sexta-feira, maio 3, 2024
Home Arte e Literatura Poirot: genial nos livros de Agatha Christie e nos filmes

Poirot: genial nos livros de Agatha Christie e nos filmes

Por Nelsinho Toledo

Hercule Poirot, o genial detetive criado por Agatha Christie , já foi interpretado (e muito bem) por vários atores, em produções feitas para o cinema e para a televisão .
Hoje estou escrevendo sobre dois desses intérpretes : Albert Finney e Peter Ustinov . Inicialmente vou falar sobre Peter Ustinov, que encarnou Poirot em seis filmes, três filmes feitos para o cinema e três filmes feitos para a TV .
Peter Ustinov nasceu na Inglaterra em 1921 e faleceu em 2004, na Suíca, aos 82 anos de idade. Ganhou dois Oscars de melhor ator coadjuvante , a primeira vez em 1961 pelo filme “Spartacus” e a segunda vez em 1965 pelo filme “Topkapi”. A primeira esposa de Peter Ustinov (ele casou-se três vezes) foi Isolde Denham , meia-irmã da atriz Angela Lansbury. Ustinov e Angela Lansbury contracenaram no filme “Morte Sobre o Nilo” (1978) . Nesse filme feito para o cinema, com um elenco milionário, Ustinov interpretou Poirot pela primeira vez. Sua magnífica intepretação de Poirot caiu nas graças do público e da crítica, tanto que ele voltou a interpretar Poirot em mais cinco filmes.
Peter Ustinov também interpretou o detetive belga Hercule Poirot no cinema nos filmes “Assassinato Num Dia de Sol” (1982) e “Encontro Marcado com a Morte”(1988). Foi ainda Poirot em três filmes feitos para a TV : “Treze À Mesa” (1985) , “A Extravagância do Morto” (1986) e “Tragédia em Três Atos” (1986) .
A distribuidora de filmes em DVD Obras Primas do Cinema está lançando no Brasil em DVD a Coleção Agatha Christie . Já foram lançados três volumes . Fazem parte do Volume 1 os filmes “Assassinato num Dia de Sol” e “Treze à Mesa” . Faz parte do Volume 2 o filme “Morte Sobre o Nilo” e faz parte do volume 3 o filme “Tragédia em Três Atos”.


Curiosidade : Peter Ustinov foi escolhido pelos produtores John Bradbourne e Richard Goodwin para estrelar o segundo filme que produziram sobre Poirot , que foi “Morte Sobre o Nilo” (1978) ; no filme anterior produzido por eles, “Assassinato no Expresso Oriente” (1974) , Poirot foi encarnado por Albert Finney (1936-2019) , cuja interpretação de Poirot não agradou grande parte da crítica e também grande parte do público . Mas agradou Agatha Christie , que esteve presente na première do filme em novembro de 1974 (Agatha faleceu em janeiro de 1976). O “pecado” de Albert Finney e do diretor De “Assassinato no Expresso Oriente” , Sidney Lumet, foi apresentar um Poirot bem próximo fisicamente ao Poirot descrito por Agatha Christie em seus livros. “Assassinato no Expresso Oriente” faz parte do Volume 3 da Coleção Agatha Christie , lançada em DVD.
Como fã de carteirinha de Agatha Christie, aprecio tanto o Poirot de Albert Finney como o Poirot de Peter Ustinov.
Meus amigos, peço que vocês conheçam meu canal no YouTube www.youtube.com/nelsontoledofilho e acompanhem meu programa “Falando de Cinema”, pela Rede SDP , todos os domingos às 22h30, horário do Brasil.
Um abraço e até a próxima semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

A Revolução Digital: Como os Negócios se adaptam ao Mundo Online

Por Redação  A era digital trouxe uma revolução sem precedentes no mundo dos negócios. Com a influência crescente da internet e a evolução constante da...

O que é a Liberdade de Imprensa?

Por Dôra Paiva  Hoje, 03 de Maio de 2024, é celebrado em todo o planeta, O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Essa data foi...

Madonna: superação e dedicação

Por Teo Gelson  A cantora Madonna, quando estava com seus 64 anos, passou por um período delicado de saúde que a levou a ser internada...

Teatro Gamboa tem temporada de peça premiada

Por Redação  Teatro Gamboa tem temporada de peça premiada com relato de personagem LGBTQIAPN+ ao longo de maio Em maio de 2019, estreava em Salvador, no...