sábado, maio 4, 2024
Home Destaques Quando me olho no Espelho, que imagem eu vejo?

Quando me olho no Espelho, que imagem eu vejo?

Por Dôra Paiva

Sempre  que abordamos o tema  ESPELHO, inúmeros questionamentos vêem à  nossa Mente. Isso se deve ao fato, do mesmo ser envolto em uma rede de mistérios e superstições. Desde os tempos primórdios, os povos antigos  nutriam uma curiosidade fenomenal, sobre a representatividade e o papel que os ESPELHOS, tinham nas mais antigas civilizações. Em torno dele criou-se  uma atmosfera misteriosa, carimbada de fantasias. E na realidade, qual é  o significado do ESPELHO, para as pessoas?

A palavra ESPELHO, vem do latim Speculum, cujo significado  é: fitar, olhar, mirar. Em italiano é  Specchio, em espanhol Espejo , em inglês Mirror. O ESPELHO também é  um grande elemento para ser aplicado em diversas e diferentes praticas terapêuticas. Como por exemplo, na Psicologia e Psicanálise, que  através da  tese  Lacaniana, que faz do ESPELHO, um elemento de grande operacionalidade, em algumas situações. Segundo Jacques Lacan, médico psiquiatra  e psicanalista francês, nós  só enxergamos nas pessoas  as características  que existem  ou existiram em nós. Trocando em miúdos: “ o defeito  que vejo no outro, é  uma falha que existe em mim mesmo”. É  óbvio  que essa máxima é  uma grande metáfora, que foi trazida ao mundo, através dos estudos realizados por Lacan. A esse conjunto de esclarecimentos pessoais, denominou-se de TEORIA DOS ESPELHOS.

COMO SABER SE PRECISAMOS DA TEORIA DOS ESPELHOS?

1.Quando iremos realizar uma apresentação para um público-  é justamente  neste instante que precisaremos adquirir a Consciência Pessoal, para observação  dos seus limites  pessoais. É treinando frente ao ESPELHO, que iniciaremos a quebra da timidez e realçamos a nossa capacidade. Esse é um momento muito especial, para alguns.

2.Quando achamos que nenhuma roupa fica bem em nós- essa fase é  muito interessante, pois ela ativa o sentimento  de Autoaceitação. Ou seja, ao se ver no ESPELHO, não lançar pensamentos  negativos em torno de si, por querer ser igual a fulano ou a beltrano. Aceite-se com todas as letras. Seja você  mesma, não queira ser xerox fé outrem. Assuma- verdadeiramente, com todos os seus defeitos e virtudes.

  1. Quando precisamos encarar ou resolver algum problema- nesse instante, será  de grande valia, reconhecer os seus pontos frágeis e buscar através da técnica, fortalecê-los de maneira simples e adequada. Ou seja, essa é a  etapa do Desenvolvimento Pessoal. Onde faremos um esforço para trabalhar as nossas dificuldades, em lidar com as adversidades. É muito importante  o trabalho realizado, frente ao ESPELHO, nesse  enfrentamento. 

COMO REALIZAR A TERAPIA DO ESPELHO?

a)Primeiro escolha um local adequado para essa prática. De preferência em um ambiente  calmo e livre de barulhos  e interferências. 

b)Observe o seu corpo abstendo-se da visão  crítica. Analise cada parte do corpo e da estrutura postural. Saiba que o corpo fala uma linguagem universal.

c)Organize seus pensamentos-  Foque no seu objetivo, canalizar a sua atenção para ele. Se desligue das coisas do seu dia a dia e centralize  a sua Mente, nessa sua atividade. 

d)Converse consigo mesmo- É  muito importante que você  diga a você  mesma, tudo aquilo que está  engasgado e estrangulado na garganta. Ponha para fora os sentimentos e emoções  ruins. Renove a sua condição  mental. Tudo isso deverá ser feito em conjunto com exercícios respiratórios.

  1. e) Silencie e ative o pensamento reflexivo- Esse é o momento  da calma e da entronização da harmonia. Sinta-se vitorioso (a). Seja forte e sensível ao mesmo tempo. Permite-se envolver -se em um clima de paz e harmonia. Se possível, coloque uma música lenta e vibrante. Viagem nas ondas musicais, que estarão  sendo emitidas. 

Pois é, o ESPELHO ajuda de uma forma muito positiva, para elevação  da autoestima. Ele também  auxilia na redução da ansiedade  e da reconciliação  com a nossa pessoa. Ou seja, ele permite  que possamos  focar numa autoavaliação  profunda. Convém salientar que  esse teste do ESPELHO, foi criado pelo psicólogo estadunidense Gordon Gallup Jr., na década de 70.

Pois é meus amados leitores, aí está  resumidamente, a estrutura  da TEORIA DO ESPELHO. Portanto, vamos seguir as regras citadas no texto  e procurar segui-las corretamente, objetivando modificar, transformar e ressignificar a nossa vida. Não fuja dos ESPELHOS,  pois eles são como verdadeiras janelas da Alma. Mostram para nós, o que verdadeiramente  SOMOS. Pense nisso carinhosamente. Namastê!

 

Referências 

Texto: www.eusemfronteiras.com.br

Imagem: www.pinterest.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

O sinal do Mais em nossas vidas

                           Por Ramon Henrique                O símbolo...

Brasileirão tem mais uma rodada e jogos dos gaúchos adiados

Por Fernando Francisco  Nesse final de semana tem a quinta rodada do Brasileirão 2024 e com adiamento dos jogos das equipes gaúchas em virtude das...

A Revolução Digital: Como os Negócios se adaptam ao Mundo Online

Por Redação  A era digital trouxe uma revolução sem precedentes no mundo dos negócios. Com a influência crescente da internet e a evolução constante da...

O que é a Liberdade de Imprensa?

Por Dôra Paiva  Hoje, 03 de Maio de 2024, é celebrado em todo o planeta, O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Essa data foi...