terça-feira, abril 23, 2024
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O que é persona, e por que tê-la na sua estratégia?

Por: Thiara Meneses

 

Lembra de quando falei sobre os 4 passos para começar o seu marketing musical? Se você não leu minha primeira matéria no Portal do Som, vai no menu e clica na coluna de marketing para ficar por dentro e ler em detalhe o que falei sobre o planejamento de marketing e sobre o primeiro passo, que é pesquisa.

Nosso segundo passo é criar uma persona, e aqui vou me aprofundar um pouco mais sobre a importância de ter a sua. Mas primeiramente vamos entender de onde vem esse nome, a primeira vez que tive contato com o mundo do marketing de conteúdo e o que era uma persona, foi em 2013 quando participei de uma webinar com o Cássio Politi da Tracto Content. Para mim ele foi o pioneiro no Brasil em trazer esse tipo de conteúdo, foi dali em diante que entendi a diferença entre público alvo e criação de persona. Naquela época enquanto profissional de marketing eu me preocupava em delimitar faixa etária, localização, classe social, gênero, informações estas que quando filtradas correspondem a público alvo, mas para a criação do persona, além dessas informações, é preciso estudar e analisar o comportamento. Então por exemplo, se eu fosse falar sobre uma persona eu falaria da seguinte forma:

Maria, mulher de 29 anos, classe média, brasileira, mora no interior de Sergipe, em Canindé do São Francisco. É formada em nutrição, trabalha em uma clínica da cidade, mas gostaria de ter sua própria clínica. Gosta de esportes e tem vontade de se dedicar mais a isso. Nos finais de semana, sempre faz trilhas com os amigos e adora se reunir com eles. É econômica, mas gosta de coisas de qualidade, portanto gasta quando acredita que é algo bom. É animada e divertida.

É com essas informações mais detalhadas sobre comportamento e necessidades que a gente consegue decidir e chegar com mais assertividade em quem consome o nosso produto, e nesse caso todos os passos que tenho falado aqui se encaixam para a realidade de qualquer negócio.

No caso do Marketing Digital, a criação da persona vai ajudar a você a criar conteúdo certo para pessoa certa. Imagine um cenário onde você, artista, vai lançar a sua música, mas até o lançamento da música você precisa conversar e interagir com sua fanbase, esse diálogo já faz parte da estratégia criada, e você vai postar conteúdo que prepare o seu público para receber a notícia da música que vai ser lançada, e assim ser bem recebida e aclamada. Sabemos da importância do pré save, se você faz um trabalho de preparação de público, se comunicando com eles, entregando material, gerando engajamento, quando seu pré save chega, a fanbase já está pronta para aderir, clicar, salvar e se preparar para o dia do lançamento. Isso  é parte da experiência do usuário, ou jornada do cliente, termos que usamos no marketing digital mas que são super importantes para o entendimento da construção desse processo.

Ter uma persona criada e definida é trazer para o seu planejamento uma jornada do cliente eficaz. Por isso é tão importante que ela seja levada em consideração nas decisões de ações de marketing.

Hoje existem sites que já criam personas com base nos dados que você alimenta, mas minha sugestão é que você arregace as mangas e busque informações em todos os canais que você já atua. Praticamente todas as plataformas digitais têm os relatórios (insights), e você pode filtrar as informações, mas lembre-se de entender o comportamento para além dos relatórios. E se você tiver condições financeiras de investir em um profissional capacitado na área, saiba que é um investimento super válido, mas certifique-se sempre se é alguém com formação e expertise de verdade, infelizmente a internet está cheia de charlatões oferecendo fórmulas mágicas de se tornar um sucesso da noite para o dia. Não existe processos vitoriosos sem trabalho, é arregaçar as mangas e buscar o melhor, o resto  é consequência.

Por hoje é só, nos vemos na próxima publicação.

Se você leu minhas matérias e gostaria de conversar comigo, tirar uma dúvida, chamar para um job, fala comigo no [email protected].

Grande beijo!

Referência: Politi, Cassio «Como entrevistar clientes para buyer persona?». Tracto Content Marketing

Foto: www.rawpixel.com/image/1514/free-photo-image-concert-music-show

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