Por Paulinho Goetze
@paulinhogoetze
Na última segunda-feira, dia 12 de outubro, foi comemorado o Dia das Crianças, uma data comercial, assim como o Dia das Mães ou o Dia dos Namorados, feita para que as lojas tenham crescimento no faturamento. É uma estratégia do capitalismo para que, de tempos em tempos, o mercado seja aquecido. Considero até compreensível nesse ano em que estamos passando por uma pandemia e tendo em vista que as lojas se mantiveram fechadas por um longo período. Ao pensar no dia das crianças, pensamos também em pureza, ingenuidade, inocência, alegria, brinquedos… mas essa realidade é pra quem?
Milhares de crianças brasileiras estão submetidas a uma realidade bem diferente. Ao caminhar pelas grandes cidades do Brasil podemos verificar muitas crianças em situação de rua, sendo exploradas e utilizadas como um elemento facilitador para arrecadação de dinheiro. Claro que essas crianças, muitas vezes, são a esperança de uma complementação de renda com a venda de produtos nos sinais, mas essa não é uma situação ideal. Pelo contrário, está longe de ser. Para além desse primeiro exemplo tão comum, muitas crianças ainda estão submetidas à exploração sexual e ao trabalho infantil em situação análoga à escravidão.
Pensando nisso, no Dia das Crianças desse ano, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em ação conjunta com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e com a TOTOYKIDS, lançou a campanha #MúsicaParaTodos como forma de levar um conteúdo lúdico e educativo com acessibilidade para milhões de crianças. O projeto convidou grandes artistas do país para regravar músicas que já são sucesso no canal TOTOYKIDS no YouTube, como “Imaginação” na voz de Wanessa Camargo, “Sara Corre e Pula”, nas vozes de Rodrigo Faro e Maria Faro, e “Somos Todos Iguais”, na voz de Daniela Mercury.

Daniela, inclusive, como embaixadora do UNICEF há quase 30 anos, também participa de uma outra ação do MPT junto com a Organização Mundial do Trabalho (OIT), a Justiça do Trabalho e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI). Trata-se de uma campanha nacional contra o trabalho infantil. “A proteção integral à infância está garantida na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente, que asseguram a todas as crianças, adolescentes e jovens, com prioridade absoluta, o direito à vida, à saúde, à educação, à alimentação, ao lazer, à dignidade, ao respeito, à cultura, à profissionalização e à convivência familiar e comunitária. No entanto, como conta a procuradora Ana Maria Villa Real, coordenadora nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), do MPT, ‘ainda existe um abismo entre o direito previsto em lei e a realidade experimentada por milhares de crianças e adolescentes em todo o país, cabendo a todos o combate ao trabalho infantil, que é uma grave violação aos direitos humanos’. É por isso que precisamos conscientizar a sociedade de que viver a infância plenamente não é privilégio, mas, sim, direito”.
“Toda criança é nossa criança” é o slogan da campanha. E criança precisa brincar, correr, pular, precisa de escola de qualidade, alimentação saudável… criança precisa ser criança.
Reflitam! Mudem! Transformem!
Só assim poderemos dizer que poderemos ter algum (bom) futuro!
Até a próxima quarta!
Fontes:
Imagem 1: Site Eu Quero Ajudar Curitiba, publicado em 2 de outubro de 2012
Imagem 2: Reprodução do Instagram da cantora Daniela Mercury, publicado em 10 de outubro de 2020




Que a arte continue a ajudar nossas crianças , o futuro pode sim ser melhor com cada porque ação .Que orgulho tenho de Daniela Mercury, um artista sem igual, sempre engajada em causas sociais .Belíssima ação do Ministério Público .
A arte transforma tudo, juntamente com a educação .
Obrigada Paulinho por esse belíssimo texto, não perco sua coluna ,sempre muito esclarecedora , me faz sempre refletir , me agrega muito.obrigada .