Por Grasielle Garção
A procura por procedimentos estéticos entre o público masculino tem crescido nas últimas décadas. Tradicionalmente, os procedimentos estéticos eram mais associados às mulheres, mas os homens estão cada vez mais interessados em cuidados com a aparência e bem-estar.
Hoje a procura de tratamentos estéticos para homens vem crescendo rapidamente. A própria sociedade está solicitando que os homens sejam mais vaidosos para atender as exigências profissionais e sociais. Pesquisas foram realizadas e apresentaram um aumento de 76% do público masculino em melhorar sua aparência e comprovaram que hoje a procura pela medicina estética, em clinicas, mostra que quase um terço dos clientes do Brasil são homens (OLIVEIRA et al.,2014).
Nas gerações passadas, os homens só utilizavam cremes de barbear, loções pós barba e gel para cabelo e hoje já buscam hidratantes, tinturas, colônias e produtos anti-idade. Os filhos, observando os pais de hoje, utilizando tais produtos, estão receptivos a se cuidarem com tratamentos estéticos no futuro (OLIVEIRA et al.,2014).
Os seguimentos de cosméticos para homens nos últimos anos têm superado o das mulheres. Estudos sugerem que homens com melhor aparência terá mais chances de sucesso no mercado de trabalho e nos relacionamentos amorosos. Percebe-se que o homem está se preocupando mais com seu bem estar físico e mental e não apenas com seu trabalho e compromissos diários deixando de ser antiquado e passa a ser mais moderno e mais sensível (PEREIRA, 2008).
Importante ressaltar de os tratamentos estéticos pelos homens não influencia sua masculinidade, mas pode oferecer benefícios para saúde e bem estar e é um segmento inovador e promissor frente ao novo comportamento do homem com relação ao uso de produtos.
No mundo atual a procura dos homens por produtos e tratamentos de beleza ainda está caminhando para um grande salto no mercado. Precisa ser conscientizando que o público masculino cuide de seu rosto, seu corpo e também cuide da sua saúde e bem estar. Uma alimentação saudável, uma atividade física, produtos e tratamentos estéticos fazem a diferença na saúde do corpo e da alma pois a sociedade exige que a aparência seja saudável em qualquer circunstância. Os profissionais hoje estão se capacitando com mais ênfase e preocupação para conseguirem atingir os objetivos esperados pelos clientes que são exigentes.
REFERÊNCIAS
OLIVEIRA, Andrea Lourenço et al. Curso Didático de Estética. 2º ed. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2014.
PEREIRA, Patrícia Guimarães, et al. Vaidade Masculina:novo segmento de mercado para
os profissionais da estética [MONOGRAFIA]. Revista Eletrônica Univale,2008.
FOTO: