Por Dôra Paiva
Hoje, Gratidão é uma expressão muito citada pelas pessoas, principalmente na estrutura midiática. Porém, poucos são aqueles que realmente a praticam, reconhecem e entendem o seu real significado. Gratidão não é obrigado. Ela é uma sentimento muito mais profundo, que um simples agradecimento. Para praticá-la, primeiramente precisaremos entendê-la em toda a sua essência. Mas afinal, o que é Gratidão? Ela é a reação oriunda de uma emoção positiva, vivida em algum momento da vida, na qual nos sentimos agradecidos. Está associada ao conceito de reconhecimento por algo ou por alguém.
Algumas pessoas acreditam que a Gratidão, tem relação com algum tipo de compromisso financeiro ou de bens materiais. Ela se relaciona com o querer bem, por alguém especial, associando-se aos sentimentos positivos. Esse termo é originário do latim Gratus, cujo significado é Sou Grato. A Gratidão é um estado de espírito, que desperta em nós um sentimento de plenitude. A importância de se ter Gratidão, é imensa, por conta da sua capacidade de transmutação em nossa vida. Ela vai aos poucos nos tornando mais resilientes Por ela, somos invadidos pelas ondas da transformação. As pessoas que praticam são muito mais felizes.
Porque a Gratidão é fundamental para todos nós? Sentí-la vai nos permitir ir em busca da Saúde Mental, pois desperta em nós sentimentos de felicidade e prazer. Dessa forma, os hormônios neurotransmissores, são liberados, provocando uma maravilhosa sensação de Bem-estar. Quais os benefícios que a Gratidão nos proporciona? 1) Fortalecimento do sistema imunológico; 2)Reduz a sensação de estresse e ansiedade; 3) Melhoria da autoestima; 4) Ativa a nossa compreensão sobre generosidade e benevolência; 5) Melhoria na qualidade do sono e do humor; 6) Reduz os índices da depressão e da fadiga.
A Gratidão também traz benefícios na área social: 1) Vai possibilitar o fortalecimento das relações familiares e das amizades; 2) Colabora para o melhoramento das relações amorosas e profissionais. Infelizmente, ainda encontramos grandes barreiras, que carecem serem derrubadas e desmistificadas. Uma dessas barreiras, é o estigma criado em torno dos homens. Desde tenra idade, que as famílias preparam os seus filhos e os orientam informando que, a demonstração das emoções e sentimentos, são símbolos da fraqueza. É aquele velho ditado popular “homem que é homem, não chora”.
Graças a Deus, essa mentalidade retrógrada e obsoleta, vem se transformando graças aos estudos e pesquisas científicas, a Inteligência Emocional vem destruindo esses padrões. Através dessa conscientização, os homens começaram a perceber que podem perfeitamente, externar seus sentimentos e emoções, independentemente da sua orientação sexual.
O Dr. Robert Emmons, professor de Psicologia e pesquisador da Gratidão, na Universidade da Califórnia, após anos de estudos e pesquisas, declara que existem dois elementos básicos para se praticar a Gratidão. Eles são: a) Afirmação da bondade: devemos entender que existem pessoas boas, coisas boas, aos quais poderemos ser gratos. b) Reconhecimento do papel das pessoas: principalmente no desempenho do seu papel, para nos proporcionar atos de bondade.
Pois é amigos, aqui está um pequenino roteiro para ser seguido, absorvido e praticado diariamente, por todos nós. Não deixe para depois, se você pode ser grato hoje. Pense nisso carinhosamente. Namastê!
Referências
Texto:www.sabercoletivo.com
Imagem:www.pinterest.com.br



