terça-feira, abril 30, 2024
Home Destaques Os mecanismos de autodefesa: vamos conhecer?

Os mecanismos de autodefesa: vamos conhecer?

Por Dôra Paiva 

Autodefesa ou auto defesa, é uma expressão que tem como significado “ato ou ação de defender a ai mesmo”. É uma defesa que alguém faz em prol dos seus direitos. Normalmente, a Autodefesa está  interligada às  questões  da integridade física ou jurídica. Entretanto, existe uma qualidade de Autodefesa, que é  pouco divulgada  e pouco conhecida da grande maioria da sociedade. Essa modalidade é  a Autodefesa Psicológica  ou Emocional.

Dificilmente,  os seres humanos param para pensar e analisar,  a forma de como eles reagem aos seus conflitos pessoais e às adversidades  da vida. Sempre quando essas situações se apresentam, cada um busca lidar com elas, com alguma forma específica e  particular. Esse procedimento também é  conhecido como: MECANISMOS DE DEFESA.

E O QUE SÃO OS MECANISMOS DE DEFESA?

São métodos ou técnicas que ajudam de forma consciente  ou inconsciente, a responder aos eventos negativos, aos traumas e ou decepções. Esse é  um conceito  criado pelo pai da Psicanálise, SIGMUND FREUD. Esse conceito teve mais tarde, um aprofundamento científico, com base nos estudos realizados por sua filha, ANNA FREUD. Ele explica que esses mecanismos, são acionados diante de acontecimentos que geraram dor e sofrimento. São métodos que as pessoas usam, para lidar com sentimentos  de estresse ou ansiedade.

 PRINCIPAIS  MECANISMOS DE AUTODEFESA?

1.EVITAÇÃO – é  um método que as pessoas utilizam, para evitar lidar com os problemas. O indivíduo descarta qualquer pensamento  ou sentimentos, que venha lhes proporcionar  desconforto e transtornos. É muito importante salientar, que a Evitação pode não ser bem sucedida, pois poderá ocasionar o surgimento  de uma outra estrutura bastante perigosa. Ela pode provocar o uso do álcool  ou de drogas, como um instrumento  de fuga da situação. 

2.NEGAÇÃO – é quando o indivíduo  se recusa a aceitar a realidade instalada. O exemplo mais clássico, é o processo de uma separação, de um divórcio. O grande problema desse mecanismo, é  que ele impede que a pessoa possa lidar adequadamente  com a situação.  Pois ela poderá  atrapalhar  a vida de uma pessoa, que venha a permanecer  nesse estágio, sob pena do mesmo ficar fora da realidade dos fatos.

3.PROJEÇÃO – é quando pegamos as emoções ou sentimentos indesejados e atribuímos os mesmos a outrem. Ou seja, não aceitamos o processo em nós mesmo e dessa forma, acusamos uma outra pessoa. É um mecanismo utilizado, sem a devida percepção, ou seja, ele age inconscientemente. Através da Projeção, acreditamos que o nosso problema, pertence a outra pessoa. Vemos no outro, aquilo que não admitimos em nós. É  a defesa  para nos proteger, daquilo que ainda não podemos ou sabemos lidar.

4.REPRESSÃO  –  consiste  em afastar da nossa consciência, fatos, eventos ou ideias que venham a nos provocar ansiedade. É um ato de reprimir, de deter uma idéia ou desejo, como forma de se evitar a dor e o sofrimento. 

5.ISOLAMENTO  – é  talvez o mais raro e o mais problemático  dos mecanismos  de defesa. É o ato de isolar, afastar o pensamento, objetivando evitar  as dores. É  a forma de ficar desconectado  de outros pensamentos. 

Temos outras espécies de Mecanismos, porém neste texto citamos apenas os cinco mais divulgados, pela literatura específica. Vale a pena, pesquisar e conhecer os outros tipos. 

Esses mecanismos que acionam os na Autodefesa, funcionam como elementos estabilizadores  de reações diante de um grande sofrimento emocional. Eles possibilitam um alivio temporário. São subterfúgios que o nosso Ego criou, para a nossa proteção  dos possíveis  sofrimentos, dores e decepções. Eles são um verdadeiro  escudo, que vai blindar o nosso corpo e a nossa Mente, no momento que o “gatilho”, que é o acontecimento, for acionado e que o mesmo irá causar transtornos. Pense nisso carinhosamente. Namastê! 

Referências:

Texto: www.pt.linkedin.com

             www.psymeetsocial.com

Imagem:www.pinterest.com.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Silvanno Salles é indicado à Troféu

Por Redação  Silvanno Salles é indicado ao "Troféu Oscar Marques Folia", prêmio oficial da Micareta de Feira, reconhecido por lei municipal. "O Cantor Apaixonado" , Silvanno...

Salto Quântico: entenda o que é

Por Dôra Paiva Nos dias atuais, muito se tem falado sobre a Física Quântica e os seus avanços na área da tecnologia. Em paralelo a...

Bahia ganha trilhas turísticas na Chapada e sul do Estado

Por Redação  A Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado.  Além das paisagens naturais que despertam a atenção...

Não consigo cair nos braços de Morfeu: saiba como dormir bem

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Segundo a mitologia grega, Morfeu era considerado o filho do deus do sono, chamado Hypnos – palavra que, no...