terça-feira, maio 7, 2024
Home Destaques Jesus Cristo: a maior personalidade de nossas vidas

Jesus Cristo: a maior personalidade de nossas vidas

Por VivianeVidmar

 

Profeta da história do cristianismo.

Jesus Cristo, denominado também de Jesus de Nazaré, foi um profeta que nasceu em Belém da Judeia. A história dele é expressada nos quatro Evangelhos Canônicos da Bíblia, livro sagrado do cristianismo. 

Com base no texto bíblico, Jesus é o filho de Deus que foi concebido pelo Espírito Santo, através de uma virgem chamada Maria. Ele praticou milagres, ensinos e foi morto em uma cruz. 

A virgem Maria e o menino Jesus

Jesus Cristo é a figura central do cristianismo. De acordo com a história, esse profeta foi concebido pelo Espírito Santo através da virgem Maria. O livro de Mateus no Capítulo 1 dos versículos 18 ao 25 da Bíblia Sagrada, assim como Lucas capítulo 1 versículos de 26 ao 38 expressam como sucedeu-se o nascimento. 

Com base no texto, a virgem Maria estava prometida para casar-se com José, o carpinteiro. Porém, antes do matrimônio acontecer, ela foi agraciada com o filho, o qual era concebido pelo Espírito Santo. De acordo com a Bíblia Sagrada, o anjo Gabriel foi quem deu a notícia a Maria sobre a gravidez. 

 

Ao saber da gestação, José pensou em deixá-la secretamente para não impô-la à desonra pública, já que eles ainda não haviam casado. No entanto, um anjo enviado por Deus disse para ele não abandoná-la. Pois, o filho que Maria gerava procedia do Espírito Santo. Diante da mensagem, José obedeceu o que Deus, através anjo mensageiro, havia informado. Por isso, recebeu Maria como esposa. 

O dia do nascimento de Jesus

A história do nascimento de Jesus é expressada no livro de Lucas no capítulo 2, nos versículos 4 ao 7. Com base no texto, Maria e José estavam em viagem para realizar um alistamento. No entanto, ela entrou em trabalho de parto na cidade Nazaré, local onde o menino Jesus nasceu. O local onde eles estavam não havia hospedagem, por essa razão, Jesus Cristo foi enrolado em panos e colocado em uma manjedoura.

Obs.: Apesar do dia 25 de dezembro ser celebrado o nascimento de Jesus Cristo não sabe-se ao certo quando Ele nasceu. 

Estrela de Belém

De acordo com a história de Jesus Cristo, após o nascimento, três Reis Magos chamados de Baltazar, Gaspar e Melchíor guiaram-se pela Estrela de Belém para chegar ao local onde Cristo estava. A finalidade era adorar e levar presentes a quem havia de salvar o mundo. 

Porém a ação dos três Reis Magos não agradou ao rei Herodes e, com isso, ele determinou que crianças com menos de dois anos da cidade fossem assassinadas. Ao saber disso, Maria e José fugiram para o Egito e, depois da morte do rei, voltaram para Nazaré. 

Os ensinamentos de Jesus Cristo

A história de Cristo aponta que quando ele esteve na terra realizou milagres e pregava ensinos sobre o Reino de Deus. Uma das estratégias utilizadas para expor a mensagem era através de parábolas. 

Parábolas

Parábolas consiste em um estilo de narração que comunica uma mensagem indireta com o objetivo de transmitir uma lição. Uma das mais conhecidas é a parábola do bom samaritano, no livro de Lucas 10 do capítulo 30 ao 37. Abaixo parte do trecho. 

“E, respondendo Jesus, disse:

Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.

Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu te pagarei quando voltar.

Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?

E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.”

A crucificação de Cristo 

Jesus Cristo sofreu perseguições de pessoas que rejeitavam as doutrinas e ensinamentos anunciados por ele e, por essa razão, foi crucificado. A história da morte dele aconteceu após ser traído por Judas Iscariotes que denunciou o local onde Jesus estava pelo valor de 30 moedas de prata. Os soldados prenderam Cristo quando ele estava no Monte das Oliveiras.

Jesus Cristo foi condenado e morreu na cruz do calvário. Com base no texto bíblico, suas mãos e os pés foram pregados no madeiro. Nele foi colocado uma cora de espinhos e uma placa que dizia: 

“Jesus Nazareno, Rei dos Judeus”. 

Essa frase expressa uma ironia porque muitos não acreditaram na mensagem anunciada por ele. Outro fato sobre a crucificação é que Jesus Cristo foi morto ao lado de dois ladrões. A história aponta que antes de morrerem, um dos ladrões recebeu o evangelho de Jesus. Porém, o outro não. 

A ressurreição 

A história da ressurreição de Jesus Cristo é contada nos livros canônicos. O texto sagrado aponta que o túmulo dele foi achado vazio no primeiro dia da semana depois de ser crucificado. No livro de Marcos, no capítulo 1 e versículo 9, e no livro de João, capítulo 20 e versículo 15, informa que Jesus foi visto pela primeira vez por Maria Madalena. Depois disso, ele realizou também aparições para os seus discípulos. 

De acordo com os princípios cristãos, Jesus Cristo foi para o céu. No entanto, irá voltar para buscar as pessoas que acreditam no evangelho pregado por ele.

Fonte: www.educamaisbrasil.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Atrizes Famosas que são mães de atrizes famosas

Por Nelsinho Toledo Na coluna desta semana, em homenagem ao Dia das Mães , comentarei sobre atrizes famosas que se tornaram mães de filhas que...

O professor como protagonista vital na sociedade

Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) Os professores desempenham um papel fundamental na sociedade, moldando mentes jovens, inspirando a próxima geração e contribuindo para o desenvolvimento...

A perspectiva da violência doméstica contra a mulher Plus

Por Paula Furtado  A violência doméstica não é algo que acontece somente contra as mulheres Plus, qualquer mulher pode estar sujeita a viver um relacionamento...

Não julgueis um livro pela sua capa

Por Dôra Paiva  Esse é um antigo jargão que retrata uma triste realidade. Mesmo assim ele se faz muito presente na vida de muitas pessoas....