quarta-feira, julho 24, 2024
Home Destaques Pais Helicópteros: o que são e como agem

Pais Helicópteros: o que são e como agem

Por Dora Paiva

O crescimento acelerado das tecnologias, vem ao longo das décadas transformando costumes, modificando tradições e alterando os comportamentos das pessoas. Novas expressões estão surgindo, objetivando conhecer e aprofundar os estudos sobre as formas de lidar e de orientar a vida cotidiana das pessoas. Dentre essas novidades, destacamos o aparecimento de uma nova denominação, que traz em seu contexto a ação e a participação dos pais, na vida dos filhos. Essa nova designação, faz referencia aos denominados “Pais Helicópteros”. E afinal quem eles são? Como eles agem em relação aos filhos?

“Pais Helicópteros”, são aqueles pais ONIPRESENTES, na vida dos seus filhos. Eles agem como verdadeiros CONTROLADORES, que estão imbuídos de Controlar, Direcionar e Organizar a vida dos filhos. Ainda que estejam bem intencionados, eles inibem e impedem seus herdeiros a alçar vôos mais altos e desafiantes. Essa atitude vai possibilitar que os filhos, se tornem dependentes e sem iniciativas.

Os denominados “Pais Helicópteros” relutam em “soltar as amarras” impedindo que os filhos descubram o mundo com os seus próprios olhares. Mesmo tendo a plena consciência de que ao se tornarem adolescentes, esses filhos necessitam sair em busca de novas experiências e de novos novos horizontes. Mesmo assim, esses País interferem exageradamente nas escolhas dos seus filhotes. É claro e evidente , que o papel dos País, não é impedir ou impossibilitar o crescimento dos seus rebentos e sim orientá-los criteriosamente.

COMO AGEM OS “ PAIS HELICÓPTEROS”?

A Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, realizou uma pesquisa muito avançada e constatou que os filhos dos “Pais Helicópteros”, ficam com uma menor capacidade de lidar e enfrentar os desafios do cotidiano. Esse contexto vai influenciar as decisões a serem tomadas, assim como também vão interferir no rendimento escolar. Esses pais querem criar os seus filhos sob uma Redoma, ou em uma Bolha de proteção. Agindo dessa forma, eles impossibilitam o ganho de uma Autonomia e de uma Responsabilidade.

EXISTEM FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O SURGIMENTO DOS “PAIS HELICÓPTEROS”?

Nos dias atuais, devido a escalada vertiginosa da Violência Urbana e dos diversos tipos de Contravenções, há um grande temor entre os pais, em relação a vida e ao círculo de amizades dos seus filhos. Isso por que as facilidades existem e não podemos esconder. Porém, ao invés de estarem “gravitando” em torno das suas crias, deveriam abrir um diálogo franco, verdadeiro e real, sobre essas facilitações, que existem em diversos guetos. O diálogo sempre será a chave para se lidar, com os filhos, sejam eles crianças, jovens e até adultos. Pense nisso carinhosamente. Namastê!

Referências

Texto autoral, escrito especialmente para o Portal Som de Papo, em 12/06/24, às 14:54, na cidade do Salvador – BA

Contém partes extraídas de: www.lunetas.com.br

Imagem: www.ficargravida.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 COMENTÁRIO

  1. Que espetáculo de abordagem. Uma temática profunda e tão real nos dias atuais. Sensacional Dora as suas explanações sobre algo tão presente em lares brasileiros.
    A atualidade, o imediatismo e a aceleração estão aproximando os distantes e distanciando os que convivem juntos na ausência de diálogos e de valores.

    Parabéns pelas palavras tão essenciais e necessárias para despertar em nós.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Como diagnosticar e superar feridas emocionais para uma vida plena após 40+

Por Hiane Santos Você sabia que muitas mulheres, ao atingirem os 40 anos, enfrentam desafios emocionais significativos que podem afetar sua autoestima e bem-estar geral?...

Politica monetária: o que é e como afeta a sua vida?

Por Daniele Costa do Canto A política monetária é um conjunto de ações implementadas pelo Banco Central (BC) de um país para controlar a quantidade...

Dois filmes feitos para a TV com grandes atrizes

Por Nelsinho Toledo    Hoje vou comentar sobre dois filmes feitos para a televisão que há muito tempo não são mais exibidos pela TV brasileira,...

Podcast de Inclusão em Premiação Nacional

Por Rita Silva  Venho comunicar que estou participando de uma premiação a nível nacional. Que alegria! Nunca passou pela minha cabeça que um dia eu...