sábado, abril 27, 2024
Home Destaques Não é terapia. Será que é terapêutico?

Não é terapia. Será que é terapêutico?

Por Dôra Paiva

O que não é uma Terapia, pode ser algo Terapêutico? Essa é uma pergunta que sempre estaremos fazendo, durante toda a nossa vida cotidiana. Qual seria a nossa resposta? A priori, raciocinamos: essa situação pode acontecer? Ela é verdadeira? Parece até um quebra cabeça, um enigma. E dessa forma questionamos: como pode ser Terapêutico, se não é uma Terapia? E é nesse contexto, que a coluna Positividade foi buscar os esclarecimentos, sobre essa temática. Vamos lá!

O que é Terapêutico e não é Terapia, pode ser descrito como diversas e diferentes atividades ou algumas práticas que não estão na estrutura de um profissional terapeuta. Porém elas trazem um grande benefício para as pessoas. Elas proporcionam um bem estar físico, mental e emocional, em muitas pessoas.

Essas práticas aliviam, amenizam o estresse e a ansiedade. Colaboram para a melhoria da qualidade de vida. Elas vão acionar o núcleo do Autocuidado, matéria escrita por nós e publicada no Portal, em 22/01/24.

E quais são essas práticas? São exercícios físicos, tais como as caminhadas, pela manhã ou no final da tarde. A meditação e os exercícios respiratórios. A dança. Pintura. Artesanato. Jardinagem. A Música. A Culinária, dentre outras.

Como realizar essas práticas? Primeiramente, será preciso escolher uma atividade que nos traga prazer, na sua realização. Devemos reservar um tempo disponível, para essa execução. É importante realizar uma atividade que seja de muita afinidade conosco.

Onde realizare mos essas práticas? Elas podem ser acionadas em diversos e diferentes lugares, como por exemplo: nossa residência,numa associação cultural, em um centro comunitário. Ou seja, o local deverá ser aquele que melhor atenda as nossas necessidades.Muito embora essa práticas não sejam consideradas uma terapia profissional, mas os seus resultados são altamente benéficos para os praticantes. Esse desempenho vai auxiliar no acionamento dos Neurotransmissores, que irão favorecer ao equilíbrio físico e emocional.

Qual a melhor das práticas? A essa pergunta, não há uma resposta definitiva totalmente, pois ela vai depender de cada um. O que funcionou para A, não atende a B. O importante é analisar aqueles serviços que nos dá alegria e prazer em praticar e amplia-los como atividade terapêutica.

E afinal o que é Terapêutico? É toda atividade que propõe o equilíbrio e a pacificação das emoções e sentimentos. Ela tem por objetivo melhorar a qualidade de vida. Assim sendo, toda e qualquer atividade que venha ajudar às pessoas, a encontrarem o equilíbrio e o relaxamento, é por essência uma Atividade Terapêutica. Por tanto, não sendo Terapia, será que é Terapêutico? Claro. Evidente que sim. Basta querer buscar e praticar. Pense nisso carinhosamente. Namastê!

Referências

Texto:www.loja.ibrath.com

Imagem:www.pinterest.com.br

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Heteronormatividade

Por Ramon Henrique            É um termo usado para descrever situações nas quais orientações sexuais diferentes da heterossexual são marginalizadas, ignoradas...

Sétima Rodada do Brasileirão Feminino neste último fim de semana de abril

Por Fernando Francisco  Neste final de semana no futebol brasileiro vamos ter a sétima rodada do Brasileirão Feminino com os seguintes jogos no sábado dia...

Bahia ganha trilhas turísticas

Por Redação  Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado. Além das paisagens naturais que despertam a atenção de...

Soft Skills: você sabe o que é?

Por Dora Paiva  A SOFT SKILLS, é uma expressão da língua inglesa, que aos poucos vai penetrando e dominando o setor de Recursos Humanos –...