segunda-feira, maio 6, 2024
Home Destaques O uso das Terapias Holisticas no tratamento da Endometriose

O uso das Terapias Holisticas no tratamento da Endometriose

Por Dôra Paiva

No domingo dia 10/07, a cantora Anitta declarou em um programa, de uma determinada rede, que sofre com a Endometriose, há 9 anos. Pela grande repercussão da matéria, essa entrevista chamou muita atenção do público brasileiro, especialmente nas mulheres em idade reprodutiva. A falta de acesso às informações a cerca desse distúrbio, talvez seja o principal empecilho, para a detecção da doença e consequentemente o seu diagnóstico. Com todo esse alarde sobre o assunto, o Movimento Nacional de Conscientização sobre a Endometriose- o MovEnd, ganhou uma força extraordinária no contexto da divulgação, de uma doença que afeta aproximadamente 10%, das mulheres aqui no Brasil.
Por ser uma patologia que ainda não tem a cura definitiva, a sua detecção precocemente, é um fator de suma importância, para o seu controle. Além do uso de medicamentos específicos, associados a uma prática de exercícios físicos, de moderação no uso do álcool, de eliminação do fumo, acompanhados por uma dieta anti-inflamatória, as chances de melhoramento dos sintomas, são favoráveis. Muito embora a alopatia contribua para a melhoria do quadro sintomático, hoje temos também como recurso complementar ao tratamento, as Terapias Holísticas que surgem como grandes auxiliares nesse processo de amenização, da Endometriose. Dentre tantas em disponibilidades, listamos algumas das mais procuradas:
1-A CROMOTERAPIA- essa é a terapia que trabalha com o espectro das cores, como elemento de alívio e de controle do quadro. Por conta da Endometriose, ser localizada na área do aparelho reprodutor feminino, há sempre um grande cuidado do cromoterapeuta, em relação ao tempo de exposição e na escolha da palheta de cores. Recomenda-se a utilização de duas cores, por um período de 5 minutos, para cada uma. As cores favoráveis são: o Azul, que possibilita a eliminação da dor e induz ao relaxamento. E o Verde, pois ele tem propriedades analgésicas, e é a cor da saúde e do equilíbrio. Porém é preciso ter cautela, durante a sua aplicação , pois o excesso de exposição poderá ser fatigante e depressivo.
2-O REIKI- essa técnica consiste na imposição das mãos, sobre o corpo, realizando movimentos suaves, para transferência de energia. Não há toque no corpo. Ele promove o equilíbrio físico e mental. É uma técnica segura e sem efeitos colaterais. A sua eficácia no controle da dor e do estresse, está comprovada cientificamente e o seu uso é bastante frequente. Recomenda-se a realização de sessões de no máximo 30 minutos, com aplicações 2 vezes na semana.
3-A MASSOTERAPIA- estudos científicos demonstraram que essa técnica, proporciona o alívio da dor pélvica e dos espasmos musculares da Endometriose. A massagem perineal e os exercícios perineais, são recursos que a Fisioterapia também utiliza, no tratamento da Endometriose. Assim como também a Crioterapia. Porém convém salientar, que os movimentos da Massoterapia, são suaves, lentos e sequenciais, pelo fato de estarem sendo realizados, em uma área corpórea muito sensível, a do aparelho reprodutor feminino.
4-OS FLORAIS DE BACH- é a terapêutica desenvolvida pelo Dr. Edward Bach. Ela se baseia no uso de essências florais medicinais, que vão devolver o equilíbrio do corpo e da mente. É completamente natural e não tem contra indicações. No tratamento da Endometriose, a essência Mimulus, tem uma resposta muito eficaz e positiva, pois ela age como calmante e relaxante. Temos também o Olive, que alivia as dores e recupera a vitalidade. O Gorse aumenta esperança da recuperação. Os Florais são utilizados por via oral, através de 4 gotas sublinguais, 4 vezes ao dia.
5-A FITOTERAPIA- trabalha com as plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. É uma técnica ancestral. Um fitoterápico conhecido como Unha de Gato, tem atuado com grande eficácia na melhora dos sintomas da Endometriose. No ápice da crise da dor, a ação do chá de Camomila é imediata. Assim como também o Chá de Erva Doce, cujo efeito proporciona o equilíbrio hormonal. Também temos o Chá Verde, o Chá de Hibisco, o Chá de Amora e o da Folha de Algodão, que também possuem um efeito muito positivo nesse processo.
A ACUPUNTURA- a técnica milenar de origem chinesa, consiste na aplicação de agulhas finas, em pontos específicos do corpo, chamados de meridianos. Ela promove o alívio das dores crônicas, melhorando a imunidade, diminuindo os sintomas e equilibrando as energias. Tem efeito analgésico e anti inflamatório. Pode também ser aplicada na Auriculoterapia, através das sementes de mostarda. Mas também pode ser realizada por impulsos elétricos, através da Eletrodoterapia. Salientamos que, por se tratar de um técnica que pode ser invasiva, em algumas situações, um cuidado maior deverá ser observado pelo Acupunturista.
Pois bem caros amigos, são muitas terapias que poderemos aplicar, no tratamento da Endometriose. Porém é preciso enfatizar, que essas terapias são complementares, pois o tratamento alopata também deve ser cumprido com rigor. As Terapias Holísticas, chegaram para que em conjunto com a Medicina Tradicional, venham cada vez mais contribuir para que o Homem tenha Saúde Plena e Total. Pense nisso carinhosamente. Namastê!

Referências:
Texto: www.tuasaude.com
Imagem:www.pinterest.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

A perspectiva da violência doméstica contra a mulher Plus

Por Paula Furtado  A violência doméstica não é algo que acontece somente contra as mulheres Plus, qualquer mulher pode estar sujeita a viver um relacionamento...

Não julgueis um livro pela sua capa

Por Dôra Paiva  Esse é um antigo jargão que retrata uma triste realidade. Mesmo assim ele se faz muito presente na vida de muitas pessoas....

Para saber o que é o estilo Boho

Por Angelica Schianta Sendo uma tendência na decoração, o estilo Boho, popular e muito acessível, combina vários outros estilos tendo como resultado propostas únicas. A...

Você sabe o que é NOMOFOBIA? Conheça o transtorno de dependência de Tecnologia

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis O uso excessivo de telas afeta diretamente a saúde mental, independentemente da idade. A nomofobia é um termo utilizado para...