quinta-feira, abril 18, 2024
Home Destaques Ivone Lara: um talento nato

Ivone Lara: um talento nato

Por Juninho Ouro Preto

Por muito tempo, as mulheres não tinham o devido espaço e reconhecimento no samba. As garotas sempre se fizeram presentes nas composições e até mesmo em algumas rodas de samba ainda que dominadas pela sua grande maioria pelos homens. A mulher veio ganhando seu espaço ao longo dos anos e hoje representam, fazem samba como ninguém, com maestria esse ritmo que veio da África e foi muito bem aceito aqui na Bahia onde tomou proporção para todo o país. Mulheres que deixaram a sua marca no samba por Tia Ciata, Clementina de Jesus,  Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Mariene de Castro, Gal do Beco, Teresa Cristina e tantas outras.
No mês que completa 3 anos do falecimento aos 97 anos da majestosa Dona Ivone Lara é que a nossa coluna de música som de papo vem apresentar para vocês parte da vasta trajetória dessa mulher guerreira da vida e do samba e comprovar que ainda hoje as rodas de samba sejam dominadas pela sua grande maioria por homens, a mulher sempre com muito brilho, elegância e competência representam muito bem fazendo juz ao seu lugar que verdadeiramente é onde ela quiser. Mulher, sinônimo de beleza, virtude e força.


YVONNE LARA DA COSTA Nome artístico: DONA IVONE LARA – Compositora, cantora – Nascida em Botafogo, no Rio de Janeiro, em 13 de abril de 1921, filha de uma cantora de rancho, começou a compor com 12 anos. Uma de suas primeiras músicas foi o partido-alto Tiê-tiê (nome de um pássaro de que gostava muito).
Estudou no colégio municipal Orsina da Fonseca, de onde saiu, com 17 anos, para morar na casa do tio, Dionisio Bento da Silva, pois seus pais já haviam falecido. O tio pertencia a um grupo de chorões, com ele aprendeu a tocar cavaquinho. Em outubro de 1947, foi morar em Madureira e começou a freqüentar a extinta escola de samba Prazer da Serrinha. Nessa época compôs muitos sambas e partidos-alto, que eram mostrados aos outros sambistas pelo seu primo Mestre Fuleiro (também compositor), como se fossem dele, pois o preconceito vigente não favorecia a aceitação de mulher sambista.
Casou em 1947, com Oscar Costa, filho do presidente da Escola de Samba Prazer da Serrinha, e nesse mesmo ano fez um samba com o qual a escola desfilou – Nasci para sofrer. Com o desaparecimento da escola, transferiu-se com todo o seu grupo, para o G.R.E.S. Império Serrano, fundado em 1947 por dissidentes da Prazer da Serrinha. Continuou a compor e uma das suas músicas de maior sucesso na escola foi Não me perguntes (com Mestre Fuleiro).
Em 1965, o samba-enredo Os cinco bailes da corte ou Os cinco bailes tradicionais da história do Rio (Dona Ivone Lara, Silas de Oliveira e Bacalhau) classificou-se em quarto lugar no desfile das escolas de samba. Dona Ivone foi a primeira mulher a compor samba-enredo.
Participou das rodas de samba do Teatro Opinião, no Rio de Janeiro, durante 12 anos. É madrinha da ala dos compositores de sua escola (Império Serrano) e desfilou desde 1968.
O ano de 1970 foi sem dúvida alguma, de grande importância para sua carreira de intérprete e compositora, pois gravou o seu primeiro disco pela gravadora Copacabana SAMBÃO 70, produzido por Sargenteli e Adelson Alves.
1974 Dona Ivone gravou OS CINCO BAILES DA HISTÓRIA DO RIO. em Discos Marcus Pereira, Histórias das escolas de samba: Império. Ganhou o ESTARDARTE DE OURO como destaque da ala das baianas da Cidade Alta do Império Serrano, em 1982. Comemorando os 50 anos de vida artística, foi lançado em 97 o CD BODAS DE OURO pela Sony Music, com a participação de vários cantores. Em outubro/99 recebeu a MEDALHA PEDRO ERNESTO da Vereadora Jurema Batista, na Câmara dos Vereadores

Apresentou-se em vários países da Europa, América do Norte, América do Sul e África.
Entre eles destacam-se: – HOT BRASS em Paris, (França)
– Festival Latino, promovido pela Eurodisney, (França).
– Festival PANAFEST, Ghana- (África)
– Festival de La Villette-Paris (França)
– Torre de Belém Lisboa (Portugal)
– Festival de Montreux – (Suíça)
– Festival Viva Afro Brasil em Tubingen (Alemanha)
– Brazilfest – Manhattan Nova York
– Benguela – Promovido pelo Governo de Angola (África)
– Festival de Montreux – (Suíça) – Martinica – (Fort de Françe) (América Central)
– New Morning Paris- (França)
– Festival de Vancé – (França)
– Festival Latino Americano de Milão (Itália).


Gravou o CD Internacional NASCI PRA SONHAR E CANTAR com 10 músicas inéditas e quatro regravações, pelo selo LUSAFRICA – Paris-França, lançado na Europa e nos Estados Unidos.
No Brasil pela Gravadora NATASHA PRODUÇÕES E DISCOS em julho/2001. Em dezembro/2001 foi agraciada com o Premio da Academia Charles Cros de Paris-França, pelo seu desempenho no CD Internacional NASCI PRA SONHAR E CANTAR.
Recebeu o Prêmio Caras/2002 na categoria de melhor disco de samba no dia 21 de agosto/2002, na Vila Riso no Rio de Janeiro, com o CD NASCI PRA SONHAR E CANTAR.
Nos dias 30 e 31 de Agosto/2002, Dona Ivone Lara participou do Projeto do Ministério da Cultura CLÁSSICOS DO SAMBA em companhia dos cantores: Martinho da Vila, Eliane Farias e Jamelão, na cidade de Arhus na Dinamarca, no FESTIVAL DE ARHUS/2002, tendo na platéia uma convidada ilustre, Sua Majestade a Rainha da Dinamarca Margarethe II.
26 de novembro/2002 recebeu o Troféu do Premio Shell de Música/2002, com um grande show no Canecão, em reconhecimento ao conjunto de obras durante os 55 anos de carreira artística, com a participação de renomados cantores.
Gravou o 2º CD Internacional SEMPRE A CANTAR pela gravadora Lusafrica, com músicas inéditas e alguns sucessos de sua carreira, lançado no Brasil, Europa e Estados Unidos em 2004.
Em 2009, como parte das comemorações dos 62 anos de vida artística, Dona Ivone Lara gravou o CD e o DVD CANTO DE RAINHA, em Agosto, no Canecão, com direção artística de Túlio Feliciano, com participações especiais de: Arlindo Cruz, Beth Carvalho, Bruno Castro, Caetano Veloso, Delcio Carvalho, Gilberto Gil, Jorge Aragão, Velha guarda do Império e Zeca Pagodinho.
Fonte: www.donaivonelara.com.br
Carlos Alberto dos Santos júnior (Juninho Ouro Preto)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Axé pra sempre na Micareta de Feira

Por Gilberto Romano  Sexta-feira a micareta de feira traz diversas atrações pra animar o público: Araketu, Alinne Rosa, Psirico, Olodum, dentre outras. O destaque deste dia...

Zé Honório comanda Micareta de Feira no sábado

Por Redação  Neste final de semana acontece uma das tradicionais micaretas do Brasil, a de Feira de Santana. O Carnaval da "Princesinha do Sertão" promete...

Cidade de Deus: vamos recordar?

Por Teo Gelson  Lá se vão 20 anos desde que "Cidade de Deus" foi lançado nas salas de cinema, pontuando um período áureo da produção...

Aonde seu time joga no Brasileirão 2024 neste meio de semana?

Por Fernando Francisco  Neste meio de semana começou a segunda rodada do campeonato de futebol mais disputado do mundo, nessa terça dia 16/04 tivemos Bahia...