quinta-feira, abril 25, 2024
Home Destaques O ENEM e sua democratização

O ENEM e sua democratização

Por Alexandre Nascimento dos Santos

Contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2020, que devido à pandemia do COVID, teve sua versão impressa adiada de novembro para os dias 17 e 24 de janeiro desse ano. A aplicação digital será a novidade do exame para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Com milhões de candidatos inscritos, focados em ingressar nas instituições de ensino superior, lembrando que o Enem é hoje, a principal porta de entrada nas universidades públicas e privadas, corre o risco de o exame ser adiado mais uma vez por causa do aumento dos novos casos de COVID no Brasil.
O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, foi criado no ano de 1998 e inicialmente seu objetivo era avaliar o aprendizado e desempenho dos estudantes do ensino médio. Hoje o Enem não avalia apenas o desenvolvimento dos estudantes do ensino básico, sendo este Exame uma ferramenta de inclusão e democratização do acesso ao ensino superior.
Com a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio, o estudante tem a possibilidade de entrar na universidade pública pelo SISU – Sistema de Seleção Unificada, pode adquirir uma bolsa de estudo pelo PROUNI – Programa Universidade para Todos e ingressar nas instituições privadas ou entrar pelo financiamento pelo FIES – Programa de Financiamento Estudantil.
Vale salientar a acessibilidade e inclusão em conformidade com o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei n.º 13.146/2015) no Enem 2020. Para atender pessoas portadoras de deficiências, o Enem utilizará recursos como: auxilio para leitura e transcrição, provas em braile e ampliada, e tradutor – intérprete em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Por hoje é só, aguardo vocês na coluna social do próximo sábado. E aos candidatos inscritos no ENEM desejo sucesso na prova, e não esqueçam de levar sua caneta esferográfica preta de corpo transparente, cartão de confirmação de inscrição, documento de identidade original com foto, água e alimento.

Alexandre Nascimento dos Santos
Pedagogo, Assistente Social e Pós Graduado em Psicopedagogia Clinica e Institucional
@alexandrepedagogia.oficial

Referencia:
http://prouniportal.mec.gov.br/
https://sisu.mec.gov.br/
https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/enem-2020-e-marco-da-acessibilidade-na-educacao

Imagem:
https://images.app.goo.gl/ivbtweGPDr4e7Grr6

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

CPM 22 era só CPM: vocês sabiam?

Por Teo Gelson  Você sabia que, Badauí no passado já foi entregador de panetone Wally escreveu a música "Garota da TV" para uma ex-namorada que havia...

Campeonatos Continentais neste meio de semana

Por Fernando Francisco  Nesse meio de semana é de campeonatos continentais ou seja de Sul Americana e Libertadores. Pela Sul Americana tivemos na terça dia 23/04...

Conversa com a Plus: Jéssica Aparecida de Lucas

Por Paula Furtado  Hoje o Portal conversou com a linda e atuante Jéssica, estudante de psicologia, que trouxe ideias sensíveis para que todas nós possamos...

Miss Marple: dos livros de Agatha Christie para os filmes

Por Nelsinho Toledo    Na literatura policial há um predomínio de detetives homens. Mesmo em menor número, as detetives mulheres também brilham nos livros ,...