Por Dôra Paiva
O sonho de todas as pessoas, é viver na felicidade e na vida realizados. Muito embora alguns não parem para refletir, mas essa condição pode ser alcançada, desde que tenhamos um grande investimento no nosso padrão e no nosso modo de ser. Quem não quer ser feliz? Quem não quer ter os seus sonhos e objetivos concretizados? Como alcançar uma realização plena no nosso cotidiano. É claro que não há uma receitinha de bolo, mas existem algumas condições que podem ser trabalhadas internamente. E como consequência, poderemos obter dias amenos e mais felizes e plenos. Para tanto criamos uma espécie de “Manual do Bem Viver”, onde mostraremos algumas situações, a serem trabalhadas.
O BEM VIVER, é uma forma de viver, na qual a pessoa vive em harmonia consigo mesmo. Dessa forma, esse indivíduo consegue levar uma vida harmoniosa com todos, que estão gravitando ao seu redor. O BEM VIVER, é diferente do VIVER BEM. Essa diferença é básica, pois quando falamos em BEM VIVER, estamos abordando uma estrutura interna, de um crescimento interior. O VIVER BEM, tem uma conotação daquilo que está no exterior.
A prática do BEM VIVER, tem uma relação muito próxima com o Estar bem consigo mesmo. Todos nós queremos estar de bem com a vida, mas para se atingir esse patamar, se faz necessário que possamos realizar um investimento pessoal. Será fundamental executar uma ressignificação do modelo de vida. Para que essa estrutura seja instalada, é necessário que possamos criar algumas metas, para serem trabalhadas por nós. São essas metas, que denominamos de MANUAL DO BEM VIVER, que é uma construção pessoal e intransferível.
O xamã e líder do movimento socioambiental AILTON KRENAK, escreveu um livro denominado “Caminhos para a cultura do BEM VIVER”. Neste livro, o autor enfatiza que não podemos viver no automático. Pois precisamos aprender a viver e conviver com tudo que está presente em nossa vida. Esse Manual do BEM VIVER, traz uma proposta muito interessante. Ele traz como propostas, as seguintes condições:
1)Boa alimentação: um indivíduo que pratica uma boa alimentação, assegura para si uma melhor qualidade de vida. Esses dois elementos caminham juntos. Uma alimentação saudável é um elemento garantidor para a prevenção de doenças. A ingestão de proteínas, vegetais, agua e sais minerais, colaboram para o bem estar do físico e da mente.
2)Dormir bem: essa condição ajuda ao organismo manter-se saudável, fortalecendo o sistema imunológico e consequentemente vai aliviar e atenuar os níveis de estresse e de ansiedade.
3)Praticar atividades físicas: ela reduz os sintomas da ansiedade e do estresse. Controla a hipertensão arterial e o diabetes. Além de socializar e proporcionar uma melhor convivência entre as pessoas.
4)Buscar o autoconhecimento: vai auxiliar no controle das emoções, proporcionando um maior conhecimento de si mesmo e das suas potencialidades. Favorece de forma incontestável, para a melhoria da qualidade de vida.
5)Monitorar a saúde: é fundamental em nossa vida. Ela vai proporcionar um diagnóstico antecipado de algumas doenças. Beneficiando a qualidade de vida, das pessoas.
Como podemos perceber, o Manual do BEM VIVER, não é um receituário da culinária, onde as doses são graduadas matematicamente, onde o sucesso vai depender do cumprimento das medidas. Mas esse Manual, tem um elemento que o torna diferenciado e único: o Homem. E por ser esse elemento a chave primordial, de todo o contexto. Tendo o Homem essa condição, somente nas mãos dele é que está, o direcionamento de toda a trajetória do VIVER BEM.
Porem, como hoje estamos vivendo em uma sociedade bastante agitada e estressante, a busca pela Paz e pela Felicidade, tem sido cada vez uma tarefa buscada e desafiadora em todos os sentidos. O BEM VIVER é o BEM ESTAR. Essa sensação é muito pessoal, pois cada um poderá vivencia-la de formas diferentes. A busca do Equilíbrio é a primeira etapa para se alcançar a meta do VIVER BEM. Pense nisso carinhosamente. Namastê!
Referências
Texto:www.memed.com.br
Imagem:www.pinterest.com.br



