Por Marcus Peralva
Na última segunda-feira, dia 19 de agosto foi comemorado o “Dia nacional do historiador”, que como o próprio nome já deixa claro, este dia é destinado a homenagear os indivíduos que estudam as comunidades e civilizações pretéritas e do presente, sendo denominados então de historiadores.
Se hoje sabemos sobre políticas, questões trabalhistas, dentre outros dados que atravessam os séculos, isto se deve graças aos estudos dos historiadores, profissão estaque encontrasse mais viva do que nunca em nossa sociedade embora possam passar desapercebidos por nós leitores desta coluna.
Segundo dados do Ministério da Educação do Brasil (MEC), a data de 19 de agosto foi escolhida como dia do historiador em homenagem a data de nascimento do diplomata e escritor Joaquim Nabuco, o qual lutava fortemente contra a escravidão e relatava este e outros fatos da sociedade ao qual vivia em suas obras literárias.
Para saber mais sobre a profissão do historiador deixo aqui a sugestão do artigo “O trabalho do historiador: pesquisar, resumir, comunicar” de autoria de Giovanni Levi publicado na Revista Tempo em 2014, o qual pode ser encontrado facilmente em PDF numa busca rápida no Google.
Para este domingo ficamos por aqui. Relembro como de costume para que vocês não deixem de registrar aqui novas sugestões, dúvidas e críticas sobre esta e as demais colunas do nosso Portal, além de nos seguir em nossas redes sociais @canalfolia (Instagram) e @canalfoliabr (Facebook). Abraços cordiais a todos e até a próxima semana!
FONTE DA IMAGEM:
twitter.com/prevtrabalho/status/898908915861082116