Por Dora Paiva
dorapaivatp51@gmail. com
Hoje teremos a nossa ultima matéria, alusiva ao Setembro Amarelo. E com ela, estaremos trazendo com linguagem acessível, simples e esclarecedora, um tema que é bastante polêmico e muito debatido, em todo o planeta. Vamos falar de questões que envolvem o SUICÍDIO ASSISTIDO. Nessa abordagem, adentraremos em partes delicadas, angustiantes, complexas e questionáveis, que são exaustivamente debatidas nos vários seguimentos da sociedade, envolvendo principalmente, a questão da religiosidade.
O que na realidade é o SUICIDIO ASSISTIDO? Quais são as suas características? Quais países possuem legalmente essa prática? E qual é o posicionamento do Brasil nesse contexto? O SUICIDIO ASSISTIDO, é um ato voluntário e deliberado, onde uma equipe médica, fornece a medicação para um paciente e o mesmo fará a execução do seu desejo de extinguir a sua vida. Dessa forma, percebemos, que é o próprio paciente que “comanda” o ato que irá ceifar a sua existencia.
Esse procedimento inusitado, é legalizado em alguns países, gerando uma grande celeuma contraditória, pois a equipe medica que prestou o juramento de Hipócrates, selando um pacto para a manutenção da vida, é a mesma que vai fornecer o meio fatal para exterminá-la. Um verdadeiro contrassenso.
Quais são os países que adotam legalmente essa pratica? O principal e mais antigo exemplo, é a Suíça. Esse país europeu, tem a prática implantada mesmo sem uma lei especifica, desde 1918, através do Código Penal Suíço. Esse procedimento muito procurado por estrangeiros, tem como referência a Clínica Dignitas, localizada em Zurique.
Além da Suíça, temos a Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Espanha, Itália, Estados Unidos (em alguns Estados) e a Colômbia, que é o primeiro país latino a adotar essa pratica. Aqui no Brasil, ele é considerado um crime contra a vida, pelo artigo 122, do Código Penal Brasileiro.
Algumas personalidades fizeram o SUICIDIO ASSISTIDO:, entre elas estão: o cineasta francês Jean-Luc Goddard (2022); o poeta e escritor brasileiro Antônio Cicero (2024); o ator francês Alain Del (2024). Em 2016 o filme Como Eu Era Antes de Você, reacendeu a questão da Morte com Dignidade. Em todo esse contexto, há uma grande incoerência, pois na Suíça, o SUICIDIO ASSISTIDO é legalizado e permitido, porem a prática da EUTANÁSIA é terminantemente proibida., em todo o país. Brincadeira isso.
Como esse tema polemico e muito debatido, encerramos a saga do Setembro Amarelo. Para mim, o Combate ao SUICIDIO, independente da sua forma de execução, é uma batalha diária, a todos os instantes da vida. Vamos trabalhar corretamente a nossa Saúde Mental, pois somente com a sua instalação e manutenção, será um ganho inestimável, para todos nós. Pense nisso carinhosamente. Namaste!
Texto: www.bbc.com
www.scieĺo.br
Imagem: www.pinterest.com br
,



