segunda-feira, julho 4, 2022
Home Destaques Cuidados com os pets e a decoração natalina

Cuidados com os pets e a decoração natalina

Por Ana Karoline Carvalho

 

Natal é época de confraternizar com amigos e familiares. E, claro, nossos queridos pets não poderiam ficar de fora desta época tão especial!

Para eles poderem participar com cautela e diversão, preparei algumas dicas e também cuidados que os tutores devem ter durante a celebração de Natal. Nesse período de festas a atenção precisa ser redobrada com o seu animal de estimação e principalmente se for filhote. Devem existir cuidado com as bolinhas, enfeites, laços, o pisca

As bolinhas de Natal, por exemplo, são objetos redondos pendurados na arvore, pode parecer um brinquedo divertido para o seu bichinho, mas pode ocorrer do pet engolir uma bolinha inteira ou morder pedaços dos enfeites. A melhor solução é deixar em um local fora do alcance dos animais e ficar sempre de olho.

As luzinhas de pisca – pisca oferece grande perigo para os animais que podem morder o fio e se machucar. O pisca-pisca tem risco de choque elétrico e pode causar queimaduras na língua e no focinho, além de alterações neurológicas ou metabólicas mais graves. A indicação é a mesma das bolinhas: mantenha o enfeite longe do animal e fique sempre atento ao comportamento dele. O ideal é utilizar luzinhas cobertas por plástico (tubo plástico) e deixar os fios o mais longe possível do alcance dos animais, preferencialmente, da metade da árvore para cima. Lembre-se ao sair de desligá-los, para que não virem uma diversão perigosa nas horas de tédio. Ressaltando que os felinos, por sua natureza de caçadores, são os que mais sofrem por serem atraídos pelo brilho da decoração e pelas luzes do pisca-pisca.

Já as fitas, sacolas e os plásticos devem ter cuidados também, pois temos a tradição de colocar os presentes no chão, em torno da árvore de Natal. Por ficarem no piso local de fácil acesso, as embalagens plásticas e fitinhas atraem cães e gatos, que podem morder e engolir os materiais. O perigo é parecido com o das bolinhas penduradas na árvore. Então, se o seu animal for do tipo curioso ou bagunceiro, guarde os presentes em um lugar que ele não alcance.

E não é só a árvore de Natal que pode ser alvo da travessura dos pets. Arranjos com velas e fitas, espalhados por aparadores e mesas pela casa, e festões pendurados por toda parte podem se tornar armadilhas.

Então para ter uma festa tranquila diante de tantos riscos por trás de luzes piscantes, enfeites e pacotes coloridos, como decorar a casa para o Natal sem colocar os pets em perigo e, ao mesmo tempo, tornar o ambiente agradável para todos os membros da família?

Em primeiro lugar, a árvore deve ser fixada em uma base forte para que não tombe quando o gato resolver escalá-la. Nada de luzes, nem bolas de vidro, estrelas e enfeites de metal pontiagudos.

É necessário que as bolas sejam seguras, rígidas, feitas de material especial. O que não pode é fazer adaptação com bolas natalinas comuns de plástico, porque uma simples mordida pode quebrá-las e causar danos ao pet e é preciso fornecer brinquedos adequados ao tamanho e à espécie do animal. Evitar deixar fitas penduradas ao alcance de gatos e cães e enfeites muito pequenos, que possam ser engolidos.

Deixe o pet acompanhar a montagem da árvore, nada mais justo que eles estejam presentes e participam desse momento com os tutores, por isso evita a surpresa de conhecê-la só depois de pronta, o que potencializa a curiosidade de cães e gatos.

Imagem e Fonte:

https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Receber-com-charme/Decoracao/Natal/noticia/2017/12/10-cuidados-que-voce-deve-ter-com-seus-pets-nas-festas-de-final-de-ano.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Maria Quitéria: heroína de guerra

Por Viviane Vidmar Maria Quitéria (1792-1853) foi uma heroína da guerra pela independência do Brasil. Vestida de soldado alistou-se no batalhão de “Voluntários do Príncipe...

A causa animal: uma responsabilidade de todos

Por Omar Silva   Cuidar dos animais em situação de vulnerabilidade, bem como dos que estão dentro de famílias carentes, também é um tema de saúde...

Quem vai golear mais neste fim de semana?

Por Fernando Francisco Neste final de semana temos mais uma rodada do Campeonato Brasileiro e vamos ver se o Palmeiras se mantém com seu ritmo...

Vamos falar de Portugal?

Por Cristiano Ruggeri Meus amigos leitores, vamos falar hoje da Europa que é admirada por todos e Claro começando por Portugal. E vamos falar um pouco...