, em plena CRISE DE PÂNICO? Segundo o Dr. Bruno Pascale Camimarota, médico psiquiatra da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, esses episódios são “passageiros e inesperados”. E é justamente por essa razão, ser preciso manter a pessoa que está em crise, na calma e na harmonia, na medida do possível. Devendo-se evitar as aglomerações, o nervosismo e a agitação. Devemos buscar monitorar a respiração dessa pessoa, que deve ser pausada e continua. Inspirando e expirando lentamente. Se houver condições, pode também ser usada, um pano molhado, com água gelada, para envolver o pulso, visando equilibrar energeticamente o corpo físico, que nesse instante, está em estado alterado. Essas CRISES podem durar de 15 a 30 minutos.
Como evitar as CRISES DE PANICO? Cientificamente não existe nenhum método que seja totalmente seguro. O que há, são atendimentos terapêuticos, que podem servir como elementos redutores desses eventos. Mas é preciso salientar, que é primordial o acompanhamento médico e ou psicológico. Vamos listar algumas ferramentas, que podem atenuar ou até bloquear essas CRISES. 1) A prática regular de atividades físicas. 2) Controle na ingestão do álcool e da cafeína, pois agem como estimulantes. 3) Melhorar a qualidade do sono. 4)Procurar atendimento com profissionais capacitados. 5)Ter um planejamento terapêutico organizado.
Manter-se na calma, respirar pausadamente, desviar o foco para algo estimulante e agradável. Olhar para a Natureza e lembrar que a CRISE, é passageira. Ao sentir com frequência Ansiedade, Medo ou Pânico, sem precedentes, é chegada a. hora de buscar ajuda, sem preconceitos ou discriminação. Faça o melhor para a sua manutenção no Equilíbrio e na estabilidade Psicoemocional. Pense nisso carinhosamente. Namastê!
Referências
www.cnnbrasil.com.br
Imagem:www.siquia.com
Censura -16 anos.
Se esse conteúdo mexeu contigo, eu posso te auxiliar.
Faça contato conosco em:@dorapaiva51
71991300030



