domingo, abril 28, 2024
Home Destaques "Já é Carnaval, cidade"...

“Já é Carnaval, cidade”…

Por Dôra Paiva

A frase que dá o titulo à nossa matéria nessa sexta-feira de Carnaval, dia 09/02/24, é de autoria do renomado cantor e compositor baiano Gerônimo Santana. A referida estrofe faz parte da música “Lambada da Delícia”, mas muitos acreditam que ela se chama “Já é Carnaval cidade”. Escolhemos ela, em razão da sinergia e do envolvimento carinhoso, que existe entre ela e a Folia Momesca.
Para quem está em Salvador, o “Já é Carnaval, cidade”, é um chamado, uma verdadeira convocação para cair na folia e se entregar aos embalos das atrações musicais, que não param de envolver e encantar às milhares de pessoas, que vão as ruas, durante os 7 dias, para esbanjar alegria e descontração nos diversos e diferentes espaços. O clima, a energia, o movimento, o trânsito de pessoas, sofrem mudanças e alterações, afinal o Carnaval mexe com a estrutura psicológica das pessoas, principalmente daquelas vão às ruas para se divertirem.
O CARNAVAL, é uma festa popular, profana, democrática e muito inclusiva, pois as grandes estrelas da festa, se apresentam para o público independente da sua classe social. O rico e o pobre, o poderoso e o carente ficam lado a lado, juntos e misturados ao som frenético dos Trios Elétricos. É claro que existe uma diferenciação entre essas classes sociais, isso é notório e muito comum nas grandes sociedades. E não seria de uma outra forma nesta festa. Cito como exemplo, a cidade onde moro, Salvador.
Por aqui, temos a construção de Camarotes, que são aqueles espaços privativos, dotados de toda uma infraestrutura de serviços. Eles contratam atrações de renome nacional e até internacional. Neles são oferecidos uma diversidade de serviços para serem desfrutados, pelos seus ocupantes. E para viverem esse momento, há um grande investimento a ser realizado que é a aquisição de um passaporte. Os valores variam de acordo com, os tipos dos serviços oferecidos, que vão desde uma maquiagem, uma customização de roupa, sessão de massoterapia para o relaxamento corporal. O acesso a um Camarote, seja ele na Avenida ou no circuito Barra- Ondina, possuem valores elevados, se tornando inacessível para as classes menos favorecidas. Mas para essa galera, a melhor opção é seguir no embalo das chamadas PIPOCAS. E o que são as PIPOCAS? Na realidade, são Trios Elétricos puxados por estrelas da música baiana ou não, e que não possuem cordas de separação, ou seja TODO MUNDO JUNTO E MISTURADO. É um verdadeiro mar de gente, pulando atrás desse som e dos seus astros favoritos.
E OS CIRCUITOS O QUE SÃO? Os Circuitos são verdadeiras passarelas musicais, por onde desfilam as grandes atrações carnavalescas. Oficialmente temos Três Grandes Circuitos. Cada um possui o nome de uma celebridade do Carnaval. São eles:
1.Circuito Avenida, também conhecido como Circuito Osmar (o pai do Trio Elétrico). É o mais antigo e tradicional. Começa no Campo Grande, passando pela Av. Sete e retornando pela Av. Carlos Gomes. Hoje é predominantemente uma passarela dos Blocos de Samba, Blocos Afros, Afoxés e alguns Blocos de Trio.
2.Circuito Barra-Ondina, ou Circuito Dodô. Esse hoje, é a grande vitrine do Carnaval de Salvador. Isso porque, a maioria dos blocos de Trios, desfilam por lá. Os maiores, os melhores e mais badalados Camarotes, lá estão. Sem contar que é na área da Orla Marítima e de uma vasta rede Hoteleira.
3.Circuito Pelourinho, ou Circuito Batatinha. Ele abrange todo o Centro Histórico da Cidade. É um espaço onde circulam as Bandinhas, Batucadas, Charangas e grupos folclóricos. É mais tranquilo, pois não há presença de Trios Elétricos. É uma área onde as famílias brincam, dançam e se divertem ao som das marchinhas antigas.
Pois é, em Salvador, o Carnaval atende a todos os gostos. Sem contar que em alguns bairros, existem também grandes festejos e muita animação. Ou seja, em nossa cidade, temos a grata opção de escolher em qual área queremos circular, e brincar nos dias da Folia de Momo. Por isso é que cantamos: “ Já é Carnaval cidade, acorda pra ver. A chuva passou cidade, o Sol vem aí…” Pense nisso carinhosamente.
Referências
Texto autoral, escrito em 20 de janeiro de 2024, às 20:20, na cidade de Salvador.
Imagem:www.consultor.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Bahia ganha trilhas turísticas na Chapada e sul do Estado

Por Redação  A Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado.  Além das paisagens naturais que despertam a atenção...

Não consigo cair nos braços de Morfeu: saiba como dormir bem

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Segundo a mitologia grega, Morfeu era considerado o filho do deus do sono, chamado Hypnos – palavra que, no...

Heteronormatividade

Por Ramon Henrique            É um termo usado para descrever situações nas quais orientações sexuais diferentes da heterossexual são marginalizadas, ignoradas...

Sétima Rodada do Brasileirão Feminino neste último fim de semana de abril

Por Fernando Francisco  Neste final de semana no futebol brasileiro vamos ter a sétima rodada do Brasileirão Feminino com os seguintes jogos no sábado dia...