sábado, maio 18, 2024
Home Destaques Palhaçada pra criançada: vamos relembrar o Bozo

Palhaçada pra criançada: vamos relembrar o Bozo

Por Téo Gelson

O palhaço Bozo foi criado em 1946 pelo produtor e empresário fonográfico americano Alan W. Livingston. A ideia da Capitol Records era gravar um disco com histórias e canções infantis: “Bozo at the Circus”.A voz do palhaço era feita pelo ator e cantor Vance Colvig, que também dublava o personagem “Pateta” para a Disney.O disco ficou quatro anos no topo das listas dos discos mais vendidos da Billboard, a famosa parada musical americana.

A primeira versão do palhaço para a TV surgiu em 1949. O cantor Vance Colvig, a voz do disco de 1946, vestiu a fantasia azul e a peruca laranja para apresentar um programa ao vivo, de meia hora, na KTTV, de Los Angeles. Em 1954, a gravadora Odeon trouxe os discos do Bozo ao Brasil. Quem fez a versão para o português do palhaço foi o humorista José Vasconcelos. “Bozo at the circus” faturou 200 milhões de dólares em 1956. Nesse ano, o empresário Larry Harmon comprou os direitos do personagem e bolou um novo programa diário, ao vivo, com plateia infantil, intercalado por desenhos animados. Sua ideia era vender o show para emissoras de todos os Estados Unidos. O recorde de permanência no ar alcançado por um único ator entre tantos que interpretaram o Bozo nos Estados Unidos foi de 24 anos ininterruptos. Bob Bell, o Bozo americano mais famoso, comandou o programa na WGN, de Chicago, entre 1960 e 1984.

A WGN anunciou que Bozo sairia do ar em 23 de março de 2001. Na ocasião, o personagem estava sendo vivido por Joey D’Aruia, que ocupava o posto desde a aposentadoria de Bob Bell, em 1984. No dia 14 de junho desse ano, foi ao ar pela última vez o “Bozo: 40 anos de diversão”.

O empresário e palhaço Larry Harmon, dono dos direitos do palhaço, morreu no dia 3 de julho de 2008, aos 83 anos, em decorrência de problemas cardíacos, em Los Angeles. Embora não tenha sido o primeiro a interpretar o personagem, o americano licenciou e treinou pessoalmente cerca de 200 Bozos ao longo da vida. Foi também Larry Harmon quem consagrou o visual do Bozo: cabelo laranja espichado para os lados, um grande nariz de palhaço vermelho e roupa azul e branca.

O SBT lançou o programa do Bozo no Brasil em 19 de setembro de 1981. O palhaço Bozo foi apresentado pela emissora de Sílvio Santos durante 10 anos, de 1981 a 1991. A produção era toda nacional, exceto o desenho animado, que vinha dos Estados Unidos e estrearia logo depois. O primeiro Bozo nacional foi o grandalhão Vandeko Pipoca. Ele ficou um ano no “cargo”. Outros 13 atores fizeram o papel de Bozo no SBT e em suas emissoras afiladas. “Sempre rir, sempre rir, pra viver é melhor sempre rir” era o slogan principal de Bozo. Bozo ganhou seis vezes o Troféu Imprensa de melhor programa infantil da TV brasileira.

Em 2017 foi lançado o filme “Bingo, o rei das manhãs”, que contou a dramática história de Arlindo Barreto, o Bozo mais famoso das versões brasileiras. Quem fez o papel principal foi Vladimir Brichta..

 

Fonte: guiadoscuriosos.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Futebol Feminino é destaque neste fim de semana

Por Fernando Francisco  Em virtude do campeonato brasileiro masculino ter a rodada adiada em virtude das enchentes no Rio Grande do Sul,mas o Brasileirão Feminino...

Inclusão LGBTQIA+

                                      Por Ramon Henrique       ...

Samba do Carmo comandada por Gominho

Por Gilberto Romano    Gominho vai comandar roda de samba no Santo Antônio Além do Carmo neste sábado (18)   Intitulado de Samba do Carmo, o projeto que...

A Homossexualidade não é uma doença. A doença é a HOMOFOBIA!

Por Dôra Paiva Hoje, dia 17 de maio de 2024, comemoramos o Dia Mundial de Combate a HOMOFOBIA, a TRANSFOBIA e a BIOFOBIA. Essas denominações,...