Por Dôra Paiva
Olá queridos amigos e seguidores, que o Novo Ano traga para todos nós muita Positividade. A nossa primeira matéria de 2023, traz um tema que já abordamos há algum tempo atrás. Porém com o advento da telenovela Travessia, escrita por Glória Perez e atualmente em exibição na Rede Globo, esse tema vem suscitando muita polêmica e considerações por parte dos telespectadores. Trata-se da Assexualidade, situação vivenciada pela personagem Caíque, muito bem interpretado pelo ator Tiago Fragoso.
Esse folhetim global vem estourando a audiência, pois ele está abordando algumas temáticas muito interessantes e polêmicas, como a alienação parental. Mas neste momento, o que vem despertando a curiosidade das pessoas, é um tema pouco mostrado na mídia e que ainda carece de maiores detalhes. A trama traz a estrutura de uma particularidade que algumas pessoas ainda desconhecem. E através do comportamento da personagem em questão, começaram a surgir curiosidades pelo conhecimento da essência que envolve a delicada e sutil questão. Afinal o que é a Assexualidade? Quais são os seus sinais? Ela é uma doença grave? Um distúrbio hormonal ou uma anomalia do ser humano? Vamos agora descortinar esse tema tão interessante e pouco explorado.
ASSEXUALIDADE- o espectro assexual, é uma orientação cuja principal característica, é a falta de atração sexual, por uma pessoa do mesmo sexo, ou de sexo diferente do seu. O ser assexual, por diversas ocasiões, acabam se relacionando com pessoas com as mesmas características. Ou então, se relacionam com parceiros, em relação aberta. Eles se auto intitulam de “ace”. São pessoas que não possuem a sexualidade voltada para a hetero, para a homo ou para a bissexualidade. Vejam a seguir essas conotações:
1.Não é uma doença: por não ser um tipo de patologia, o portador do espectro Assexual, não sente o desconforto por conta da falta da prática sexual. Ele convive com essa situação de forma tranquila e harmonizada, desde que tenha um devido conhecimento, a cerca do assunto.
2.Não é uma disfunção hormonal: os assexuados não possuem a libido em baixa. Eles simplesmente não possuem uma atração sexual, por uma pessoa. Porem os seus hormônios se encontram dentro dos padrões da normalidade.
3.Possuem desejos: o desejo existe e está presente em todos. O grande detalhe que os diferenciam, é que eles não se sentem atraídos sexualmente.
4.A invisibilidade: A Assexualidade, costuma ser mal interpretada ou pouco discutida. Por essa razão, grandes equívocos surgem em torno do assunto. Nas últimas décadas, essas vozes passaram a ecoar, serem ouvidas e reconhecidas em todo o planeta. Dessa forma estão sendo obtidas uma maior representatividade, perante as comunidades planetárias.
5. Não é estilo de vida: esse é um dos maiores equívocos, no que se refere à Assexualidade. Ela costuma a ser confundida erroneamente, com outras estruturas, a exemplo do celibato e da abstinência. Porém a Assexualidade é uma orientação sexual legítima.
OS DIFERENTES TIPOS DE ASSEXUALIDADE:
1.DEMISSEXUAL: possui a atração sexual, após o vínculo afetivo ser desenvolvido com outra pessoa. Ou seja, será preciso haver esse vínculo emocional/ afetivo, para que haja a relação.
2.ASSEXUALIDADE ESTRITA: esse é o grupo onde as pessoas, não possuem nenhum interesse na prática sexual, com alguém.
3.FRAYSSEXUAL: sente a atração sexual quando não há vínculo afetivo. Nesse grupo eles se recusam a ter uma afetividade.
4.LITOSSEXUAL: tem a atração sexual, porém não deseja a reciprocidade. Se houver, a atração desaparece.
5.AEGOSSEXUAL: não tem atração sexual, mas possuem fantasias sexuais ou se excitam em resposta aos conteúdos eróticos, porém sem a vontade de participar.
6.CUPIOSSEXUAL: não possuem atração, mas desejam ter uma atividade sexual. Eles possuem o desejo.
A ausência da atração sexual, não significa que os assexuais, não possuem excitação, orgasmos, que não se masturbem, que namoram ou até se casem. Eles não tem o sexo como prioridade de vida. O amor, o companheirismo, o diálogo podem estar presentes neste tipo de relação. Ao aceitar viver um relacionamento com alguém com essas características, é preciso praticar a empatia e ter um bom conhecimento sobre o assunto. É preciso entender as suas necessidades emocionais e não pressioná-las para mudar o seu jeito de ser.
É necessário compreender e respeitar as pessoas assexuais, por suas preferências. Ser assexual, não o torna um E.T. e sim alguém com algumas características especiais e específicas, que carece do respeito e da amorosidade das pessoas. Pense nisso carinhosamente. Namastê!
Referências:
Texto: www.apsiquiatria.com.br
www.vittube.com
Imagem: www.arroaceiros.com.br



