segunda-feira, julho 4, 2022
Home Destaques Por que devo vacinar meu pet?

Por que devo vacinar meu pet?

Por Ana Karoline Carvalho

@AnaKaroline.vet

 

A vacinação dos animais é um dos elementos básicos do plano de proteção à saúde dos pets. Manter em dia a imunização de animais domésticos é investir no bem-estar dos companheiros peludos e das pessoas que o cercam. No entanto, antes de submetê-los às vacinas, é fundamental que um médico veterinário avalie as condições clínicas e autorize a aplicação das doses necessárias.

A vacina protege o seu pet contra doenças infecciosas e protege as pessoas contra os agentes circulantes dessas doenças. A vacinação previne o contágio de um animal para o outro, ou mesmo para as pessoas.

Algumas doenças dos animais podem passar também para os seres humanos. Por isso a vacinação é um ato muito importante e uma responsabilidade de saúde pública. Quanto maior o número de animais vacinados, menor a frequência de doenças na população.

Existem vacinas essenciais (obrigatórias) e opcionais. O veterinário é quem irá definir o melhor protocolo de vacinação para o seu pet, baseado no estilo de vida, localização geográfica e viagens.

As vacinas salvam a vida de milhões de cães e gatos contra as doenças: raiva, cinomose, hepatite, leptospirose, parvovirose, giárdia, gripe canina e outras doenças.

Qual a frequência ideal de vacinação?

Para que a imunidade seja ideal, várias aplicações são necessárias no primeiro ano de vida. Na vida adulta, deve ser mantida certa regularidade nas aplicações de vacinas, para que a imunidade se mantenha efetiva durante toda a vida do pet. O tutor deve ser cuidadoso em seguir o protocolo vacinal recomendado pelo veterinário. Caso as orientações não sejam seguidas à risca, pode ser necessário recomeçar o protocolo vacinal do zero!

Quais animais precisam ser vacinados?

Todos os cães e gatos devem ser devidamente vacinados, mesmo aqueles que vivem nas grandes cidades, que não saem na rua ou animais idosos. O seu veterinário irá orientá-lo quanto ao tipo de vacina mais indicado para o seu pet, dependendo da localização, estilo de vida e idade dele.

Leve sempre o seu pet no veterinário para ele avaliar qual a vacina é necessária.

Fonte: https://br.virbac.com/home/todos-os-cuidados/pagecontent/todos-os-cuidados/vacinacao-em-caes-e-gatos-qual-a.html

Imagem: https://redepara.com.br/Noticia/215595/comecou-a-campanha-de-vacinacao-para-caes-e-gatos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Maria Quitéria: heroína de guerra

Por Viviane Vidmar Maria Quitéria (1792-1853) foi uma heroína da guerra pela independência do Brasil. Vestida de soldado alistou-se no batalhão de “Voluntários do Príncipe...

A causa animal: uma responsabilidade de todos

Por Omar Silva   Cuidar dos animais em situação de vulnerabilidade, bem como dos que estão dentro de famílias carentes, também é um tema de saúde...

Quem vai golear mais neste fim de semana?

Por Fernando Francisco Neste final de semana temos mais uma rodada do Campeonato Brasileiro e vamos ver se o Palmeiras se mantém com seu ritmo...

Vamos falar de Portugal?

Por Cristiano Ruggeri Meus amigos leitores, vamos falar hoje da Europa que é admirada por todos e Claro começando por Portugal. E vamos falar um pouco...