Por Daniela Gurgel
@danigurgel.psicanalista
Nenhuma mãe nasce pronta; a maternidade se constrói no cotidiano com erros, acertos e amor sem limites. O perigo mora nas tentativas de atingir um ideal de “mãe perfeita”, é aí que a culpa silenciosa, a autocobrança e o autojulgamento ganham espaço.
A grande verdade é que filhos não vêm com manual.
O que você sente não é falha, é pura exaustão emocional. Um cansaço que aos poucos transborda em forma de irritabilidade extrema. É o que faz tantas mães sentirem uma culpa devastadora após perderem a paciência de forma repentina ou, simplesmente, por desejarem ficar sozinhas por alguns instantes para tentar recuperar o próprio equilíbrio.
Mas a psicanálise nos ajuda analisar esse comportamento, a partir do momento que nos leva a compreender que a irritação não nasce da falta de amor pelos filhos, mas nasce do excesso de sobrecarga emocional acumulada por anos. E por trás de toda mãe existe uma mulher que não descansa, que não é acolhida, que vive tentando dar conta de tudo e de todos, que se cobra o tempo todo e ainda se culpa quando volta o olhar para si mesma.
E, verdade seja dita, a maternidade é linda, mas também não deixa de ser exaustiva. Olhando para além desse cansaço, a psicanálise não foca apenas nos reflexos da irritabilidade materna; ela tem a sensibilidade de identificar as dores silenciosas que essa mulher somatizou ao longo da vida. Dar conta de tudo sozinha costuma ser resposta a uma exigência de que a mulher precisa ser forte o tempo inteiro. Quando essa mulher vive sem acolhimento e sobrecarregada, a irritação constante passa a ser a sua principal forma de reação.
E como dizia o psicanalista Donald Winnicott, “não existe mãe perfeita”, existe sim, uma mulher tentando sustentar emocionalmente tudo ao seu entorno, e muitas vezes carregando uma fragilidade interior de alguém que naquele momento precisa de colo.
Mães não precisam de mais cobranças, precisam de acolhimento, de amor e, acima de tudo, entender e admitir que precisam ser cuidadas.
Se você se sente constantemente irritada e sobrecarregada, lembre-se: você não precisa dar conta de tudo sozinha. Busque ajuda e permita que a terapia seja o seu espaço de reconexão.
Sou Daniela Gurgel, Psicanalista clínica e terapeuta Método Alma-soma®️, atuo com atendimentos on-line voltados ao acolhimento emocional feminino.
A irritabilidade materna é o sinal de alerta de que o seu limite chegou. Na terapia, nós acolhemos essa raiva e esse cansaço sem julgamentos de forma que você possa se reencontrar. Permita-se ser cuidada!
Agendamentos e informações pelo WhatsApp (22) 99812-0161 ou Instagram: @danigurgel.psicanalista



