terça-feira, maio 7, 2024
Home Arte e Literatura O que seria dos filmes de terror e suspense sem a música?

O que seria dos filmes de terror e suspense sem a música?

Por Nelsinho Toledo

Façam uma reflexão : o que seria do filme “Tubarão” (1975) , de Steven Spielberg, sem a música de John Williams ? ; o que seria do filme “Psicose” (1960), de Alfred Hitchcock, sem a música de Bernard Herrmann ?
Lembrem-se que, Steven Spielberg, quando rodou “Tubarão” , teve inúmeros problemas com os “tubarões mecânicos” usados no filme ; na época não existiam os modernos efeitos gerados por computadores e, na primeira metade do filme, para evitar problemas com os “tubarões mecânicos”, os ataques do tubarão são mais sugeridos do que mostrados, mas são eficazes graças à brilhante trilha musical de John Williams, que ganhou o Oscar em 1976 por esse trabalho.
O genial Bernard Herrmann foi um assíduo colaborador do mestre do suspense Alfred Hitchcock . Mesmo quem nunca assistiu ao filme “Psicose”, que Hitchcock realizou em 1960, conhece a famosa música da “cena do chuveiro” , criada por Herrmann .
Aproveito a coluna de hoje para prestar uma homenagem ao cineasta Larry Cohen , que faleceu no dia 23 de março de 2019, em Los Angeles. Ele morreu sem ter o reconhecimento que merecia. Foi um brilhante diretor, produtor e também roteirista. Vocês sabiam , por exemplo, que ele foi o autor da história de três episódios da lendária série de TV Columbo , estrelada por Peter Falk ?


Larry Cohen foi um mestre em dirigir filmes de terror de baixo orçamento . Graças à sua genialidade, vários dos seus filmes são hoje cultuados . O mais famoso deles é, sem dúvida ,“Nasce Um Monstro” , de 1974. Nesse filme de baixo orçamento , ele foi o roteirista, produtor e diretor. É um filme sobre um “bebê monstro” , que espalha o terror fazendo muitas vítimas. Para minimizar a falta de orçamento para “criar” um bebê mutante convincente , Cohen mostrou os ataques sob o ponto de vista do próprio bebê . Mas o que realmente tornou o filme genial foi a trilha musical. E adivinhem quem foi o autor da trilha ? Foi Bernard Herrmann, ele mesmo, em um dos seus últimos trabalhos para o cinema.
Meus amigos, peço que vocês conheçam meu canal no YouTube www.youtube.com/nelsontoledofilho e acompanhem meu programa “Falando de Cinema” pela Rede SDP TV.

Um abração a todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Atrizes Famosas que são mães de atrizes famosas

Por Nelsinho Toledo Na coluna desta semana, em homenagem ao Dia das Mães , comentarei sobre atrizes famosas que se tornaram mães de filhas que...

O professor como protagonista vital na sociedade

Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) Os professores desempenham um papel fundamental na sociedade, moldando mentes jovens, inspirando a próxima geração e contribuindo para o desenvolvimento...

A perspectiva da violência doméstica contra a mulher Plus

Por Paula Furtado  A violência doméstica não é algo que acontece somente contra as mulheres Plus, qualquer mulher pode estar sujeita a viver um relacionamento...

Não julgueis um livro pela sua capa

Por Dôra Paiva  Esse é um antigo jargão que retrata uma triste realidade. Mesmo assim ele se faz muito presente na vida de muitas pessoas....