domingo, setembro 26, 2021
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Especiarias como alternativa ao sal

Por Ana Lucia Reis

Na verdade o sal não é o inimigo da nossa saúde, o que prejudica é a forma como utilizamos nas preparações dos alimentos, o uso exagerado, o alto consumo durante o dia, então você tem motivos suficientes para cortar o excesso de sal da sua vida, é essencial limitar a sua ingestão diária, pois o uso exagerado pode elevar a pressão arterial e causar outros problemas de saúde, como hipertensão, cálculo renal, envelhecimento, doenças autoimunes e osteoporose.
Por esse motivo o equilíbrio é fundamental, pois o sal é uma fonte de minerais que, em doses mínimas, ajuda o corpo a equilibrar os níveis de eletrólitos e outros processos importantes para a saúde.
É comum usar o sal no preparo de todos os nossos pratos, pois é ideal para realçar o sabor dos alimentos, porém podemos praticar novos hábitos substituindo o sal por temperos naturais o que deixará as nossas receitas muito mais saudáveis e gostosas, além de ser uma ótima alternativa para melhor qualidade de vida.
Para isso, podemos reduzir o consumo de alimentos que o contêm, e escolher usar especiarias para substituir o sal ao cozinhar.
Diversos temperos podem substituir o sal, um exemplo é o manjericão que combina bem com o tomate, alho, berinjela, pimentão e abobrinhas.
Na preparação de ovos use a cebolinha ou ingredientes que ficam ótimos também com queijos e todos os tipos de salada. Carnes vermelhas, brancas, batatas, molhos e sopas ficam bem saborosos com salsa ou salsinha, tomilho, louro, entre outras iguarias.

Experimente também o curry em peixes e verduras, que aliados ao gengibre, curcuma, pimenta, coentro e cominho dão um toque especial aos pratos. A canela é outro ingrediente que passeia tanto em pratos doces quanto salgados.
Agora conheça e adote algumas dessas especiarias:
Alecrim – Esta erva é utilizada para dar sabor às carnes brancas e de cordeiro, e também ao tomate, berinjela, couve-flor, além de outros vegetais. Podem ser usadas as folhas frescas ou secas;
Estragão – Utilizado com carnes vermelhas;
Orégano – Utilizado para temperar molhos, pizzas e carnes vermelhas;
Louro – Utilizado para aromatizar ensopados, molhos e temperos;
Coentro – Peixes, frutos do mar, carnes, aves, sopas, pães;
Açafrão – Molhos, carnes, sopas, pães e bolos. Evite colocá-la no começo do cozimento para que não perca a cor e o sabor;
Curry – Ideal para dar sabor a carnes, peixes e verduras. O curry pode ser feito de uma combinação de especiarias: gengibre, curcuma, pimenta, coentro e cominho;
Cominho – Tem um sabor muito forte e particular. Por isto, deve ser utilizado com moderação para que seu sabor não predomine demais sobre os outros ingredientes da receita. Carnes, aves, peixes, legumes, sopas, queijos e pães;
Pimenta – É o complemento ideal para todos os pratos salgados. Para temperar, o ideal é moer na hora de agregar na preparação;
Colorau – Dá um sabor picante à comida, ao mesmo tempo uma intensa cor avermelhada;
Cardamomo – Sopas, carne de porco, peixes, salada de frutas, doces, pães.
Então queridos leitores do Som de Papo, deixo para vocês a receita de como preparar o sal de ervas, que poderá substituir o uso do sal, veja:
Ingredientes
25 g (1 colher de sopa) de sal
25 g (5 colheres de sopa) de alecrim desidratado
25 g (6 colheres de sopa) de salsinha desidratada
25 g (6 colheres de sopa) de manjericão desidratado
25 g (6 colheres de sopa) de orégano desidratado
Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e guarde em um pote de vidro bem seco com tampa.

Fontes da Pesquisa:
www.maisequilibrio.com.br/nutricao
www.tudogostoso.com.br

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