terça-feira, abril 30, 2024
Home Destaques O medo de MUDAR! Como superá-lo?

O medo de MUDAR! Como superá-lo?

Por Dôra Paiva 

 

MEDO, palavra  forte, detentora  de uma carga energética  muito intensa.  Vem acompanhada de uma série de emoções, que  em muitas das vezes paralisa os indivíduos, deixando-os sem uma  ação  de resposta. Ele trava o raciocínio, a musculatura, o psicológico e o emocional das pessoas. São vários sintomas  que vão despertar em nosso Ser, quando essa situação  se aproxima  de nós. Afinal, por que sentimos MEDO? O que nos faz ter MEDO? Vamos nessa matéria, descortinar essa palavra de 4 letras e que podem trazer um dano, seja ele físico, emocional ou espiritual, para a maioria dos seres vivos. Hoje escolhemos falar sobre uma das facetas do MEDO, aquela que se refere à possibilidade  de MUDAR. Por que será  que temos MEDO DE MUDAR? Por que MUDAR, nos apavora tanto?

O MEDO DE MUDAR!

A palavra  MUDANÇA, tem como significado as seguintes palavras: transformação; renovação; ajustes. Isso  porque, toda mudança seja ela de endereço, seja de função ou seja de visual, envolve um movimento, uma propensão. Porém, nem todas as pessoas se familiarizam com ela, nem todos conseguem enfrentá-la com serenidade. Na grande maioria  das  vezes, esse processo é um tanto desgastante e desafiador. O MEDO do novo, assusta e apavora as pessoas. Esse MEDO, também  está  atrelado à  questão  de adaptação do novo e das transformações  que poderão  advir com ela.

Quem teme as mudanças, se esquece do estímulo do novo e das novas estruturas  que podem surgir com esta nova proposta. Esse MEDO, poderá  inviabilizar a conquista de novos horizontes e do encontro com uma nova perspectiva  de vida. As mudanças  assustam a algumas pessoas. E  sob esse aspecto a grande maioria das pessoas, tendem a recuar, temem encarar o novo. Outro fator que chama muita atenção, se deve ao fato de que existe também em torno das pessoas, o MEDO por conta da mudança, que pode acontecer com  as pessoas que estão orbitando entre nós. 

O MEDO DA MUDANÇA! 

O MEDO psicológico é  aquela sensação  de ansiedade e até  de fobia, pelo fato de estarmos  em vias de mudança. A Psicanálise, ao estudar esse MEDO apavorante, paralisante e irracional, criou uma expressão científica, que vem na tentativa  de entender e explicar esse processo aterrorizante.  É  a METATESIOFOBIA, que é um termo que tenta explicar o MEDO apavorante  das mudanças. Essa condição vai evidenciar situações  onde podem surgir ataques de pânico. Durante o desenvolvimento dessa síndrome,  as pessoas podem  até  sentir vontade de mudar, porém a sua condição  psicológica inviabiliza qualquer movimento favorável.

Toda decisão de mudança, não será tarefa fácil para a grande maioria das pessoas. Esse MEDO do novo, faz repercutir em nós, uma sensação  de que é preferível ficar no mesmo, por questão de segurança  e por que já  conhecemos a estrutura. Essa resistência, está  associada à  dificuldade das pessoas saírem da sua “zona de conforto”. Sair desse ambiente, representa para muitos aventurar-se  em novos desafios, e ir em busca de novos horizontes, de novos espaços. 

Convém salientar, que o MEDO é  uma emoção  necessária. Ele nos alerta para a presença do perigo. Ele age como elemento de prevenção e de proteção, para a sobrevivência da espécie.  O MEDO do desconhecido, faz parte do contexto humano. O que não é normal, é quando ele  passa a desenvolver uma situação de pânico que é paralisante.

Ele oferece aos indivíduos, uma resposta bioquímica, que poderá ser externada  através: sudorese intensa; aumento da frequência cardíaca  e elevação dos índices de Adrenalina. Ele também  se apresenta  com algumas nuances e facetas, que entre elas são: a Agorafobia e a Sociofobia.

  • Agorafobia: transtorno desenvolvido pelo MEDO, nos lugares onde existam situações que possam causar pânico. Ex. grandes multidões. 
  • Sociofobia: também conhecida como Fobia Social, é o transtorno  na qual a pessoa é  incapaz de realizar interações sociais,  com indivíduos desconhecidos.

Pois bem meus caros, pincelamos o MEDO, em algumas linhas. Porém é  preciso  informar, que existem tratamentos eficazes que auxiliam a àqueles que sofrem com essa condição.  Pense nisso carinhosamente. Namastê!0

 

Referências:

Texto:www.telavita.com.br

www.br.mundopsicologos.com

Imagem:www.pinterest.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Silvanno Salles é indicado à Troféu

Por Redação  Silvanno Salles é indicado ao "Troféu Oscar Marques Folia", prêmio oficial da Micareta de Feira, reconhecido por lei municipal. "O Cantor Apaixonado" , Silvanno...

Salto Quântico: entenda o que é

Por Dôra Paiva Nos dias atuais, muito se tem falado sobre a Física Quântica e os seus avanços na área da tecnologia. Em paralelo a...

Bahia ganha trilhas turísticas na Chapada e sul do Estado

Por Redação  A Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado.  Além das paisagens naturais que despertam a atenção...

Não consigo cair nos braços de Morfeu: saiba como dormir bem

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Segundo a mitologia grega, Morfeu era considerado o filho do deus do sono, chamado Hypnos – palavra que, no...