sábado, abril 27, 2024
Home Destaques Fevereiro: mês da folia e da responsabilidade

Fevereiro: mês da folia e da responsabilidade

Por Dôra Paiva

Enfim chegou FEVEREIRO, o mês da folia, da irreverência e da grande animação. Inúmeras festividades acontecem no decorrer dele, porém uma delas traz em sua essência, o marco da descontração e do “liberou geral”. Mas, FEVEREIRO também é um mês que vai requerer de todos nós, uma atenção redobrada e muita responsabilidade, para com as nossas ações e atividades. Apesar da alegria exacerbada que exaltamos, é preciso frear alguns impulsos, pelos quais somos acometidos, em nome da nossa integridade física, psicológica, mental e espiritual. Os exageros precisam serem contidos e repaginados em nome da nossa vida em harmonia, conosco e para com os outros.

Nesta matéria, particularmente estaremos focados no maior evento do mês FEVEREIRO, que é o CARNAVAL, a Grande Folia Momesca. E é justamente nesses dias de festejos, que muitos de nós, cometemos erros incabíveis, extrapolamos as nossas ações, cometemos atos que terão graves e grandes consequências, mais a frente. Por ser considerada uma “festa liberal”, nela nem tudo é permitido no momento da sua configuração e nem após ela. Citaremos alguns exemplos:

# ALIMENTAÇÃO – esse é um dos itens menos observados pelos foliões. Alguns acreditam que um belo prato de feijoada, vai dar o suporte para sair às ruas atrás dos Blocos, Batucadas ou dos Trios Elétricos. Eles acreditam que uma “comida pesada”, dá “sustância”. Ledo engano, para ter mais energia na folia, uma alimentação mais saudável é o recomendável. Nada de pesado no organismo, deveremos consumir muitos alimentos ricos em proteínas e sais minerais, vão dar uma disposição energética, sem aquela sensação de empachamento e moleza.

# BEBIDAS – outro grande problema, pois a grande maioria acha que a cervejinha estupidamente gelada, é a bebida ideal. Podemos até tomar aquela “breja” geladinha, afinal ninguém é de ferro. Porém a bebida do CARNAVAL, é realmente a ÁGUA. Pois ela hidrata, revigora, renova o físico e diminui a temperatura corporal. Um bom suco de frutas, também será muito bem vindo. Aviso aos navegantes: se alguém não consegue se afastar da cervejinha, no intervalo entre uma latinha e outra, beba um belo copo d’agua, para recompor as energias desperdiçadas através do consumo exagerado do álcool.

# AGRESSÃO – esse é um dos pontos mais preocupantes na Folia Momesca, pois a AGRESSÃO pode surgir sob diversos níveis. Damos como exemplo a AGRESSÃO VISUAL. Como o CARNAVAL é considerada uma Festa Pagã, as pessoas se acham no direito de se desnudarem, e de praticarem atos libidinosos em público, desrespeitando as pessoas. Assim como também, o consumo, substâncias ilícitas, em espaços de convivência destinados a recreação das crianças, idosos e das pessoas que não compactuam com essa prática.

# VIOLÊNCIA – é durante o CARNAVAL, que algumas “contas” são acertadas. Os grandes desafetos são externados nesse período. Os furtos, roubos e outros tipos de VIOLÊNCIAS contra a Integridade Física, são grandes e graves ocorrências durante esse período. As brigas de gangues, as rivalidades que ao se encontrarem em determinado ponto da cidade, vem trazendo um triste relato de dor e sofrimento para as famílias dos envolvidos nesses eventos.

# ASSÉDIO – outro grande problema social, pois durante as festividades de MOMO, o número de tentativas de AGARRAR a força para beijar alguém. Puxar o braço para encostar um corpo no outro, forçando uma situação constrangedora. O CARNAVAL NÃO DÁ LIVRE ACESSO AO CORPO DE NINGUÉM. CARNAVAL é festa, mas é Respeito também. CARNAVAL não é BAGUNÇA. Não tentem FABRICAR UMA SITUAÇÃO. Deixem a Alegria Pura e Verdadeira tomar conta de todos vocês.

Pois bem amados amigos e seguidores, vamos festejar o CARNAVAL com muita paz e alegria. Deixe a VIOLÊNCIA cair por terra. Abrace a ALEGRIA com a garra de pegador. Aproveitem esses dias, para se entregar aos braços da FELICIDADE. Viva essa festa com todas as letras e com todos os sons. Ame, beije, abrace, com seriedade, juízo e maturidade. APRECIE O CARNAVAL COM MODERAÇÃO. Pense nisso carinhosamente. Namastê!

Referências

Texto autoral escrito em 17 de janeiro de 2024, às 11:30, na cidade do Salvador.

Imagem: www.pinterest.com.br

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Heteronormatividade

Por Ramon Henrique            É um termo usado para descrever situações nas quais orientações sexuais diferentes da heterossexual são marginalizadas, ignoradas...

Sétima Rodada do Brasileirão Feminino neste último fim de semana de abril

Por Fernando Francisco  Neste final de semana no futebol brasileiro vamos ter a sétima rodada do Brasileirão Feminino com os seguintes jogos no sábado dia...

Bahia ganha trilhas turísticas

Por Redação  Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado. Além das paisagens naturais que despertam a atenção de...

Soft Skills: você sabe o que é?

Por Dora Paiva  A SOFT SKILLS, é uma expressão da língua inglesa, que aos poucos vai penetrando e dominando o setor de Recursos Humanos –...