quinta-feira, abril 18, 2024
Home Destaques O que a marketing e a música tem em comum?

O que a marketing e a música tem em comum?

Por: Thiara Meneses

 

Aumentar a base de fãs, conseguir engajamento, tornar uma música ou um vídeo viral, esses são alguns dos pedidos que a gente escuta quando é procurado por artistas independentes que buscam crescer na internet e fora dela. Talvez se a pergunta que dá título a nossa coluna de hoje fosse feita anos atrás, as respostas não seriam tão certas, mas hoje com a força da internet, redes sociais e com o estrondo dos streamings, é muito mais fácil os artistas entenderem a importância vital do Marketing na música.

E para falar sobre isso, precisamos antes de tudo entender o que é Branding (gestão de marca).

Para Philip Kotler, pai do marketing, Branding “significa dotar produtos e serviços com o poder de uma marca. Está totalmente relacionado a criar diferenças.”, ou seja, mais que ter uma boa logomarca, qualidade no produto/serviço, o branding é a alma do negócio, ele une o cliente a marca, é um processo de construção e consolidação da identidade, e o que torna seu produto/serviço apaixonante.

Sabendo disso o artista precisa agora entender que o desafio é criar sua identidade nesse mundo plural e diverso que a internet e os outros meios de comunicação demandam diariamente. Por isso é tão importante seguir os 4 passos que eu citei na coluna anterior, não leu ainda? Então vai no botão pesquisar e procura pela minha primeira matéria aqui no Som de Papo.

Continuando o papo sobre branding vamos aprofundar mais um pouco, no universo da música, a gestão de marca é o trabalho de conexão, é o que vai aproximar o seu público da marca. Uma vez que você conheça o seu público alvo você tem que se perguntar o que te diferencia do seu nicho. Supondo que você seja um cantor de rap, você precisa se perguntar:

– O que eu ofereço de diferente dos outros artistas que cantam o mesmo estilo musical que eu?

– Que tipo de experiência eu ofereço com a minha música?

– O que eu ofereço como pessoa, meus gostos, interesses, atividades que atrai pessoas para escutar a minha música?

A música por si só é uma experiência sensorial, que tem uma grande força emocional entre artista e público, logo é um trabalho que se feito em conjunto com todo o resto de experiências do usuário – marca, site, cores, comunicação visual, etc, vira uma grande potência de fidelização de pessoas. Além de poder gerar o interesse de outras marcas para parcerias e investimentos. Artistas com um branding bem construído se fortalecem e viram alvo de grandes marcas. Por exemplo, a AMBEV que contratou artistas que se encaixam com o público daquele estilo de vida, no projeto Skol Pagodão contratou Psirico e Léo Santana e para o projeto da Budweiser, o One team contratou Emicida e Marcelo D2. As conexões feitas com esses artistas se dão pela essência deles e como isso casa com a marca das bebidas, pois um ponto forte do branding é a coesão e clareza na imagem, posicionamento, segmentação e público do artista.

Agora você já sabe o que é branding e como ele é vital para o seu desempenho. Foque nas ações estratégicas e entenda que a música é a alma do seu negócio, mas ela precisa do marketing para crescer. Conte com um profissional de apoio e sucesso!

Até a próxima matéria!

Um beijo.

@thiarameneses

Fonte da Imagem:

https://www.rawpixel.com/image/2273396/free-photo-image-microphone-singer-concert

Referencias: KOTLER, Philip, KARTAJAYA, Hermawan e SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Axé pra sempre na Micareta de Feira

Por Gilberto Romano  Sexta-feira a micareta de feira traz diversas atrações pra animar o público: Araketu, Alinne Rosa, Psirico, Olodum, dentre outras. O destaque deste dia...

Zé Honório comanda Micareta de Feira no sábado

Por Redação  Neste final de semana acontece uma das tradicionais micaretas do Brasil, a de Feira de Santana. O Carnaval da "Princesinha do Sertão" promete...

Cidade de Deus: vamos recordar?

Por Teo Gelson  Lá se vão 20 anos desde que "Cidade de Deus" foi lançado nas salas de cinema, pontuando um período áureo da produção...

Aonde seu time joga no Brasileirão 2024 neste meio de semana?

Por Fernando Francisco  Neste meio de semana começou a segunda rodada do campeonato de futebol mais disputado do mundo, nessa terça dia 16/04 tivemos Bahia...