sábado, maio 18, 2024
Home Destaques Elba Ramalho: eterno forró de raíz

Elba Ramalho: eterno forró de raíz

Por Teo Gelson 

Cantora, compositora, multi-instrumentista e atriz, Elba Ramalho é um verdadeiro ícone nacional com mais de 10 milhões de discos vendidos e dois Grammys Latinos em casa.

Rompeu preconceitos

Elba nasceu em Conceição, município do Sertão paraibano, em 1951. Menos de 20 anos depois, subiu ao palco pela primeira vez e o reconheceu como seu lugar de fala. Desde então, se consolidou como ‘sinônimo de Nordeste’ e de inspiração para várias gerações.

A trajetória da cantora rompeu barreiras e foi marcada por vários episódios de xenofobia, machismo e misoginia. Apesar disso, Elba sempre fez questão de evidenciar a sua liberdade – seja na arte ou na vida.

Prima de Zé Ramalho

É comum que alguns famosos compartilhem o mesmo sobrenome e isso nem sempre é sinal de que eles sejam da mesma família, mas não é o caso de Elba e Zé Ramalho. Os artistas são primos de primeiro grau.

Homenageada por escola de samba

Em 2017, a cantora foi a grande homenageada da escola de samba paulistana Tom Maior. Na época, a escola fez seu retorno ao Grupo Especial com o enredo “Elba Ramalho canta em oração o folclore do Nordeste – Toque Sanfoneiro Forró, Frevo e Xaxado”.

Leonina, sim!

Elba Maria Nunes Ramalho nasceu em 17 de agosto de 1951, ou seja, é do signo de Leão. Quem ama astrologia, com certeza, vai encontrar características do signo na personalidade da cantora: forte, determinada e sempre com alto astral. Até os belos e volumosos cabelos loiros que ela ostenta podem estar associados a essa curiosidade, não é?

Mãe de quatro

A paraibana é mãe de Luã – fruto do relacionamento que ela teve com o ator Maurício Mattar – Maria Clara, Maria Paula e Maria Esperança, filhas adotivas da cantora. Inclusive, Elba gravou a música “Eu e vocês” com os quatro filhos. Em 2020, nasceu Esmeralda, sua primeira netinha, fruto do relacionamento de Luã com a comunicadora Amanda Mezkta.

Home

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Futebol Feminino é destaque neste fim de semana

Por Fernando Francisco  Em virtude do campeonato brasileiro masculino ter a rodada adiada em virtude das enchentes no Rio Grande do Sul,mas o Brasileirão Feminino...

Inclusão LGBTQIA+

                                      Por Ramon Henrique       ...

Samba do Carmo comandada por Gominho

Por Gilberto Romano    Gominho vai comandar roda de samba no Santo Antônio Além do Carmo neste sábado (18)   Intitulado de Samba do Carmo, o projeto que...

A Homossexualidade não é uma doença. A doença é a HOMOFOBIA!

Por Dôra Paiva Hoje, dia 17 de maio de 2024, comemoramos o Dia Mundial de Combate a HOMOFOBIA, a TRANSFOBIA e a BIOFOBIA. Essas denominações,...