sexta-feira, abril 26, 2024
Home Destaques O mundo da música fica em silêncio

O mundo da música fica em silêncio

Por Ramom Henrique
Letieres dos Santos Leite ou conhecido nacionalmente como Letieres Leite nasceu em Salvador no dia 8 de dezembro de 1959.
foi um músico, educador, compositor e arranjador brasileiro, ao longo de trinta anos de carreira.
começou pela flauta, passando para o sax tenor e o sax soprano, isso desde os seus dezenove anos, quando descobriu sua real vocação para instrumentos de sopro.
 Aprendendo de forma autodidata, é um dos oito filhos de dona Maria do Carmo dos Santos Leite e seu Antônio Letieres Leite.
O garoto “sem nome” (já que o pai o batizou apenas com os sobrenomes cresceu na capital baiana e desde cedo enveredou pelo campo das artes.
Começou aos treze anos nas artes plásticas, mais especificamente com pintura e gravura, chegou a fazer uma exposição coletiva na Biblioteca Central em Salvador.
Em 1977 foi aprovado no vestibular de Artes Plásticas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que frequentou por três anos.
 Ao mesmo tempo deu início aos estudos de música como autodidata, e, em seguida, passou a cursar matérias eletivas de música na UFBA.
Já como músico profissional em Salvador, começou trabalhando com artistas locais como: Saul Barbosa, Gerônimo, Andréa Daltro, Cozinha Baiana, Jazz Carmo Quinteto, entre outros.
Retornou ao Brasil em 1994, passando a trabalhar com inúmeros artistas em shows e gravações.
Em Salvador, lecionou no curso de extensão em saxofone da Faculdade de Música da Universidade Federal da Bahia, entre 1998 e 1999. Fundou a AMBAH – Academia de Música da Bahia, escola especializada no ensino da música popular.
Gravou ou se apresentou com grandes artistas, como o percussionista marroquino-senegalês Mokthar Samba, Morotó Slim e os Retrofoguetes, Gilberto Gil, Naná Vasconcelos, Nico Assumpção, Elba Ramalho, Lulu Santos, Timbalada, Daniela Mercury,Elza Soares, Stanley Jordan, Carlinhos Brown, Olodum, Toninho Horta, Arthur Maia, Márcio Montarroyos, Hermeto Pascoal.
Trabalhou principalmente com a cantora Ivete Sangalo, até o carnaval de 2011, compondo a Banda do Bem e tendo participado de oito álbuns e três DVDs da cantora – Fonte Nova, Maracanã e o histórico registro no Madison Square Garden, em Nova Iorque.
Em 2006, Letieres criou a Orkestra Rumpilezz que é o maior orgulho dos seus 30 anos de carreira. Além de reger a orquestra, Letieres é o responsável por todo o conceito – figurinos, ambientação – passando pelas composições e arranjos de sopro e percussão. Todo este trabalho foi lançado em 2009 no álbum inaugural Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz.
Letieres morreu no dia 27 de outubro de 2021, em sua casa em Salvador,O laudo de sua morte apontou uma insuficiência respiratória causada pela COVID-19.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Seleção de Elenco para série “Iceberg”

Por Redação  Inscrições para “Iceberg” são voltadas para pessoas com ou sem experiência em dramatização. A produtora baiana Têm Dendê recebe até o dia 15 de...

CPM 22 era só CPM: vocês sabiam?

Por Teo Gelson  Você sabia que, Badauí no passado já foi entregador de panetone Wally escreveu a música "Garota da TV" para uma ex-namorada que havia...

Campeonatos Continentais neste meio de semana

Por Fernando Francisco  Nesse meio de semana é de campeonatos continentais ou seja de Sul Americana e Libertadores. Pela Sul Americana tivemos na terça dia 23/04...

Conversa com a Plus: Jéssica Aparecida de Lucas

Por Paula Furtado  Hoje o Portal conversou com a linda e atuante Jéssica, estudante de psicologia, que trouxe ideias sensíveis para que todas nós possamos...